- 03 Ago 2012, 17:06
#677076
Continuo aqui com a minha sequência de artigos sobre padrões de linguagem na PNL, este é o artigo 01 - Padrões de Linguagem e a utilização de Truísmos, o artigo antecessor é este, 00 - Padrões de Linguagem e a utilização de Scripts
Truísmo significa a afirmação de uma verdade que seja incontestavel, obvia e banal, e que pode ser fácilmente verificada e validada pelo interlecutor, e há varias maneiras de se afirmar coisas que possam ser imediatamente validadas pela pessoa que ouve, uma delas é a exploração da experiência sensorial da pessoa, e que será o foco deste tópico. [A leitura fria é um outro exemplo de truísmo]
EXPERIÊNCIA SENSORIAL
primeiro, pode se começar descrevendo elementos presentes na experiência sensorial imediata da pessoa, como no exemplo abaixo:
"Você pode ouvir internamente o som de sua voz enquanto le este texto. . . e Você pode ouvir os sons do ambiente e algumas coisas envolta. . . conforme toma consciência da tua própria respiração. . . o levantar. . . e subir de teu peito. . . e você pode inclusive sentir o ponto onde tuas costas tocam o encosto da cadeira ou o ponto onde teus pés estão apoiados. . . e enquanto le pode visualizar cada palavra deste texto. . . Cada reticencias. . . cada virgula, e cada ponto final."
A maioria destes elementos estavam fora de sua consciência até o momento em que eu os mencionei, e ao fazer isso eu o obrigo a deslocar a tua consciência para estes elementos a fim de verifica-los, e como estão presentes de fato em sua experiência sensorial, você os valida como verdade, isso me dá créditos com você e estabelece rapport por eu estar realizando afirmações que combinam com a tua experiência.
Outros exemplos de afirmações de elementos sensoriais presentes na experiência imediata da pessoa que podem ser utilizados por você enquanto você conversa com a pessoa, "Você pode ouvir o som de minha voz, Você pode sentir o ponto onde teus pés tocam o chão, Você pode pode tomar consciência da tua temperatura corporal, você pode ouvir tua própria respiração, pode sentir sentir os teus batimentos cardiacos, você pode sentir a minha mão tocar o teu ombro (evidente que ao tocar a pessoa no ombro com uma de suas mãos), você pode notar os detalhes de minha camisa, você pode perceber a cor de meus olhos, você pode notar o estilo do meu penteado." e estes são exemplos de afirmações sensoriais a respeito da experiência imediata da pessoa que podem ser verificados por sua percepção e validados imediatamente.
Uma outra maneira de explorar elementos sensoriais da pessoa é fazendo ela imaginar, estes logicamente não estão presentes na experiência imediata dela, e você terá que cria-los em tua mente, você escolhe uma situação na qual a pessoa fica profundamente envolvida e com um foco limitado de atenção. Para algumas pessoas pode ser praticar um esporte, para outras lerem um livro ou assistir a um filme, ou Jogar algum tipo de jogo ou praticar algum tipo de arte, qualquer situação que a envolva profundamente na experiência e que lhe tome a atenção se enquadra nesta descrição.
É importante o uso de afirmações baseadas em termos sensoriais e que sejam inespecíficas e universais para aquela experiência.
Ouvir os sons que a água faz é uma característica universal da experiência de alguém que esteja na água e seria uma afirmação inespecífica a se fazer, já ouvir o barulho splash enquanto tuas braçadas cortam a água não é universal nem inespecífico na experiência, é uma afirmação muito espefica de quem está nadando mas para quem está debaixo d'agua soaria como uma afirmação incongruente, pois você não corta a agua com braçadas quando andando debaixo d'agua, mas certamente haverá sons debaixo d'agua, e a não ser que você saiba exatamente que a pessoa está nadando em tua imaginação, é melhor permanecer com afirmações universais e inespecificas.
Um exemplo:
"Quero que você se imagine num lugar muito bonito e com paisagens naturais, como num campo por exemplo, e neste campo você pode ver arvores e plantas, e ao olhar para baixo pode notar a grama, e em como ela esta verde e viva, você pode inclusive olhar para teus pés e senti-los tocarem a grama, enquanto você inspira. . . e expira. . . sentindo a tua própria respiração. . . e o levantar. . . e descer de teu peito. . . conforme senti o cheiro fresco das plantas . . . e se conscientiza da temperatura ambiente. . . enquanto olha para o céu e nota algumas nuvens se movendo. . . lentamente. . . a medida que toma consciência de uma leve brisa passando pelo teu corpo. . ."
Seguir uma sequência natural também é importante.
O tópico Como criar padrões de linguagem é um excelente acréssimo a este artigo, ele está disponivel apenas para membros da area Vip, e para aqueles que não tem acesso a mesma, fiquem tranquilos pois continuarei postando as continuações destes tópicos que elucidaram os conceitos básicos sobre as induções simples de transe através dos padrões de linguagem hipnóticos de Milton Erickson modelados pela PNL.
Por hoje é só.
Um abraço.
Truísmo significa a afirmação de uma verdade que seja incontestavel, obvia e banal, e que pode ser fácilmente verificada e validada pelo interlecutor, e há varias maneiras de se afirmar coisas que possam ser imediatamente validadas pela pessoa que ouve, uma delas é a exploração da experiência sensorial da pessoa, e que será o foco deste tópico. [A leitura fria é um outro exemplo de truísmo]
EXPERIÊNCIA SENSORIAL
primeiro, pode se começar descrevendo elementos presentes na experiência sensorial imediata da pessoa, como no exemplo abaixo:
"Você pode ouvir internamente o som de sua voz enquanto le este texto. . . e Você pode ouvir os sons do ambiente e algumas coisas envolta. . . conforme toma consciência da tua própria respiração. . . o levantar. . . e subir de teu peito. . . e você pode inclusive sentir o ponto onde tuas costas tocam o encosto da cadeira ou o ponto onde teus pés estão apoiados. . . e enquanto le pode visualizar cada palavra deste texto. . . Cada reticencias. . . cada virgula, e cada ponto final."
A maioria destes elementos estavam fora de sua consciência até o momento em que eu os mencionei, e ao fazer isso eu o obrigo a deslocar a tua consciência para estes elementos a fim de verifica-los, e como estão presentes de fato em sua experiência sensorial, você os valida como verdade, isso me dá créditos com você e estabelece rapport por eu estar realizando afirmações que combinam com a tua experiência.
Outros exemplos de afirmações de elementos sensoriais presentes na experiência imediata da pessoa que podem ser utilizados por você enquanto você conversa com a pessoa, "Você pode ouvir o som de minha voz, Você pode sentir o ponto onde teus pés tocam o chão, Você pode pode tomar consciência da tua temperatura corporal, você pode ouvir tua própria respiração, pode sentir sentir os teus batimentos cardiacos, você pode sentir a minha mão tocar o teu ombro (evidente que ao tocar a pessoa no ombro com uma de suas mãos), você pode notar os detalhes de minha camisa, você pode perceber a cor de meus olhos, você pode notar o estilo do meu penteado." e estes são exemplos de afirmações sensoriais a respeito da experiência imediata da pessoa que podem ser verificados por sua percepção e validados imediatamente.
Uma outra maneira de explorar elementos sensoriais da pessoa é fazendo ela imaginar, estes logicamente não estão presentes na experiência imediata dela, e você terá que cria-los em tua mente, você escolhe uma situação na qual a pessoa fica profundamente envolvida e com um foco limitado de atenção. Para algumas pessoas pode ser praticar um esporte, para outras lerem um livro ou assistir a um filme, ou Jogar algum tipo de jogo ou praticar algum tipo de arte, qualquer situação que a envolva profundamente na experiência e que lhe tome a atenção se enquadra nesta descrição.
Banlder e Grinder escreveu:“... Descreva aquilo que acredita que precisa existir em termos sensoriais quando a pessoa está passando pela experiência. A palavra mágica é "precisa" porque se alguém está fazendo Cooper e você diz que o sol forte está batendo em você, isso não precisa existir ali. As pessoas podem fazer Cooper à noite, ou num dia nublado. Contudo, elas realmente precisam ter alguma temperatura corporal. Portanto, vocês precisarão ser artisticamente vagos... Poderá dizer: "Você pode sentir a temperatura do ar em seu corpo e o lugar em que seus pés tocam o chão"... "Você observa os batimentos de seu coração. “Você pode sentir a temperatura de sua pele.” Estas são experiências que precisam estar lá... Observem a pessoa analisando de que modo responde àquilo que disserem. “ [Atravessando, 1984, p. 20]
É importante o uso de afirmações baseadas em termos sensoriais e que sejam inespecíficas e universais para aquela experiência.
Bandler e Grinder escreveu:“... se restrinjam a descrições do que deva estar lá, na experiência sensorial e a serem inespecíficos. Se você diz: "Você pode ouvir o barulho (splash) enquanto tuas braçadas cortam a água" e a pessoa está embaixo d'água, mergulhando, a coisa não funciona. Mas você pode dizer: "Você consegue escutar os sons que a água faz", porque estarão existindo alguns sons. “ [Atravessando, 1984, p. 24]
Ouvir os sons que a água faz é uma característica universal da experiência de alguém que esteja na água e seria uma afirmação inespecífica a se fazer, já ouvir o barulho splash enquanto tuas braçadas cortam a água não é universal nem inespecífico na experiência, é uma afirmação muito espefica de quem está nadando mas para quem está debaixo d'agua soaria como uma afirmação incongruente, pois você não corta a agua com braçadas quando andando debaixo d'agua, mas certamente haverá sons debaixo d'agua, e a não ser que você saiba exatamente que a pessoa está nadando em tua imaginação, é melhor permanecer com afirmações universais e inespecificas.
Bandler e Grinder escreveu:“Os tipos de coisas que sobressaltam as pessoas em geral não são fundadas no sensorial, ou não são universais naquela experiência. Se você está tocando piano, irá ter contato com teclas e dedos, mas não necessariamente irá sentir que "a música é você". Por exemplo, se você estivesse tocando, no piano, o "bife" você se sentiria um bife? A coisa não seria necessariamente assim.” [Atravessando, 1984, p. 23 - 24]
Um exemplo:
"Quero que você se imagine num lugar muito bonito e com paisagens naturais, como num campo por exemplo, e neste campo você pode ver arvores e plantas, e ao olhar para baixo pode notar a grama, e em como ela esta verde e viva, você pode inclusive olhar para teus pés e senti-los tocarem a grama, enquanto você inspira. . . e expira. . . sentindo a tua própria respiração. . . e o levantar. . . e descer de teu peito. . . conforme senti o cheiro fresco das plantas . . . e se conscientiza da temperatura ambiente. . . enquanto olha para o céu e nota algumas nuvens se movendo. . . lentamente. . . a medida que toma consciência de uma leve brisa passando pelo teu corpo. . ."
Seguir uma sequência natural também é importante.
Bandler e Grinder escreveu:“Se alguém lhes diz: “Então, estava dirigindo pela estrada, e estava indo para o Texas e estava olhando pela janela, vendo os outros carros que passavam e o dia estava lindamente ensolarado e aí eu disse com meus botões ‘mas que chuva mais forte!' ” essa última frase vai sacudir vocês e interromper a escuta. Geralmente esse é o ponto no qual alguém irá perguntar uma coisa qualquer ou começar a discutir e a discordar.” [Atravessando, 1984, p. 23]
O tópico Como criar padrões de linguagem é um excelente acréssimo a este artigo, ele está disponivel apenas para membros da area Vip, e para aqueles que não tem acesso a mesma, fiquem tranquilos pois continuarei postando as continuações destes tópicos que elucidaram os conceitos básicos sobre as induções simples de transe através dos padrões de linguagem hipnóticos de Milton Erickson modelados pela PNL.
Por hoje é só.
Um abraço.