- 05 Nov 2017, 10:12
#1062936
Mstyle escreveu:Gostei muito do relato e me identifiquei bastante...Durante esse ano, especialmente de uns 6 meses pra cá tenho feito uma auto-analise que está sendo muito boa para mim, consegui desenvolver habitos mais saudaveis, cortar alguns vicios bobos, mas to bem anti social. Gostei de quando vc fala que muitas pessaos tem fobia de estudar, arrumar sua propria casa e etc...coisas bobas da nossa rotina que deixamos de fazer....
Tenho 26 e moro sozinho, depois desse relato decidi que minha casa vai andar sempre arrumada haha, ate tinha um bom habito para isso, mas terminei um relacionamento a menos de 4 meses e depois disso dei uma descuidada da minha casa, porém academia tenho feito no minimo 5 vezes por semana e ganhando otimos resultados. Mas é isso, percebi que de uns dias pra cá tenho enrolado 1 hora a mais na cama todos os dias que acordo...deu uma desregulada na minha alimentação isso, a partir de amanha quero cortar esse habito tbm...mto bom seu texto. Abraço O importante é fazer a autoanalise e a autocritica, porque na verdade só nós mesmos podemos saber exatamente o que estamos sentindo e pensando, então deixar isso nas mãos de terceiros não é algo muito inteligente, eu vejo que após o final de uma relação é normal ter uma ressaca moral, fechar as contas para balanço, reavaliar a situação se isso começa a se prolongar excessivamente isso se torna um problema.
Essa técnica de manter as coisas limpas e organizadas é ótima, eu moro com meus pais então eu limpo meu quarto, arrumo minhas roupas, organizo meus livros e principalmente minha escrivaninha e local de estudo, passou uma vassoura e um pano no chão, a sensação de ambiente limpo causa um enorme bem estar, muito boa essa prática, vai cortando esses pequenos excessos e calibrando seus hábitos e não deixa esses pequenos desvios se tornarem vícios, assim que eu vou me readaptando.
ric19 escreveu:Belo tópico, está muito bem resumido, me identifiquei bastante, tenho feito uma autoanalise, vou criar hábitos saudareis.
Obrigado pelo feedback cara, escrevemos artigos para o fórum e as vezes ficamos meio perdidos, não sabermos o que esta se passando na cabeça de quem esta lendo, independente de ser um elogio, crítica ou comentário é importante o feed cara, porque isso ajuda a melhorar a escrita e fazer um texto mais limpo e que consegue transmitir a mensagem da melhor maneira possível.
Raptor escreveu:Vou falar algumas coisas aqui baseadas no que o meu psicólogo já me disse e no que eu já passei.
Ansiedade tem fatores genéticos, normalmente sempre tem alguém na família que tem um grau de ansiedade mais elevado. Além da sindrome do pânico, os ansiosos podem desenvolver o TOC, que tem alguns sintomas semelhantes. Já tive problemas com ansiedade, foi antes do pick up, foi em uma fase que eu não trabalhava, não estudava, não praticava esportes, não saía e não tinha amigos. Fiquei muito ruim por um tempo. Quando conheci o pick up, comecei a sair de casa e conhecer pessoas. E mesmo um pouco antes do pick up, eu já tinha começado a trabalhar e praticar esportes, manter a cabeça ocupada, foi ai que as coisas melhoraram. O fato que esses disturbios de ansiesdade só se resolveram depois que eu equilibrei minha vida com amigos, diversão, trabalho e esporte. Agora algumas dicas de especialistas: 1- respiração diafragmática: essa respiração me ajudou muito com ansiedade, praticamente sumiu. A ansiedade tende a deixar a respiração mais rápida, então essa respiração tende a forçar um relaxamento. Consiste em respirar usando o diafragma, puxando o ar lentamente (contando até 3) e soltando o ar mais lentamente ainda (contando até 6). Procure vídeos no youtube. 2- relaxamento muscular progressivo de Jacobson: A ansiedade tensiona os músculos, esse relaxamento ajuda nesse ponto. O criador dessa técnica viu que quanto estamos ansiosos os músculos se tensionavam mas ele também percebeu que se a pessoa tensiona mais ainda o músculo e solta subtamente, o músculo se relaxa e tente a continuar relaxando mesmo depois. Também existem vídeos no youtube ensinando. 3- Mindfulness: Se o livro "o poder do agora" ensina a parte filosófica de se viver no presente, então o mindfulness (ou atenção plena) é a parte prática. É um tipo de meditação que consiste em se manter no momento presente. Existem vários livros que ensinam como praticar. Essas 3 técnicas estão sendo usadas por psicólogos da área comportamental cognitivo no tratamento de ansiedade, TOC e crises de pânico. São bem práticas. Meu amigo o corpo humano é uma maquina complexa, essa do fator genético eu nem sabia cara, eu também percebo que o isolamento causa problemas sérios cara, nos somos seres sociais ficar enclausurado ou com comportamentos ante sociais é muito ruim para nossa saúde mental e física é impressionante essa informação.
Devido ao convívio com amigos que passaram por esse problema eu comecei a cortar meus maus hábitos pela raiz, comecei a sair mais a noite, sargear, bater um papo, na época eu tomava uma cervejinha, então saia para bebericar, hoje em dia, eu sai sim, mas não para beber, ou é para trocar ideia ou para sargear mesmo, o negócio é não ficar paradão.
Sou concurseiro então minha tendência é ficar horas a fio trabalhando de maneira isolada e a atividade física diária entra exatamente ai, você sai, respira um ar puro, troca uma ideia com alguém, olha uns rabos de saia isso tudo melhora nossa sensação de bem esta é incrível meu amigo, apenas 1 hora por dia e a coisa melhora nossa cabeça.
Esses distúrbios são muito complexos realmente, por isso, de cara, tirei qualquer ideia que levasse a crer que eu sou um especialista no assuno ou tenho qualquer solução, porque no final das contas é um assunto médico mesmo, mas deve ser abordado, não tem problema, eu não me permiti cair nesse fosso e com certeza o PUA ajudou muito, PUA não é remédio mas tem um fator de melhora no social.
Gostei das técnicas, essa primeira ai na yoga chamamos de pranayama, essa segunda se enquadra muito na prática das assánas que são as posturas, cara está me dando vontade de voltar a praticar Hatha Yoga só de ler seus comentários, sei que faz bem a saúde mas tinha esquecido desses benefícios ai e é verdade seu psicólogo é esperto, o livro eu vou baixar e ler, essas dicas foram bem práticas e úteis, muito obrigado raptor, mandou muito bem.