Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.

Criador do tópico

Rafael Brito

Aprendiz

#652608 Olá puazada como vão? Eu vou ótimo, mas preciso de ajuda de pessoas mais experientes e leais dispostos a ajudar. Sei que encontro isso aqui.
O negocio é o seguinte: eu tenho 17 anos e sou estudante de engenharia civil. Até aí tudo bem sou um pouco novo eu sei, entrei cedo na faculdade e isso é bom.
Mas agora saiu o resultado do prouni e eu ganhei bolsa integral em medicina. Isso mesmo tudo pago. Mas eu gosto muito de engenharia e sou bom no assunto.
Como perceberam sou bastante novo e estou muito indeciso a respeito. Queria conselhos de vcs.
Ajudem aí. Desde já obrigado.
AlexLopes

MEMBRO PROFISSIONAL

#652838 Vc quer fazer medicina pq alguem da sua familia tá botando pressão?

Se for, esquece disso.
A vida é tua.
Quem vai passar a vida inteira num trabalho é vc, e nao outros.

"Mas eu gosto muito de engenharia e sou bom no assunto. "

Acho q ´tá meio q respondido tb.

Uma duvida, essa bolsa aí, vc nao precisa devolver o dinheiro depois?
flw
nightrain

Pua Portugal

Eu tenho 17 anos e sou de Portugal e daqui a um ano tenho de decidir o curso que realmente quero e talvez tenhamos alguns pontos em comum.

Eu sou bom aluno, em Portugal o mais complicado é medicina e eu poderia entrar, mas não quero.
Muita gente me diz que é um desperdício, que deveria ir, que se tem bom salário, sou bem visto, em Portugal o médico é visto muitas vezes quase como um Deus (é exagero, mas não muito!)!

Eu tenho um pressão para seguir medicina e sabe qual foi minha resposta? NÃO!
Escolhi o NÃO porque eu sou dono do meu futuro.

Mas muita gente me diz: "Isto está muito mal e aí tens certezas de emprego, vai! Muita gente quer ir e não tem capacidades... Tu tens, és inteligente e trabalhador!"

Eu digo "Obrigado, é verdade que me dedico e os meus resultados são reflexo do meu trabalho. E como sou inteligente e trabalhador, seguindo outra área que eu goste, dedicando-me assim terei uma boa carreira!

Os meus pais já aceitaram a minha escolha de não seguir medicina, por vezes o meu pai tenta chamar o assunto, ou tenta dizer "Folano está em medicina e diz que...","O pai do Folano2 diz que a melhor coisa que o filho fez foi ira para medicina."

Verdade, pode ter sido a melhor escolha para ele. Mas para mim existem outras melhores :)
Eu não me estou a ver a mexer em corpos humanos abertos, vejo-me em números, a liderar uma equipa, uma empresa! É para isso que estudo e trabalho, é para isso que me dedico!

Você tem de pensar naquilo que quer fazer, em que se sente bem a fazer. Não ligue ao que os outros querem ou dizem! Nós não vivemos 500 anos! 100 para satisfazer nossos pais, mais 100 para os nossos amigos, mais 100 para os seus tios favoritos, outros são para os seus grandes vizinhos e no últimos 100 para fazer aquilo que você quer! Você talvez nem viverá 100 anos! Por isso, faça aqui que deseja!
Este último exemplo foi uma lembrança do livro "Go for IT" da Dr. Kassorla! RECOMENDO VIVAMENTE QUALQUER UM A LÊ-LO!
italoabarros - MEMBRO EXCLUSIVO
#653528 Rafael, faça o que você gosta, ou seja você já está em engenharia gostando do curso e tal, por que larga o curso so por que ganhou uma bolsa, tudo bem que é em Medicina ótimo, mas eu faço ciências contábeis gosto de que faço e não faria medicina nem que me pagassem, porque não é isso que quero pra minha vida, minha vida é contabilidade, então se você gosta se realiza em engenharia não vejo motivo nenhum pra você deixar o curso. Continue ja que você gosta.
mergulhadorpua

Aprendiz

#653530 cara ja li bastante livros e penso que voçe deve, fazer o que voçe é bom e gosta. A melhor maneira de descobrir isso é voçe se infiltrar em eng. e medicina. Voçe não sabe se gosta de medicina! tente arrumar um emprego nos dois, nen que seje de faxineiro ou de caroneiro, só para saber como é que funciona o processo do dia a dia. Depois de um ou dois meses voçe vai descobrir qual tu gosta mais. valeu
werewolf - MEMBRO EXCLUSIVO
#653556 Engenharia civil ta com o mercado aquecido agora e ate as olimpiadas tende a aparecer milhares de vagas no mercado de trabalho, mas Medicina tb é ótimo cara... meu irmao faz e diz que é o melhor curso que existe... Mas é como ja disseram nos comentarios anteriores, vc deve fazer o que vc quer e nao ir pela cabeça dos outros. Essa é uma escolha que vc deve fazer pensando naquilo que vc realmente quer... Nao se deixe levar so pela questao financeira da Medicina( sim cara, todos os concursos publicos pagam super bem pra medicos) e mesmo os contratados ganham dinheiro facil... Mas por outro lado sao 6 anos de curso e os plantoes e jornada de trabalho sao puxados quando vc formar( todo mundo fala que médico tem emprego garantido, pq sempre existirao pessoas doentes, basta olhar os hospitais publicos abarrotados de gente e falta de profissionais, alem disso sao uma categoria muito unida. Mas se vc for um bom profissional vc nunca ficara desempregado em área nenhuma.)... Mas nao adianta expor argumentos a favor de um ou de outro curso... Eu faço odontologia amigo e nao trocaria por nenhum outro curso pq eu amo o que eu faço. A questao nao é decidir qual o melhor curso e sim aquele que VC vai se sentir realizado fazendo. :ae
t3rremoto - MEMBRO EXCLUSIVO
#653565 irmão pua você ta caindo na pilha da matrix que medico tem mais valor que engenheiro.se liga só você que deve escolher pois o futuro é seu.
a unica dica que podemos dar é fazer o que gosta pois a pior coisa é o cara trabalhar em algo que não tem nada haver com ele.

as duas áreas você não vai ficar sem emprego isso é certeza

desde já desejo sorte no seu futuro e lembre-se você deve decidir seu futuro e não os outros só você!