- 07 Dez 2010, 12:18
#155708
"Falamos muito e ouvimos pouco"
Nossa capacidade de ouvir, em geral, é pouco desenvolvida, apesar de estarmos na era da globalização, do diálogo, da comunicação.
Aproveite a oportunidade e preste atenção. Faça o exercício de ouvir bem com a ajuda destas informações:
-Ao ouvir qualquer pessoa, coloque-se na frente do interlocutor, olhando para ele, isso facilita a comunicação.
- Ouça sem interromper, mesmo quando estiver em desacordo.
-Dê ao outro a oportunidade de expressar-se completamente.
-Ao ouvi-la, não faça outra coisa.evite distrair-se com sons ou acontecimentos do ambiente, concentre-se totalmente em ouvir a pessoa que fala, todos nós estamos ávidos de atenção.
-Não prepare a resposta enquanto o outro fala.Se assim o faz, não compreenderá o que ela tem a dizer e , consequentemente, sua resposta pode não ser adequada.Daí surgem os desentendimentos, as discussões inúteis, o "diálogo de surdos".
-Ouça para compreender, e não para responder. Isso significa que primeiro você deve entender o que lhe está sendo comunicado.
-Manifestes o desejo de saber como pensam os demais. Todos nós gostamos de ser objeto de interesse.
-Antes de dar sua opinião, responder a alguém, certifique-se de que entendeu, repetindo o que ouviu. é o que se chama de feedback. Use-o principalmente quando seu modo de pensar difere do de seu interlocutor, pois talvez sejam esses os momentos mais difíceis de se ouvir com atenção.
"(quase)Tudo que alguém fala é importante e deve passar a ser interessante para você"
-Não julgue pela aparência, isto é, pela roupa, modo de falar, ex pressões, pelo "jeitão" da pessoa, se o que ela tem a dizer vale ou não a pena ser ouvido. Tudo que alguém fala é importante e deve passar a ser interessante pra você, se pretende ter bom relacionamento. Ultrapasse a "casca" e dê atenção à pessoa que está por trás, as aparências muitas vezes enganam.
-Não antecipe o que o outro tem a dizer, mesmo que saiba aonde a pessoa vai chegar. Ela se sente desrespeitada, desvalorizada, agredida, e a comunicação eficiente vai por água abaixo. Um pouco de paciência nunca é demais.
- Tome cuidado para preocupações e preconceitos não se integrem à mensagem e criem em você o hábito da distorção.
"Um pouco de paciência nunca é demais"
Enquanto ouve, distingua fatos de opiniões e impressões. Não registre apenas os pontos discutíveis ou falhas , mas abra seu espírito para ouvir tudo que é dito.
-Procure não se deixar levar pelas emoções, selecionando, isto é, ouvindo só o que lhe interessa ou adaptando o que ouve às próprias conveniências.
-Não se desligue, mesmo que suas convicções estejam sendo abaladas. A opinião do outro pode abri-lhe novas perspectivas. O espírito aberto nos enriquece mais.
"O pior surdo é aquele que não quer ouvir"
-Tente descobrir os sentimentos que o levam a selecionar o que ouve e a se desligar: preconceitos, tabus, invejas, insegurança, complexo de inferioridade, hostilidade, desejo de dominar, rivalidade e outros.
-Enquanto ouve, esforce-se para compreender o ponto de vista alheio, procure "entrar na pele" do seu interlocutor. Tente perceber como o outro percebe. Essa atitude demonstra uma capacidade de ouvir desenvolvida. E como é gostoso ser ouvido com atenção, interesse, receptividade e carinho! EU, VOCÊ E TODO MUNDO precisa sentir-se valorizado.
"Lembre-se capacidade de ouvir demonstra carinho e receptividade!"
"Atitudes do bom ouvinte - Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho - 2010"
É isso aí galera, estava e aqui no meu bom e velho trampo, vi essa cartilha e senti na hora que deveria postá-la aqui. Issó não é só para a sedução e sim para a VIDA! Então "Look, relax and enjoy!!!"
Nossa capacidade de ouvir, em geral, é pouco desenvolvida, apesar de estarmos na era da globalização, do diálogo, da comunicação.
Aproveite a oportunidade e preste atenção. Faça o exercício de ouvir bem com a ajuda destas informações:
-Ao ouvir qualquer pessoa, coloque-se na frente do interlocutor, olhando para ele, isso facilita a comunicação.
- Ouça sem interromper, mesmo quando estiver em desacordo.
-Dê ao outro a oportunidade de expressar-se completamente.
-Ao ouvi-la, não faça outra coisa.evite distrair-se com sons ou acontecimentos do ambiente, concentre-se totalmente em ouvir a pessoa que fala, todos nós estamos ávidos de atenção.
-Não prepare a resposta enquanto o outro fala.Se assim o faz, não compreenderá o que ela tem a dizer e , consequentemente, sua resposta pode não ser adequada.Daí surgem os desentendimentos, as discussões inúteis, o "diálogo de surdos".
-Ouça para compreender, e não para responder. Isso significa que primeiro você deve entender o que lhe está sendo comunicado.
-Manifestes o desejo de saber como pensam os demais. Todos nós gostamos de ser objeto de interesse.
-Antes de dar sua opinião, responder a alguém, certifique-se de que entendeu, repetindo o que ouviu. é o que se chama de feedback. Use-o principalmente quando seu modo de pensar difere do de seu interlocutor, pois talvez sejam esses os momentos mais difíceis de se ouvir com atenção.
"(quase)Tudo que alguém fala é importante e deve passar a ser interessante para você"
-Não julgue pela aparência, isto é, pela roupa, modo de falar, ex pressões, pelo "jeitão" da pessoa, se o que ela tem a dizer vale ou não a pena ser ouvido. Tudo que alguém fala é importante e deve passar a ser interessante pra você, se pretende ter bom relacionamento. Ultrapasse a "casca" e dê atenção à pessoa que está por trás, as aparências muitas vezes enganam.
-Não antecipe o que o outro tem a dizer, mesmo que saiba aonde a pessoa vai chegar. Ela se sente desrespeitada, desvalorizada, agredida, e a comunicação eficiente vai por água abaixo. Um pouco de paciência nunca é demais.
- Tome cuidado para preocupações e preconceitos não se integrem à mensagem e criem em você o hábito da distorção.
"Um pouco de paciência nunca é demais"
Enquanto ouve, distingua fatos de opiniões e impressões. Não registre apenas os pontos discutíveis ou falhas , mas abra seu espírito para ouvir tudo que é dito.
-Procure não se deixar levar pelas emoções, selecionando, isto é, ouvindo só o que lhe interessa ou adaptando o que ouve às próprias conveniências.
-Não se desligue, mesmo que suas convicções estejam sendo abaladas. A opinião do outro pode abri-lhe novas perspectivas. O espírito aberto nos enriquece mais.
"O pior surdo é aquele que não quer ouvir"
-Tente descobrir os sentimentos que o levam a selecionar o que ouve e a se desligar: preconceitos, tabus, invejas, insegurança, complexo de inferioridade, hostilidade, desejo de dominar, rivalidade e outros.
-Enquanto ouve, esforce-se para compreender o ponto de vista alheio, procure "entrar na pele" do seu interlocutor. Tente perceber como o outro percebe. Essa atitude demonstra uma capacidade de ouvir desenvolvida. E como é gostoso ser ouvido com atenção, interesse, receptividade e carinho! EU, VOCÊ E TODO MUNDO precisa sentir-se valorizado.
"Lembre-se capacidade de ouvir demonstra carinho e receptividade!"
"Atitudes do bom ouvinte - Ouvidoria do Tribunal Superior do Trabalho - 2010"
É isso aí galera, estava e aqui no meu bom e velho trampo, vi essa cartilha e senti na hora que deveria postá-la aqui. Issó não é só para a sedução e sim para a VIDA! Então "Look, relax and enjoy!!!"