Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

joaopiress

Veterano - nível 8

#234309 Bom Puateiros, esse é meu primeiro artigo aqui no PUA Base. Fiquei meio nervoso pra saber se dava ou não a minha primeira contribuição teórica e resolvi fazê-lo como um agradecimento a tudo que aprendi aqui.

Busquei algumas referências, umas aqui mesmo no fórum outras pela internet e livros que já li. Compilei as idéias, e criei esse tópico que segue.

Antes de ler vejam este vídeo.

VIDEO | PUA | BASE

--------------

Atitude

Qualquer ser humano pode mudar de vida mudando de atitude.
(William James)

A partir dessa frase, podemos afirmar que é possível a mudança, para qualquer homem. Temos a autonomia suficiente para nos moldarmos como desejamos, da forma que queremos e no tempo que queremos. Somos autodeterminantes integralmente. Ninguém é predestinado a viver como nasceu para o resto da vida, somos os únicos que podemos alterar o sentido dessa via.

A história de um homem, boa ou má, pode ser escrita levando em conta a qualidade de suas atitudes - e nada de pensar que atitude tem a ver apenas com criatividade, boas idéias. A atitude está cravejada e diretamente relacionada com a flexibilidade e a capacidade de deixar para trás velhos conceitos. Ela pode ser definida como "reação ou postura perante alguém ou alguma coisa". Quero dizer, um hábito, um comportamento que é adiquirido mediante a um contexto generalizado em uma vida e suas experiências.

Veja bem, são como etapas evolutivas que podem ser analisadas, para implementar em nós um comportamento ou um hábito a partir de uma nova atitude, sempre baseada em um impulso corajoso. Quatro etapas para ser mais direto:

Primeira EtapaNa primeira etapa, é onde ignoramos completamente esse comportamento. Você o desconhece e como consequência direta, não se interessa pela prática daquele comportamento. Dessa forma, você é considerado inábil e inconsciente.

Segunda EtapaA próxima etapa é onde o conhecimento é iminente ou já foi tomado conhecimento do comportamento, mas ainda não desenvolveu sua prática. O comportamento se posiciona de forma estratégica no seu cérebro, porém ainda não consegue desenvolver as devidas habilidades, ainda é estranho, esquisito, às vezes até incomoda. Mas com perseverança você caminhará para a terceira etapa.

Terceira EtapaNeste degrau, sua experiência começa a aumentar e a habilidade cresce a passos largos. Você é mais confortável, tem mais desenvoltura e pode realizar este comportamento com muito mais agilidade de pensamento e na consciência que está realizando aquela tarefa.

Quarta EtapaA etapa final é a internalização desse comportamento. Não é mais necessário pensar para executar qualquer ação. Neste passo, você é confiante, habilidoso e realiza as ações de forma inconsciente, pois o comportamento já faz parte de você. A prática já está incorporada ao seu comportamento. É desta forma: mecânico (com pitadas de emoção é claro).

Suas atitudes definirão o seu caráter.

Contudo os caminhos que escolhemos seguir são, via de regra, determinantes no processo de construção da nossa personalidade (ou até em questões profissionais e éticas). Se as atitudes não estiverem alinhadas com a realidade social em que vive, geram um hábito destoante.

Pensamentos se tornam ações; ações se tornam hábitos; hábitos se tornam caráter e nosso caráter se torna nosso destino.

Tudo isso em função de uma atitude.

Todos nós somos capazes de dicernir as atitudes certas e temos corajem para colocá-las em prática e determinar o caminho do nosso futuro.

Não esqueça que a qualidade de nossas atitudes gera um futuro de igual qualidade e que "o hábito faz o monge" (ou PUG). Portanto sejamos poços de boas atitudes.

Forte Abraço!
thehat

Veterano - nível 10

#234386 Antes de tudo, me sinto honrado por dar o primeiro feed!
João meu irmão FAMOSO! Que artigo! Foi muito enriquecedor lê-lo, realmente uma GRANDE contribuição à comunidade!

joaopiress escreveu:
(William James)

A partir dessa frase, podemos afirmar que é possível a mudança, para qualquer homem. Temos a autonomia suficiente para nos moldarmos como desejamos, da forma que queremos e no tempo que queremos.

A atitude está cravejada e diretamente relacionada com a flexibilidade e a capacidade de deixar para trás velhos conceitos.

Segundo o dicionário sociológico:
ATITUDE: Processo da consciência individual que determina a real atividade do indivíduo no mundo social.

Ou seja, como tu disse, e na citação exposta, A mudança de atitude acarreta uma mudança de COMPORTAMENTO (tem-se por atividade do indivíduo no mundo social o seu COMPORTAMENTO e IMPORTÂNCIA). E acredito que a grande maioria aqui é prova viva do fato de que podemos mudar e deixar pra trás velhas crenças (limitantes, em sua maioria), e que com FOCO e VONTADE, nos moldamos conforme nossos desejos, na velocidade em que aplicamos essa vontade nessa mudança!

A divisão do processo da mudança de atitude foi algo muito bem descrito por ti cara, nunca tinha pensado dessa maneira, confesso! Em especial, a quarta etapa me chamou a atenção:
joaopiress escreveu:
Quarta EtapaA etapa final é a internalização desse comportamento. Não é mais necessário pensar para executar qualquer ação. Neste passo, você é confiante, habilidoso e realiza as ações de forma inconsciente, pois o comportamento já faz parte de você. A prática já está incorporada ao seu comportamento. É desta forma: mecânico (com pitadas de emoção é claro).

A internalização ou naturalização desse comportamento nos leva à real mudança de caráter, à verdadeira mudança da atitude. É nessa etapa onde realmente nos tornamos um só com aquela atitude, e assim concretizamos a evolução em relação à uma velha crença que foi abandonada e substituída por uma nova, uma boa atitude! Então isso se torna mecânico sim, mas eu adicionaria o prefixo BIO, já que é algo BIOmecânico, nós temos essa nova atitude, inabalável e imutável em sua essência, mas que evolui conforme novas atitudes são internalizadas que compactuam com essa que já se encontra ali, e apesar de inabalável, essa atitude é flexível, maleável, e temos a habilidade de adaptá-la de acordo com a situação para tirarmos melhor proveito dessa mudança ocorrida em nós! Grande visão cara.

joaopiress escreveu:
Pensamentos se tornam ações; ações se tornam hábitos; hábitos se tornam caráter e nosso caráter se torna nosso destino.

Tudo isso em função de uma atitude.

joaopiress escreveu:"o hábito faz o monge" (ou PUG). Portanto sejamos poços de boas atitudes.

Resumiu com maestria o artigo nesse último trecho. uma única mudança de pensamento, uma única atitude, é capaz de acarretar uma corrente de outras mudanças, que diretamente e indiretamente alteram o nosso caráter e nosso destino. Uma única atitude é capaz de mudar toda concepção de mundo que temos, UMA atitude é capaz de separar os fortes, dos fracos. UMA atitude é capaz de mudar tudo.

O hábito faz o monge, o pug, o mpua, o mestre marcial...o hábito de construir boas atitudes e mudar as ruins ou mesmo a passividade perante as coisas, é o que faz o HOMEM, o verdadeiro homem, que contribui para com tudo e todos na sua existência!

Artigo favoritado, e indicado aos relevantes cara sugerir-um-topico-aos-melhores-do-forum-t4671-180.html#p234383
Mais uma vez, grande artigo, escrito de uma maneira muito boa de ler, com muito conteúdo. Muito obrigado por compartilhar tua visão comigo e com o resto dos membros irmão! E que sejamos realmente POÇOS de boas atitudes!

Um GRANDE abraço!
The hat
Artiga

Aprendiz

#234393 MUITO bom esse texto cara. É um ótimo motivador pra quem acha que não tem poder de mudar sua própria história. Gostei bastante :ae

Criador do tópico

joaopiress

Veterano - nível 8

#234397 Vlw Irmão!

Seu feed enriqueceu mais ainda esse tópico.

Espero que a visão de atitude seja a mesma para todos os PUAs daqui!

Vlw pela indicação para os melhores! haha

Forte abraço, dnv!
Kïng

Pickup Artist

#234460 Ótima visão sobre o que é a atitude em si, joao. Parabéns pelo belo português e conteúdo criado. Espero que seja de sua própria autoria mesmo viu. :rolf

Realmente, quando mudamos de concepção, atitude, e seus derivados, o Mundo muda... Tudo muda. É algo maravilhoso.

Vlw por compartilhar camarada, :ae
#James - MEMBRO EXCLUSIVO
#234516 Pooh jãoo...
gosto muito de ler seus relatos de campo por vc ser o cara cheio de atitude e confiança e conseguir kc e fc das mais belas hbs cariocas
:louco ..
o pagodeiroo do Puabase haha...
teu artigo é inspirador, pra quem tiver sem confiança vir aqui e ler tudinho e logo terá atitude. :sorri
ja ta favoritado

joaopiress escreveu:
(William James)

Frases assim me inspiram :legal

Segunda EtapaA próxima etapa é onde o conhecimento é iminente ou já foi tomado conhecimento do comportamento, mas ainda não desenvolveu sua prática. O comportamento se posiciona de forma estratégica no seu cérebro, porém ainda não consegue desenvolver as devidas habilidades, ainda é estranho, esquisito, às vezes até incomoda. Mas com perseverança você caminhará para a terceira etapa.

Creio que estou nessa etapa de "pratica", ainda me falta muita atitude para chegar naqueles grupos onde só tem nota10... mas esse artigo vai me ajudar bastante :ae

Só não pense demais antes de abrir um set, se não o desespero toma conta.. haha
mas é isso mesmo, pensamentos trazem metas para vc alcançar.

Forte abraço jãoo do pagodãoo :yaaah

Criador do tópico

joaopiress

Veterano - nível 8

#Billa escreveu:o pagodeiroo do Puabase haha...

Hahahahaa, será que eu sou o único??? Vamo ver né!

#Billa escreveu:Só não pense demais antes de abrir um set, se não o desespero toma conta.. haha
mas é isso mesmo, pensamentos trazem metas para vc alcançar.

Essa é a premissa do nosso TRABALHO! MENOS pensamento MAIS ação!

Forte abraço, Billa!
Soviet

Veterano - nível 9

#240621 A unica coisa que tem capacidade de mudar o destino de nossas vidas são as nossas atitudes( e uma bala na cabeça tambem, mais piadinhas sem graça a parte)!!!!!!!
Você realmente disse tudo o que devia ser dito, as nossas ações formam nosso Carater , e o nosso carater diz como nosso caminho sera trilhado!
Não sei quanto a voces, mais até 1 ano e meio atras o meu carater me dizia que eu morreia Virgem, isolado da sociedade e viciado em videogames!! Hoje o meu carater me diz que eu vou morrer rodeado de pessoas que me amam, com muitas mulheres, otimos amigos e cheio de festas e adimiradores!!
Sentem a diferença?
Foram minhas atitudes que mudaram isso!!!!

Se vc não tomar uma atitude e ir falar com aquela linda HB , essa HB nunca vai dormir em sua cama ou conhecer sua familia(se assim vc quiser né!)

Forte abraço meu grande irmão João!!
O Soviet ta preparando uma serie de artigos sobre alguns assuntos relacionados, minha meta e colocalos até o fim do mes para voces os lerem e aprenderem ou ignorarem o que quiser!!!!
fui!
Pig - MEMBRO EXCLUSIVO
#251752 Muito bom, brother!

Isso é do PNL, os caras dizem que há 4 passos no processo de como a mente aprende.

Incompetência Inconsciente: Você está fazendo algo errado, e você nem
mesmo sabe que você está fazendo isso errado.

Incompetência Consciente: Você está fazendo algo errado, e você está
consciente de que você está errado, mas você ainda não sabe qual é o
problema.

Competência Consciente: Você aprendeu o caminho certo para fazê-lo, e
você está fazendo isso corretamente com atenção.

Competência Inconsciente: Você já não têm de pensar em alguma coisa ou
trabalho sobre a aprendizagem- você faz correto automaticamente. Na
terminologia do jogo, isto é quando você finalmente se tornar um dos
chamados naturais.

P.S. Para que é publicitário ou manja um pouco, esse vídeo do link é foda... de uma campanha que ganhou o Cannes.