- 02 Ago 2012, 02:59
#676032
Instigante escreveu:Olá Action.
Creio que você está unificando DOIS pontos, vamos separar para discernir.
Você põe em cheque:
(1) - Os VALORES que eu tento passar no texto (o que é um VALOR e o que não é);
(2) - A lealdade A esses valores;
Action escreveu:por exemplo não acho que trair uma namorada seja o fim do mundo pra mim isso é até normal.
Você claramente sugere que SER FIEL não é um princípio (não para você).
Ok, respeito isso.
Cada um tem livre arbítrio para decidir quais são seus princípios e quais não são.
Action escreveu:se EU tiver alguma vontade eu não vou deixa-la passar!
Eu acredito que FREAR meus impulsos, instintos e vontades em prol dos meus VALORES, me torna mais HOMEM do que quem não o faz.
Agora lhe pergunto, Action: se essa urgência em satisfazer algum capricho teu VIOLAR algo que seja importante para você, ainda assim você passaria por cima dos SEUS próprios princípios?
Caso responda SIM, você é corruptível.
Caso NÃO, é incorruptível, íntegro.
Contra-argumentos tão bem fundamentados como o seu me fazem ficar triste com o quanto a humanidade não possui mais valores familiares, de respeito e de integridade, e quem o faz passa hoje a ser o "anormal".
Abraço.
- Instigante
Fala, Instigante. Blz velho?
Não que eu esteja querendo colocar lenha na fogueira, arrumar bate boca aqui ou nada disso. Muito pelo contrário. É que a discussão acabou de ficar interessante. Eu também concordo com algumas coisas e discordo com outras. Daí vou expor o meu ponto de vista sobre o assunto.
Existem os valores ÉTICOS e os valores MORAIS. Não quero entrar muito nisso, até pq todo mundo que frequentou alguma faculdade nas áreas de Humanas sabe que existe uma discussão interminável na filosofia nesse sentido. Por hora vamos assumir uma visão mais simplória, de que a ÉTICA é o conjunto de valores que são considerados "bons" pela sociedade e a MORAL é o conjunto de valores que cada pessoa acha válidos para ela mesma seguir.
Tendo dito isso, eu posso dizer que vivo de acordo com os meus valores morais e não dou a mínima para a ética. Já explico isso, velho.
Primeiro, no que diz respeito ao que eu penso, você falou no tópico de dois comportamentos bem diferentes:
1-O cara comprometido que trai a namorada ou esposa, e
2-O cara solteiro que pega uma HB comprometida disposta a trair.
Bom, vamos lá explicar tudo isso, então:
Eu mesmo sou um cara que postou relatos sobre uns BF destroyers do meu jogo aqui recentemente. Ainda to mantendo um Phone Game com essas duas HBs. A verdade é que fazer isso não fere os meus valores morais. Eu sei os riscos de fazer essas coisas, e optei por fazer. Talvez eu esteja simplesmente agindo na "empolgação de novato", e meu pensamento mude amanhã ou depois, mas enfim... Quaisquer valores envolvidos que me forçariam a frear meus impulsos pra eu não fazer isso são valores éticos, ou seja, não são valores MEUS, mas que a sociedade ou outras pessoas querem que eu tenha.
Outra coisa é o cara comprometido trair. Eu já namorei super sério, antes do PU, e não traí minha ex, mesmo tendo aparecido algumas oportunidades de vez em quando. No começo, eu simplesmente não tinha vontade, estava 100% satisfeito com o relacionamento. Mas mesmo no final, quando a coisa toda já estava indo por água abaixo, eu dispensei umas oportunidades. Não porque eu não queria, teve um dia que eu até tive que me segurar muito. Mas não é da minha personalidade fazer coisas que vão machucar as pessoas que eu gosto. Daí optei por não trair, por causa de um valor moral, que é meu, e não algo que outras pessoas dizem que eu tenho que fazer.
Por esse mesmo motivo, eu sempre dou um jeito de deixar bem implícito para as HBs com as quais eu jogo que estou solteiro e que pretendo não ter um relacionamento mais sério tão cedo. Eu acabo perdendo umas HBs com isso, mas na prática não importa muito. Daí cabe à HB decidir se vai querer algo comigo ou não, sabendo as minhas intenções. Isso é um valor que eu tenho pra mim. Há quem queira ter 4 namoradas ao mesmo tempo e ficar enganando as 4. Tudo bem eles fazerem isso, na prática eu até respeito a habilidade do cara se ele conseguir esconder esse tipo de coisa por muito tempo. Mas eu não me sentiria bem fazendo isso.
Na prática, eu evito fazer as coisas no jogo com as quais eu me sinta mal ou mesmo incongruente. Ocorre que, se a HB está num relacionamento, não importa muito. É aquela, quem deveria se importar são as pessoas envolvidas neste relacionamento, e não acho que caiba a mim zelar pelo namoro alheio. Mas, por outro lado, eu tb não vou mentir pra HB, falar que eu vou ser um namorado melhor e etc. Se for o caso, o que eu vou fazer é dar um BF destroyer explicando como funciona a atração, deixar ela saber as minhas intenções e jogar com ela.
Isso se eu achar que vale a pena, mulheres com namorado tem complicações óbvias e eu ejeto 95% das abordagens que a HB está com uma aliança. Não vale a dor de cabeça. Mas tem casos que eu realmente gosto da energia da HB, que vejo uma oportunidade legal e discreta de uma FC, ou que simplesmente deu vontade. Daí eu jogo. Sabendo que tem riscos e que eu estou passando por cima da ética. Não importa muito. Não vai entrar em conflito com os valores que eu tenho pra mim.
Eu tenho os meus valores, e acabo sendo até meio cabeça dura quanto a isso. Mas não acho que segui-los ou não me faz melhor ou pior que ninguém. São coisas da minha consciência, apenas. Não acho muito proveitoso tentar fazer as pessoas agirem da forma que eu acho certo, nem costumo ser muito receptivo quando tentam me impor valores que pra mim não fazem sentido. Mas na prática, isso importa muito pouco, já que cada pessoa vai ter seu próprio conjunto de valores que raramente vão ser 100% iguais de uma pessoa para a outra. Mesmo assim, acho perfeitamente possível e muitas vezes proveitoso o convívio com pessoas que seguem valores diferentes, desde que eles não causem incompatibilidade e exista o respeito.
Particularmente, eu acho essas diferenças sensacionais. Por exemplo, olha só o que vc disse pro Pretinho, meu mestre Padawan, aliás, haha! =)
Instigante escreveu:Sim, embora seja o que acontece muitas vezes na realidade, acho que uma mulher que faz isto não tem valor NENHUM. Teria valor se terminasse de vez com o atual, abrir mão de tudo o que ele faz por ela, e aí sim, após tornar-se SOLTEIRA de novo, pode "abrir as pernas" para quem quiser.
Talvez essa HB que não tenha valor nenhum pra você possa ser muito valiosa pra mim. E talvez uma HB que vc achasse sensacional poderia me dar preguiça e eu ejetaria dela, vai saber. Não que a gente esteja no mesmo nível de jogo, que é óbvio que não estamos. Mas acho que deu pra vc entender, velho.
Concluindo, aqui... quando surgem assuntos sobre valores, etc, seja na sarge ou numa mesa de bar, ou mesmo aqui no fórum, o que eu gosto de fazer é explicar com sinceridade o que eu penso. Daí cabe a cada um formar a própria opinião deles sobre a minha pessoa, e poder ter uma escolha honesta sobre como proceder.
O meu abraço!