- 21 Dez 2014, 12:37
Amigo, a primeira coisa que você precisa entender é que a motivação só pode partir de você. E o que é motivação? Motivação é aquilo que move alguém. O tempo verbal
emovere, no latim, significa "movimentar", "mover", "tocar"; ele está ligado à palavra
emoção. Motiva-me aquilo que me toca, aquilo que me emociona; portanto, aquilo que me afeta de alguma maneira. Porém, existem certas motivações que podem me influenciar negativamente. A isso chamamos
desmotivação.
O que eu quero dizer com tudo isso?
Que muitas vezes nos encontramos sem perspectivas na vida, deprimidos. E o primeiro passo para resolver esse problema é
identificar as possíveis causas. O que o está desmotivando? Reflita sobre isso. Foi algum arrependimento do passado? Talvez por não ter aproveitado as oportunidades que surgiram em sua vida, desperdiçado tempo, não ter estudado o suficiente, não ter falado com uma garota que admirava? Não importa. O passado já passou; não existe mais. Entenda que todos nós erramos (e muito!) ao longo de nossas vidas, caímos, mas só permanece no chão quem quer! Você, eu, TODOS nós, temos a chance de levantar e tentar denovo. Permita-se levantar! Ficar na inércia da lamentação não trará nenhuma mudança positiva em sua vida - muito pelo contrário, pode acabar resultando em sérias doenças psicossomáticas.
Comece planejando sua vida. Se a Psicologia é a carreira que pretende seguir, vá em frente, estude - lute por isso, com todas as suas forças. Pense no futuro, acredite em seus sonhos, mas não pare por aí. O futuro é uma ilusão, e inexistente assim como o passado. Viva no presente, aproveite a caminhada, permita-se mudar, e se cair, não desanime. Aprenda com seus erros; você sempre vai ter uma outra chance, e dessa vez com muito mais experiência!