Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
AlfaRio - MEMBRO EXCLUSIVO
#584493 Isso se aprende sim, existem vários livros sobre o assunto. Existe técnica para se criar piadas e fórmulas para se criar frases engraçadas. Como tudo mais na vida, é uma questão de treino. Depois que você aprender as técnicas vai ter de continuar treinando, tentando, errando mais que acertando, até que a prática vai tornar aquilo automático. E como tudo mais na vida, existe gente que nasce com uma predisposição ou facilidade ou naturalidade para a coisa. Mas se você não desenvolveu esse seu lado naturalmente (é uma habilidade que todo mundo que é normal tem, exatamente como a habilidade de falar) vai precisar aprender e se convencer que talvez não dê para virar um comediante profissional, mas pode muito bem, com força de vontade, virar uma pessoa engraçada e bem humorada, com tiradas inteligentes, basta praticar até o cérebro automatizar as técnicas e aquilo sair naturalmente no meio das conversas.

Falo com essa convicção porque eu mesmo aprendi isso, não sou um engraçado natural (também não sou um sedutor natural, e dai? Estou aprendendo.). Já ouvi mais de uma vez recentemente das mulheres que eu sou engraçado, que elas gostam porque eu as faço rir com minhas piadas, todas improvisadas no calor do momento.

Já encontrei e li livros sobre o assunto em formato PDF, todos estrangeiros. Isso não quer dizer que não existam livros brasileiros, quer dizer que os estrangeiros digitalizaram e disponibilizaram eles na internet. Procure uma biblioteca pública aí na sua cidade e pegue uns livros emprestados sobre o assunto, ou procure na internet no web site de livrarias, tenho certeza que existem livros assim adaptados à nossa cultura. Mesmo se não encontrar nenhum, tenho certeza que existem livros de piadas. Compre e decore, pratique com os amigos, perca a vergonha, dê a cara a tapa, faça papel de idiota se preciso for, e persevere até ficar bom, porque se você quiser aprender vai conseguir sim!

E, principalmente, não acredite nunca naqueles que dizem que o que você quer aprender é impossível de ser aprendido.

Boa sorte.
AJr

Veterano - nível 9

#584504 Recomendo coisas que lhe torne uma pessoa mais solta, mais criativa. Meu tipo de humor por exemplo é sempre trocadilho com palavras ou tentando mostrar como a mina é má e coisas do tipo.. Cara, isso é algo tão natural que não tem como eu te explicar..

Mina: Vou pegar leve com você
Eu: Pegar? já tá achando que sou fácil é? shaushau

ou

AJr (SOU FLAMENGUISTA DOENTE MAS TAMBÉM FRESCO) : Essa derrota do Flamengo me fez mais nunca querer comer OMELEC (paródia com a palavra Omelete e EMELEC) uhaushaus

ou

AJr: Você vai me deixar sozinho aqui é? tá vendo como você é uma abandonadora de amigos shaushau Nesse caso é a forma como você fala. Abandonadora de amigo? PQP, nada a ver.. mas vai por mim é engraçado kkkkkk

No meu caso o humor me causou problemas no lado oposto: Tenho tantas piadas improvisadas, tanta facilidade com isso que já perdi HB's por ser muito palhaço e elas não acreditarem em mim quando falava que queria pegá-las. Mas não penso em mudar meu jeito pq deixei de pegar essa ou aquela mina pelo meu excesso de humor, eu gosto de mim assim mesmo. O que vale é isso, se amar pow. kkkkkk

Mas se realmente quer ser mais engraçado, dou maior força. Você tem que descobrir teu jeito de fazer humor. Acredito que para ser mais engraçado você tem que ser natural como disse o Gustavo e não ficar pensando "tenho que fazer uma piada agora". E fale as piadas que vierem na mente, não tenha medo de os outros achá-la ruim.

Se quer MATERIAL para se espelhar, dizem que é muito bom o livro Notas de um Comediante Stand-up do Léo Lins e ver DVD's de Stand-up ( Eu particularmente adoro A arte do Insulto de Rafinha Bastos ) pois o stand-up é um tipo de humor inteligente e que estimula a criatividade. De uma pequena observação eles fazem um show inteiro! Perceba isso..

Como disse o AlfaRio, tudo pode ser aprendido. A questão é por que você quer mudar e se vale a pena e isso, é com você. Se realmente quer boa sorte, bons estudos e bons ERROS. Sim, bons erros. ;D

Perseverança, Evolução e Sucesso.

Abração
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

Ulisses_recife escreveu:Pessoal, estou trabalhando essa nova área em minha vida... ''Como ser engraçado?'' ''Como fazer os outros rirem?''...

Alguem tem algo a comentar a respeito? Livros? Textos? Dicas? Topo qualquer material que me ajude... Preciso muito do suporte de vocês... Quero algo que me guie como ser engraçado com as palavras, como brincar com elas... ABRAÇOS!!!

Durante a sua vida dá para evoluir sim nesse sentido, a ponto de ficar uma coisa natural. Você vê uma situação na escola ou trabalho e fala algo engraçado que vêm à cabeça num instante, sem pensar. Claro que às vezes sem pensar você fala merda e eventualmente até pode ofender alguém. Até os profissionais de comédia cometem esses erros de vez em quando. Mas o que é fundamental é você ter pessoas bem-humoradas ao seu redor. Agora fique longe de pessoas muito sérias, nervosinhas, que se ofendem facilmente com qualquer coisa. Tome cuidado também para não dizer algo politicamente incorreto, tem coisas que são muito bem aceitas em comédias americanas, mas nem um pouco aqui no Brasil.
Assista comédias, desenhos, standup, etc. Até mesmo coisas dos Simpsons podem ser aproveitadas. Por exemplo, em um episódio o Bart está em um avião indo para o Brasil com a família e está escutando fitas de curso de espanhol. Ao falarem para ele que é o curso errado, ele bate com o walkman várias vezes na cabeça para esquecer o que havia aprendido. Coisas assim você pode acabar usando no dia-a-dia para ser engraçado, se souber fazer direito e na hora certa.
jrsantoro

PUA EXPERT

#584518 Eu estudei um pouco de comédia e posso te ajudar.

- Primeiro de tudo você tem que ver Cocky & Comedy do De Angelo. ESSENCIAL.

- Depois, veja muitos Shows de Stand Up. Muitos! É só procurar no YouTube. Vale a pena ir nos shows tbm.

- Decore algumas piadas e aprenda a contar (o De Angelo ensina)

- Leia algum livro sobre Comédia (técnicas)
Duke

PUA EXPERT

#584609 AlfaRio, entendo seu ponto de vista, e concordo contigo. O que você disse tá certo, nenhum de nós chegou aqui por que era um grande sedutor, mas todos estamos no caminho pra isso. Podemos sim aprender mais e mais coisas, adquirir novas habilidades... Mas continuo com minha opinião de que ser engraçado é algo que não se aprende, é o que acho. Você pode ser mais C&F, tentar ser mais engraçado de fato. Mas acho que ninguém vira comediante(não que seja isso que o nosso amigo quer.). Não sei explicar exatamente o por que disso, é só minha opinião. Sim, sou cabeça dura, haha.

Mas me tomo como exemplo: eu sempre fui do tipo piadista(coisa de gordo, sabe como é, né?!). Mas tenho tentado mudar isso há um bom tempo, e digo que é difícil pra caramba. Não preciso nem pensar pra ter uma tirada engraçada, sai naturalmente, muitas vezes sai na hora errada, mesmo eu tentando não ser engraçado. E acredito que é a mesma coisa com um cara que é grosso, que fala coisas meio nerd, ou sei lá mais o que. Nada é impossível pra quem corre atrás do que quer, mas mudar a personalidade não me parece algo fácil.

OBS.:Não é uma discussão, é só meu ponto de vista. :p

Abraços!
MayconLins - MEMBRO EXCLUSIVO
#584629 Boom eu fiz teatro e posso falar que depois disso mudei muito hoje em dia eu agrado qualquer grupo e fora que nao tenho medo de falar com ngm, para ser engraçado voce tem que ser observador, os caras mais engraçados conseguem fazer uma pessoa rir ate na lavanderia fazendo um comentario, e brincado com algumas coisa, como alguns mestres dizem se voce quer atrair uma pessoa voce nao pode ser engraçado o tempo todo, tem que ser atraente tambem, saber lidar com isso e gera algum tempo eu mesmo estou adaptando humor no meu jogo e tem dado certo as Hbs realmente me correspondem bem, o engraçado tambem e imaginar situações engraçadas por exemplo a rotina do garfild
Maycon - Voce pode ate ter essa cara menina forte, mas sei que no fundo voce usa um pijama da hello kity e uma pantufa do garfild.

Bom mas tem que saber qnd falar , expreções facias, linguagem corporal conta muito e se voce tiver uma risada engraçada, voce pode falar qlqr coisa e rir que todos vao rir kkkk, MAS O FOCO MESMO E OBSEVAR se voce aprender fazer isso ai amigo e so SUCESSO.

Criador do tópico

Ulisses_recife

Aprendiz

#584722 AlfaRio MTO OBRIGADO! Você falou oq eu tava pra dizer... Mtos dizem que ser bom em sedução não se aprende, que é algo natural... Bom, todos nós sabemos que não né? Tem como me passar os autores mais conhecidos sobre o tema?

E obrigado a todos que me estimularam a continuar nessa e deram suas ideias...
Instint0

MEMBRO PROFISSIONAL

#584771 Quem pratica Stand up, diz o seguinte.

"Os humoristas mais engraçados, são aqueles que vivem no esgoto"

Eles costumam satirizar eles mesmos, tirar sarro da vida deles e etc.
Não faça isso se quer se dar bem com as mulheres.

Engraçado é quando o cara faz uma piada uma satira, natural sem esperar reações, ou seja quando não se força a ser engraçado e fazerem os outros rirem.

Mas ser engraçado é muito subjetivo e depende muito da idade.
Lembra quando tinha 9 anos e achava graça soltar pum na sala de aula?
Ou aos 11, quando você pregou um chicle no cabelo de uma menina.
Ou quando na Adolecencia viu seu melhor amigo levar um fora da menina que ele gostava e ficaram tirando onda com a cara dela?
Ou quando no seu grupo de faculdade chegou um colega bebado e quando tentou sentar na cadeira caiu.

Não se tem forma de ser engraçado, seja natural, faça piada das situações em que estão, ou dramatize algo, fale algo exageradamente, mas não force, se parecer que está querendo ser engraçado a todo momento, perde a graça e se torna um dos chatos insuportaveis que não sabem distinguir a hora de falar serio e a hora de brincar.
rhisu

Veterano - nível 2

#584777 Cara uma dica simples que me fez melhorar muito nessa área foi simplesmente assistindo humoristas.
Você precisa no minimo gostar de humor, piadas essas coisas.
Comece vendo videos de humor. No Youtube é o que não falta.
Bons videos pra você ver são os STAND UP que estão em alta!
Os caras fazem humor com coisas cotidianas e muitas vezes no improviso (Ex: Os improváveis os antigos Barbixas).
Espero te-lo ajudado. Abraço