Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

JohnnyBerry

Aprendiz

#150278 Ola queridos PUAs!

Minha primeira contribuição pra comunidade, e espero que vocês gostem.
Utilizar mapas mentais pra memorizar/aprender tem sido muito útil pra mim! Resolvi compartilhar com vocês, caso também se interessarem.

A intenção aqui é ajuda mútua também! Vocês verão que até agora, tenho duas versões. Uma mais simples e outra mais detalhada. Gostaria que vocês comentassem sobre o que acham melhor colocar em cada nó do mapa, ou onde poderia ter uma ramificação e ser mais detalhado!

Primeiro uma introdução do que seria um mapa mental:

Mapas mentais são diagramas da categoria dos organizadores gráficos, da qual também fazem parte o diagrama espinha de peixe, o mapa conceitual e outros. Um mapa mental é formado por tópicos, ramos e relações, organizados em níveis a partir de um tópico ou idéia central, e é por isto que a forma de pensar associada a essa estrutura é chamada pensamento radiante. Um tópico pode ser representado por uma palavra ou expressão, uma imagem ou ambos.


Ou via Wikipédia:

Mapa mental, ou mapa da mente[1] é o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.


E agora um como usar um mapa mental:

Como usar mapas mentais

Uma vez que você disponha de uma mapa mental, a maneira de usá-lo varia conforme a finalidade. Uma primeira diretriz para quando você for olhar um mapa mental pela primeira vez é:

[centro] Não olhe para todo o mapa de uma só vez![/centro]

Olhe para o tópico central, certifique-se de que entende o contexto do mapa. Depois olhe os tópicos de primeiro nível, dando-se um tempo para criar uma visão geral desse nível. Só depois passe aos níveis mais detalhados. Alguns mapas mentais com conteúdo novo para você podem requerer, para que sejam bem compreendidos, que você obtenha informações da fonte original, como um livro ou artigo.

Veja a seguir alguns usos e respectivas sugestões de estratégias.

Para planejamento

No caso de eventos, como festas, quando for escolher o que vai ter ou acontecer, simplesmente olhe o mapa mental e faça suas escolhas. Outra maneira é fazer o seu planejamento normalmente e usar o mapa mental depois, como uma lista de verificação, para completar ou enriquecer o que já fez.

Para memorização e lembrança

Se seu propósito é memorizar, para que você se lembre o mapa mental deve estar acessível e estável em sua mente, como por exemplo no caso em que você vai ministrar uma aula ou palestra ou ainda fazer uma prova. Pela praticidade de um mapa mental, você pode aproveitar até momentos potencialmente improdutivos para fazer isto, como ônibus, filas e outras esperas.

Se você não quer exatamente memorizar um mapa mental, mas sim se lembrar de algo quando achar apropriado, pode imprimir o mapa e carregá-lo na bolsa, pasta ou carteira..

Para aprendizagem

Talvez você se lembre de algum assunto que conhece bem porque leu sobre ele, respondeu perguntas, discutiu com alguém, questionou, enriqueceu, validou... Creio que essa é a melhor maneira de aprender algo: aplicar esse algo para algum propósito e conviver, ter experiências com o conteúdo. Quando sabemos algo bem, tipicamente temos modelos mentais ricos sobre esse algo, resultado de experiências variadas.

Assim, elaborar um mapa mental de um conteúdo já é um passo na direção de aprender esse conteúdo. Revisá-lo, criticamente ou não, mais um. Usar o mapa para algum propósito prático é outro grande passo. Apresentar o mapa para alguém, mais outro. Cada experiência consolida um pouco mais seu aprendizado, que tem um começo mas nunca terá um fim, porque sempre se pode descobrir e aprender algo a mais sobre qualquer coisa.


Bom, depois dessa pequena introdução, segue, em anexo, o mapa mental que eu tô fazendo. Acho que depois de terminar de ler o Mystery Method, é bom dar uma analisada no mapa pra internalizar o que esse livro tenta passar pra gente.

São duas versões. A primeira mais básica, e a segunda tá em produção ainda e tenho como objetivo torná-la cada vez mais detalhada. A segunda só detalhei um pouco mais A1, A2 e quase nada de A3.
Se ficar muito gigante, monto um mapa mental pra cada etapa do MM (Atração, Conforto e Sedução).

Aproveitem e me falem se vcs gostaram!

PS aos Moderadores: Não sabia se colocava esse tópico em Artigos ou Área dos Novatos, mas fiquem a vontade de movê-lo!

Versão RESUMO (mais simples): http://i54.tinypic.com/k3x1ms.jpg

Versão DETALHADA: http://i52.tinypic.com/2q1t16d.jpg

Como disse antes, essa versão detalhada ainda não está completa, mas quando tiver tudo pronto, posto aqui de novo!

Abraços!

fontes: http://www.mapasmentais.com.br/ e http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_mental
Avatar pua
Sartorio

Melhores PUAS

#150698 Cara que tópico bom !

O segundo mapa mental está bem perfeito, ótimo pra moçada nova aprender de uma forma diferente. Porém o meu alerta é para que todos aqueles que forem estudar por mapas mentais nao quererem reduzir o Metodo Mystery apenas aos compactos ali presentes, existem vários openners além dos apresentados, ademais que basear o jogo apenas em rotinas é falho, é preciso ser natural não depender de rotinas. Que estes mapas mentais sirvam como um guia mais jamais como uma forma definitiva e unitária de se aprender e interpretar a sedução.







Abraços
Avatar pua
ali - MEMBRO EXCLUSIVO
#150699 Parabéns pela iniciativa.

Sempre devemos prestigiar a boa vontade d qq companheiro PUA!

Lembrem-se o jogo fica melhor jogado a partir do companheirismo entre nós. Assim, temos q ir lutando e evoluindo, cada qual, c seu jogo, p/ a cada dia continuar no topo.

Criador do tópico

JohnnyBerry

Aprendiz

#150742
pedrothai escreveu:LEgal mano! Sempre pensei em fazer um..
Vc que fez?
Ficou otimo, poderia ter usado umas imagens, mas ficou otimo!

Valeu


Eu que fiz sim! Mas faça o seu também, pq talvez vc tenha um método diferente de lembrar/memorizar as coisas e montar um mapa mental próprio é bom nessas horas!

Até pensei em usar imagens pra ficar mais "visual" mesmo, mas num tive nenhuma ideia boa pra qual imagem usar.

Sartorio escreveu:Cara que tópico bom !

O segundo mapa mental está bem perfeito, ótimo pra moçada nova aprender de uma forma diferente. Porém o meu alerta é para que todos aqueles que forem estudar por mapas mentais nao quererem reduzir o Metodo Mystery apenas aos compactos ali presentes, existem vários openners além dos apresentados, ademais que basear o jogo apenas em rotinas é falho, é preciso ser natural não depender de rotinas. Que estes mapas mentais sirvam como um guia mais jamais como uma forma definitiva e unitária de se aprender e interpretar a sedução.


Concordo PLENAMENTE.

Os openers/rotinas que eu coloquei ali foram utilizados só pra me lembrar de que etapa em que o processo está! E não pra decorar a rotina X ou o opener Y.

Você falou tudo: não é pra levar o mapa mental como guia definitivo e único na sedução e sim como apenas uma outra maneira de internalizar o conhecimento!

Ah, e o segundo mapa já foi editado ontem, e ainda não chegou na versão final!
Ainda vô deixar ele bem mais completo pra qualquer PUA aqui sentir que aquilo ali realmente resume o MM.

Um grande abraço e valeu pelos feeds!!