Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Christian Tuck Troy

Aprendiz

#196743 Bom dia Galera, tudo certo?

Eu não quero defender nenhum ponto religioso nesse artigo, vou procurar ser muito imparcial quanto a isso. Hoje eu quero falar com vocês sobre meditação e seus benefícios no nosso dia-a-dia, comportamento, relacionamentos etc.

Eu já pratiquei Yoga por 2 anos, e agora infelizmente estou parado, mas eu lembro claramente do meu estado de espírito naquela época. Em primeiro lugar, o Yoga tem a premissa de não maltratar nosso corpo, logo minha dieta tornou-se equilibrada e eu não consumia alcool.

Além disso a meditação em sí, os alongamentos e as preparações foram tomando uma proporção construtiva na minha vida, e isso refletia de maneira muito clara: Segurança, calma, tranquilidade, plenitude, satisfação. Esses eram alguns atributos que eu exalava, de verdade. Nada me abalava, nada me irritava e eu estava sempre plenamente seguro e consciente da minha existência.

O contexto:

A meditação é uma técnica que visa a obtenção de equilibrio, o centro de harmonia no meio de dois pontos, do latim, meditare, significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si.

Normalmente o ato de meditar está associado a religiões orientais, porém dados históricos comprovam que ela é tão antiga quanto a humanidade; desenvolveu-se em várias culturas diferentes e recebeu vários nomes, desenvolveu-se no Egito, Índia, entre o povo Maia, etc. Apesar da associação entre as questões tipicamente epirituais e essa prática, a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso.

A prática e Benefícios:
A meditação consiste em práticas diárias envolvendo essencialmente concentração da atenção. Ao praticar a meditação devemos saber que seu único objetivo deve ser silenciar a mente, parar com sua agitação e com a sucessão de pensamentos que normalmente ocorre. Sabe quando deitamos e pensamos nos fatos do dia, nos acontecimentos, e aquele avalanche de pensamentos inunda nossa mente? A meditação prima pelo relaxamento sem essa constante de pensamentos e distrações.

A prática equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente, provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nossa mente, sua prática constante desenvolve a concentração e o auto controle, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho mais consistente e realizador. Se eu pudesse elencar alguns resultados mais objetivos e explicáveis, estes seriam:

- relaxamento físico, mental e emocional
- maior da capacidade de concentração
- maior auto-liderança e controle
- maior liberdade de escolha e decisão
- senso de identidade mais livre e mais rico em possibilidades
- plenitude e satisfação

Como iniciar-se na meditação

Para quem estiver interessado, segue uma rotina básica para iniciar-se na meditação:

1) Alongue-se, e depois encontre um lugar calmo, ficando numa posição confortável para repousar por algum tempo.

2) Defina um intervalo de tempo que irá dedicar à esta pratica.

3) Respire lenta e profundamente, ao expirar relaxe o corpo e sinta-se cada vez mais apoiado.

4) Enquanto inspira lentamente, tensione os pés, depois as pernas, o quadril, braços, cabeça, rosto, todo o corpo. Ao expirar vá se soltando e se libertando.

5) Agora, para auxiliar o corpo no relaxamento, imagine uma força relaxante que passa pelos teus membros e vivencie essa passagem, mentalize essa força viajando por teu corpo, de modo gradual.

Nesta etapa você pode apoiar o relaxamento também com sugestões tipo "Agora minha coxa está ficando ainda mais relaxada". Evite palavras como "totalmente", a transição é gradual.

6) Agora você pode iniciar algum tipo de meditação. A mais simples é ficar prestando atenção na respiração, no ar que entra e sai pelo nariz. Pode acontecer de você dormir. Isto é uma indicação de que está com sono atrasado.

7) Quando decidir que é hora de encerrar, retorne os movimentos de maneira calma, começando pelas extremidades, até ativar toda a musculatura.

Espreguice-se com prazer, ativando seu corpo novamente.

Eu sei que no final das contas não falei de PUA nem nada disso, mas no fundo, um corpo e mente equilibrados refletem diretamente no que somos e na imagem que demonstramos em campo.

Bom galera, espero que tenha sido produtivo, e quem tiver interesse em conhecer mais pode me mandar MP, tenho livros sobre Yoga etc e podemos bater um papo.

Namasté,

C T Troy

Referências:
http://esoterico.terra.com.br/vidainter ... 28,00.html
http://www.divinaciencia.com/licao.php?cmd=1&id=14
http://www.possibilidades.com.br/medita ... itacao.asp
CharmingPrince

MEMBRO PROFISSIONAL

#196921 Legal o artigo cara, sempre curti meditação e antigamente eu sempre meditava mas com o tempo acabou se perdendo por preguiça ou outro motivo qualquer, estava protelando pra voltar com essa prática e esse artigo foi como uma luva, concerteza meditação vai voltar pra minha rotina agora!

vlw troy!

Criador do tópico

Christian Tuck Troy

Aprendiz

#197103 Bacana negada, legal saber que outros apreciam essa prática. Tem um lance legal para ajudar na meditação. (Está em um dos links mas como nem todos vão abrir eu tou colando aqui!)

Koans

Os koans são desafios e frases enigmáticas que tem como objetivo propor um problema à mente que ela não consiga resolver.

Dessa forma fazemos com que a mente se canse procurando uma resposta que ela não pode encontrar, uma vez que a resposta para um koan está além da mente, em um nível superior.
Conforme a mente vai se cansando ela vai também se aquietando até ficar em completo silêncio.

Imagine a seguinte situação:

Existe um profundo abismo e na beira deste uma grande árvore está plantada. Essa árvore possui um longo galho que cresceu de tal forma que sua ponta se projetou vários metros sobre o abismo.
Agora imaginamos que na ponta deste galho está amarrada uma corda e na outra ponta da corda está você, com as mãos e pés firmemente amarrados de forma que é impossível soltá-los, e apenas se segurando à corda com os dentes.
Então pergunte à mente:

"Como faço para sair vivo desta situação sem nenhuma ajuda?"

Então o que fazemos é lançar qualquer uma dessas perguntas à mente e ordenar que responda.
Depois de lançar o koan para a mente responder deve-se concentrar esperando a sua resposta, como se estivesse olhando dentro da mente à espera da resposta que ela está obrigada a trazer.
Dessa forma, mantemos a mente “pressionada” a trazer a resposta até ela ir se cansando e ficando em silêncio.

A mente é claro, tenderá a não obedecer, a trazer respostas erradas (pois ela não conhece a resposta para um koan) ou desviar para outros pensamentos.
Por isso deve-se insistir para que ela obedeça e traga a resposta para o koan.

Se a mente insiste em desviar para outros pensamentos seja imperativo com ela dizendo mentalmente: Fora! Não é isso que estou procurando!
Em seguida volta a se concentrar esperando a resposta.

É legal, você consegue pouco a pouco se distanciar dos pensamentos corriqueiros do dia-a-dia, e entrar em blank...

Espero que gostem...

Abs,

C T Troy