Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

LeandrodaFL

Veterano - nível 9

#587870 O termo Kojac é muito usado aqui no forum. Agora, da pra me dizer o sentido da palavra? Ela foi bem adotada, mas da onde veio o sentido dela????? Porque o cara resolveu usar especificamente esse termo para definir uma mulher...."kojac"?????
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

LeandrodaFL escreveu:O termo Kojac é muito usado aqui no forum. Agora, da pra me dizer o sentido da palavra? Ela foi bem adotada, mas da onde veio o sentido dela????? Porque o cara resolveu usar especificamente esse termo para definir uma mulher...."kojac"?????

Boa pergunta... a única coisa que sei é que Kojak era um antigo seriado policial dos EUA.
Indiopua

MEMBRO PROFISSIONAL

#587904 Kojak na verdade é o Nome de uma série policial transmitada no ano de 1973.

Onde é usada?
foi usada muito pelo sambista malandro Bezerra da Silva, famoso jargão: " Ae, cuidado pra num da mole pra kojack!"

No forum:
O termo foi adaptado pelo membro Magaivar, do qual é fã de Bezerra,e segundo ele denomina Hbs que se acham, que se fazem de dificil, metidas"

Espero ter ajudado!
Magaiver

MEMBRO PROFISSIONAL

#587968 Kojak é sobrenome do Tenente Theodore Kojak, personagem principal da série "Kojak". Esse personagem em 1999, foi "rankeado" como 18° dentre os 50 maiores personagens de TV de todos os tempos.
Eu tenho a 1° temporada, a única a ser lançada em DVD no Brasil. Excelente programa, vale a pena conferir.

Como já foi dito acima, foi baseado na música do Mestre Bezerra da Silva.

Não tem como saber "LeandrodaFL" a razão dos significado dos silogismos usados por Bezerra. Essas gírias fazem parte da sua marca registrada. Pra saber isso, somente perguntando a ele.

Mulheres com essa característica, também são abordadas nas doutrinas do brilhante autor Alan Roger Currie com a denominação de "Time Wasters".
Magaiver

MEMBRO PROFISSIONAL

#587969 Eu encontrei uma citação na wikipédia americana que abre uma brecha para especulação:

In Rio de Janeiro, the expression: "I won't give a chance to Kojak" became popular among criminals, meaning the speaker would avoid leaving any clue that would lead the police to him or her. Later, this expression became popular among lay people. It would come to mean "I won't let anyone see my mistakes".

No Rio de Janeiro, a expressão: "Eu não vou dar mole para Kojak" tornou-se popular entre os criminosos, ou seja, o locutor evita deixar qualquer pista que possa levar a polícia para ele ou ela. Mais tarde, essa expressão se tornou popular entre os leigos. Ele viria a significar "eu não vou deixar ninguém ver meus erros"

Parece que o seu sentido original seria algo como: "não dar mole a polícia", mas depois foi modificado popularmente para algo do tipo: "não vou dar bobeira" ou "não vou deixar que vejam meus erros/falhas". Então posteriormente, o termo teve mais uma modificação englobando o sentido das mulheres.

Agora fica o mistério: "Bezerra pode ter criado o termo, mas será que foi ele ou o povo que ampliou seu significado?"

Criador do tópico

LeandrodaFL

Veterano - nível 9

#588009 Valeu, Magaiver. Com certeza deve ter vindo dae, esse pessoal da musica é sempre meio envolvido com algumas pessoas que nao andam muito dentro da lei, e ele devia ser familiarizado com a expreessao e resolveu adaptar pra uma musica. E agora veio parar no PUA, hahahaha

Como eu descobri as nomenclaturas do PUA recentemtne, eu tb dava um nome proprio, eu as chamavam de "Mean Girls" q significa "meninas malvadas", mas kojak é certaemente um nome mais adequado pois é exotico e estranho, combinando perfeitamente com a personalidade dessas garotas.