Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

DanielSilva - MEMBRO EXCLUSIVO
#735396 Salve rapaziada!

Segue minha dúvida/desabafo:

Tenho 22 anos, estou praticamente formado em tecnologia de redes de computadores (praticamente, pois estou estacionado no TCC), trampo em uma empresa gigante de telecomunicações, mas não sei se é isso que quero fazer pro resto da vida. Há alguns meses já não venho produzindo nada... merda, meu rendimento deve ser um dos piores da equipe. Trampo basicamente para me manter, moro com meus pais ainda. Vou ficar de boa esse fim de ano, pegar o 13º e tal, mas sei que a partir do ano que vem eu preciso me decidir e tomar um rumo. Mas qual rumo? O que vocês fariam no meu lugar?

Abraços e tenham uma ótima semana!
hilth

Veterano - nível 9

#735407 Vc não pode responsabilizar ninguém pelas decisões que vc quer tomar na sua vida.
Sei que é uma questão complicada... eu tbm passo pela mesma coisa. Tenho 20 anos, um emprego meia boca e faculdade trancada.
Mas eu tenho meus focos. Sou musico e quero me tornar professor de musica depois de tocar bastante por ai. Foco meio doido né... kkk
mas e ai, eu tenho um.

Foco.
Escolha o que vc gosta de fazer, o que faz te faz sentir preenchido como a musica me faz sentir.

Mesmo eu sendo um pouco mais novo eu sei o que quero.
Ninguem pode fazer essa escolha por voce, mas quando escolher certifique-se de que amar isso.,

Daqui pra frente é isso cara... escolhas. Eu to confortável pra fazer as minhas. E vc? Se sente confortável de fazer as suas?
jedforever - MEMBRO EXCLUSIVO
#735408 Vamos aos pontos:

Vc está quase formado em Tecnologia (uma das áreas mais promissoras que existe)

Vc trabalha numa GIGANTE DE TELECOMUNICAÇÕES (supõe-se que dentro de uma empresa desse porte suas chances de crescer são do mesmo tamanho dela)

Vc mora com seus pais (e daí? ótima opção pra evitar despesas, deve sobrar muita grana pra vc)

Vc disse q não sabe se é isso que vc quer para o resto da vida...bem se vc já tá quase formado nessa área então supõe-se que vc gosta dela, do contrário teria abandonado nos primeiros anos de facul...

Só queria entender o que lhe aflige...o fato de estar sozinho? o fato de não gostar do que faz? o seu atual rendimento no trabalho? e qual a causa dele?

Está com medo da concorrência dentro da sua empresa? acha q vai ser difícil vc crescer lá? é por isso que tá desanimado?
prgmarco

Veterano - nível 9

#735409 Continue no emprego e planeje a saída. Se você está achando ruim com ele, pode ser pior sem.

Não saia abandonando tudo. Não chute o balde....
Falta pouco pra formar. Forme mesmo se isso não valer de nada no futuro. Foram tantos anos esquentando o banco da faculdade para largar no TCC...
NOMOREUSER - MEMBRO EXCLUSIVO
#735418 Se você ainda não sabe exatamente o que é, precisa encontrar a causa para esse 'tal desânimo' e trabalhar nisso. Há momentos em nossas vidas em que parecemos estagnar, e parece que ficaremos assim pra sempre. Mas isso é passageiro (na grande maioria dos casos) e EU mesmo estava assim até poucos dias. Tenho uma faculdade trancada também, um bom emprego deixado de lado, ou seja, eu conheço essa situação. Demorei mais de seis meses pra encontrar uma solução, esta que nada mais é do que renovar os sonhos, as metas e os objetivos, tanto de longo, médio e curto prazo. Crie objetivos e se recompense cada vez que conseguir algo.

Pode ser algo para o fim de semana do tipo "vou fazer tal coisa, vou conseguir juntar tanto de dinheiro, ou sair com tal pessoa"... Saboreie os sonhos pois eles nos dão vida!

A questão é a seguinte: Você já está quase lá na faculdade. Será que não aguenta terminar? Será que você não pode começar a gostar do que faz? Uma vez ouvi essa frase, e ela marcou:

"Nem sempre dá para se fazer só o que gostamos. Mas aquele que gosta do que faz e sente orgulho em fazer o melhor, a cada dia vai mais longe."

Não dá pra me expressar por aqui, ficaria extenso demais. Mas se quiser um apoio, é só mandar MP.
Não ofereço isso a muitos..
Mahtheusz

Veterano - nível 10

#735424 Se agarre a algo que realmente te faça bem . Pelo visto não é sua praia mexer com essas coisas , então tenha coragem e busque algo que realmente te interesse . Não vá jogar tudo pro alto assim do nada , mas saia de sua zona de conforto amigo .
Um dos meus maiores medos ( que provavelmente você se identifique) , é de acabar em um emprego sem graça , trabalhando horas e horas para manter uma vida que nem de longe era o que eu queria pra mim . Muitos falam em destino , que é assim que tem que ser , e eu te digo : Não é ! Mas é que a maioria da sociedade , pra não dizer ela toda , está alienada ao que vêm , e acabam se apegando a coisas fúteis para para tentar disfarçar seu descontentamento .
Enfim , a vida é sua cara , e de mais ninguém . Portanto faça somente o que te der prazer , o que te faça bem . Algo com que no futuro , você possa se sentir realizado .

Boa sorte , Um abraço .

Criador do tópico

DanielSilva - MEMBRO EXCLUSIVO
#735433 @hilth
Com certeza. Se um dia eu olhar pra trás e perceber que minha vida foi uma merda, o único culpado será eu mesmo.

Foco? Estou focado em ser uma pessoa melhor, em todos os aspectos. Porém esse lance no trampo me faz sentir como se tivesse uma parte podre em mim, saca?

@jed
Sim, é uma área promissora, mas parece que simplesmente perdi aquele 'tesão' que eu tinha antes...

Sim, a empresa é grande, porém tenho receio que minha falta de resultados atrapalhe minha 'migração' para um outro setor.

Só queria entender o que lhe aflige...o fato de estar sozinho? o fato de não gostar do que faz? o seu atual rendimento no trabalho? e qual a causa dele?

Está com medo da concorrência dentro da sua empresa? acha q vai ser difícil vc crescer lá? é por isso que tá desanimado?

Não, não é por estar sozinho... esquentar a cabeça com mulher a essas alturas só pioraria a situação.

Sim, não gosto da minha função atual, consequentemente não rendo nada. Entrei em uma empresa foda, mas num setor ruim. Pra trocar de área, tenho que ficar 1 ano na mesma função. Estou com 8 meses.

Não, não tenho medo de concorrência. Pois apesar de toda essa fase chata, meu inner é relativamente alto.

@prgmarco
Com certeza irmão... a racionalidade é um dom do homem, certo? Então não vou perdê-la.

Tenho minhas contas pra pagar!
turk - MEMBRO EXCLUSIVO
#735443 amigão, passei pelo mesmo problema.. sou formado em relações internacionais e trabalhava na maior petroquimica do brasil que é alemã!rs. mas odiava o meu trabalho na area comercial. tinha um excelente salario, mas isto não me trazia felicidade..resolvi jogar tudo pro alto e tentar uma coisa minha.. viajei pra fora e passei 2 semanas completamente sozinho na europa e tive tempo pra pensar no que eu quero da vida.. eu fiz isto aos 26.. vc tá bem mais novo.. logo tem mais tempo pra tentar e errar.. mas tente. só te digo isto. abraço!
LeoMiranda - MEMBRO EXCLUSIVO
#735458 Brother, eu viajava em Informática, aliás, gosto, mas nem tanto quanto antes, andei me desgostando por que é uma area muito mal paga. Eu te aconselho a procurar outra(s) area(s) que te interesse(m). Foi o que eu fiz. Eu procurem orientação profissional no site: guia do estudante e descobri que eu tenho vocação pra engenharia civil e é algo que eu gosto muito e é bem pago. Gosto de ciências exatas e tudo mais.

Antes, quando gostava mais de informática, e não me imaginava num futuro sem trabalhar com tecnologia da informação mas as coisas mudaram, fiquei um pouco decepcionado, mas aceitei e me conformei no final das contas. Também gosto muuuito de música mas pra mim vai ser só um hobby.

Enão é isso. Se eu fosse vocÊ eu terminaria esse curso. Eu tô fazendo um técnico em manutenção de computadores; ainda tô na metada, quero terminar logo isso por que não aguento mais; tô empurrando com a barriga mesmo, mas eu QUERO terminar, mesmo sabendo que muito provavelmente não vai ser a area que eu vou seguir, mas o curso é bom, e um diploma sempre é bom, querendo ou não vc é um profissional tendo um diploma. Então cara, boa sorte ae!
Gelo - MEMBRO EXCLUSIVO
#735467 Eu não sei, não gosto dessa área. Você tem que fazer algo que você REALMENTE goste ou tenha interesse.

Eu faço Direito, gosto dessa área. Mas existem "n" outras áreas com as quais e gostaria de me envolver: psicologia, neurociência, letras,...
Às vezes até penso que eu possa gostar mais de neurociência, mas, porra, já comecei Direito e acho a área interessante, não vou mudar um rumo que eu gosto para outro.

Se eu tenho CERTEZA de que quero Direito? Não, mas pelo menos eu tenho CERTEZA de que gosto de Direito e tenho um objetivo nessa área. Sem um objetivo, algo que você mire, realmente é difícil manter o interesse na área

Abraço