- 10 Set 2012, 17:49
#706549
Hmmn.. Interessante. De fato, linguística não é a minha especialização. Agradeço veementemente pelas sugestões. Vou analisar o assunto assim que for possível.
Dr. Love escreveu:Darwin escreveu:Dr. Love escreveu:Darwin, o sr. não entendeu a crítica de Chomsky. Saber a neuroanatomia do desenvolvimento humano não afeta em nada o debate.
Acho que o conhecimento sobre a neuroanatomia influi no debate, principalmente quanto a questão da rápida apreensão da linguagem por crianças pequenas. É óbvio para qualquer um com pouco conhecimento anatômico que crianças ainda não possuem os fascículos totalmente formados (de fato, adultos só amadurecem totalmente seu fascículo uncinado aos 30). Quanto mais estimulado o fascículo longitudinal superior for enquanto em formação maior será a habilidade de compreensão da linguagem no sujeito, crianças com seu fascículo ainda não totalmente maduro possuem uma maior plasticidade na aprendizagem das línguas. Isso se dá em outras áreas também, como no caso do fascículo longitudinal superior I relacionado a área pré-motora, quando mais uma criança desenvolve atividades físicas mais o fascículo se desenvolve. Acho que isso responde a parte 1 da questão proposta por Psichokiller. Quanto a parte 2, de fato, a crítica de Chomsky é bem conhecida entre os behavioristas e mais de uma réplica a ela já foram propostas, não postei nada diretamente relacionado por não achar que entra no escopo do fórum, mas se for o caso o seguinte artigo pode esclarecer (ou não... heheh) as coisas.
http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... 4000300008
Darwin, o buraco é mais embaixo. Chomsky provou que a linguagem possui propriedades que a tornam impossível de ser aprendida da forma probabilística proposta por Skinner no seu "Verbal Behavior".
http://en.wikipedia.org/wiki/Chomsky%E2 ... er_theorem
Esse teorema mostra matematicamente que a linguagem, como conhecemos, não pode ser aprendida de forma probabilística, independente da neuroanatomia envolvida. A questão não é apenas a velocidade do aprendizado, mas sim no COMO conseguimos aprender.
http://en.wikipedia.org/wiki/Colorless_ ... _furiously
Recomendo "The language instinct" do Steven Pinker, para uma exploração muito mais detalhada.
Hmmn.. Interessante. De fato, linguística não é a minha especialização. Agradeço veementemente pelas sugestões. Vou analisar o assunto assim que for possível.