Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua
Nativex
#459336 Fala aí, puazada! Bão demais?
Vamos dar continuação às bases psicológicas da sedução. Agradeço aos comentários dá primeira parte, e acredito que essa continuação será ainda mais útil! Para um melhor entendimento, aconselho que leiam a primeira parte antes: psicologia-da-seducao-comportamental-parte-1-t42538.html Vamos lá!

Na primeira parte eu expliquei o condicionamento clássico, onde um estímulo provoca uma resposta. Agora veremos o condicionamento operante que funciona a base de feedback, onde é a consequência da resposta que irá controlá-la. Isso é base do Push&Pull e é extremamente poderoso. Como assim?

O comportamento pode, ou não, gerar uma consequência. Essa consequência pode [color=#800000]REFORÇAR
o comportamento, aumentando a chance dele acontecer de novo, ou PUNIR o comportamento, diminuindo a chance de outra ocorrência. Exemplos: Se a HB te trata mal e você dá atenção para ela, você está reforçando o comportamento dela te tratar mal. Se a HB te toca e você dá um sorriso para ela, você reforça o comportamento dela te tocar. Se ela te interrompe enquanto você estava falando e você a repreende, você está punindo o comportamento dela te interromper. Simples, né? Nem um pouco! Vejamos em mais detalhes.

O reforço SEMPRE AUMENTA a probabilidade do comportamento se repetir. Mas o que é um reforço? Existem dois tipos: O reforço [color=#800000]POSITIVO [color=#000080]acrescenta algo prazeroso e normalmente é algo de que o organismo está privado, como a atenção de um alfa. Já o reforço [color=#800000]NEGATIVO retira algo aversivo, como livrar a HB de um beta pegajoso. Atentem para a questão da privação, comentarei melhor à frente.

A punição SEMPRE DIMINUI a chance do comportamento ocorrer novamente. Assim como o reforço, ela pode ser: A punição POSITIVA, que acrescente algo ruim, como dar um neg, ou repreendê-la. Enquanto a punição NEGATIVA retira algo bom, ou prazeroso, como dar um gelo na HB, ou passar a dar mais atenção para outra mulher.

ATENÇÃO: os termos POSITIVO e NEGATIVO indicam se você está acrescentando, ou retirando algo! Não confunda positivo como algo bom e negativo como ruim.

Acredito que já perceberam que para deixarmos uma HB interessada devemos reforçar os comportamentos que queremos que ela tenha e punir aqueles que não gostamos. Certo? Mas isso é só o básico do básico. Entendam essa parte, mesmo que discordem de algo, antes de prosseguirmos.

O reforço e a punição são as consequências possíveis para o comportamento, mas existe a ausência de consequência. Quando um comportamento não é reforçado, e nem punido, ele mantêm sua frequência natural. Por exemplo, uma HB costuma tocar as pessoas, uma ou duas vezes, durantes suas conversas. Se não houver consequência ela vai manter essa frequência. Se for reforçado, ela vai passar a tocar mais, e se for punido ela parará de tocar. Ainda assim, depois de um tempo sem reforço, ou punição, o comportamento voltará para sua frequência normal. Esse período entre o fim do reforço e a volta à frequência normal é chamado de EXTINÇÃO.

A extinção é fundamental para nossos propósitos, graças à RESISTÊNCIA À EXTINÇÃO! Quando você reforça um comportamento ele tende a se repetir, certo? Você reforçou a HB a te entreter por três vezes, na quarta vez que ela diz alguma coisa para se qualificar, você não a reforça. O que vai acontecer? Ela vai tentar de novo! E se você não reforçar novamente? Ela vai tentar mais uma vez. Isso é a resistência à extinção. Quando você a reforça, ela está recebendo algo prazeroso, então quando ela repete o mesmo comportamento e não recebe nada inconscientemente ela pensa "Ué, o que aconteceu? Por que eu não fui reforçada?" Então ela repete o comportamento. Obviamente, se ela repetir algumas vezes e continuar sem reforço o comportamento vai se extinguir e ela vai parar de emiti-lo.

Essa é a essência do Push&Pull e é por não entender esse conceito que alguns PUAs não usam essa técnica corretamente. No início da interação (fase de atração do MM) você deve reforçar a maioria dos comportamentos que você quer que se mantenha, esse reforço é o PUXAR da técnica. Pouco depois, com os comportamentos estabelecidos, você deixa de reforçar por uma ou duas vezes, ou seja, EMPURRAR. Novamente puxe reforçando o que você quer, empurre deixando de reforçar, ou pode usar uma punição muito leve, como um neg bem humorado, o que acelera o processo. Dessa forma você vai aumentando a resistência à extinção do seu alvo, chegando a um ponto em que ela irá emitir o comportamento que você quer várias vezes mesmo que você não reforce. Deixando-a literalmente viciada em você.

Considerações finais: A punição acelera o processo de aumento da resistência à extinção, mas também gera respostas emocionais como medo, surpresa, raiva, etc. Portanto, tenha cuidado com ele para não extinguir de vez o comportamento. Em geral, um neg moderado e bem humorado gera surpresa, o que é ótimo, então use estes com mais frequência! Quando o objetivo é punir para realmente acabar com o comportamento que você não quer, pode zoar um pouco mais, o que vai gerar um pontinha de raiva que também é interessante.

Quanto à privação, o reforço só ocorre porque você está dando algo de que ela está privada. Para treinar animais, por exemplo, normalmente deixamos ele privado de comida e recompensamos com um pouco de alimento sempre que eles fazem o que queremos. As HBs são como cachorrinhos privados da atenção de alfas, e é com isso que as reforçamos. [/color][/color][/color]
[/color] :rolf [color=#000080][color=#800000][color=#000080]Porém, quando o animal fica satisfeito a comida deixa de ser reforçador. O mesmo acontece com elas, por isso é tão importante o Push&Pull, se você reforçar todos os comportamentos dela, ela vai se sentir saciada, você alegrou a noite dela e ela não precisa mais de você. Sempre a deixe querendo mais!!!

Ok, esse artigo ficou gigantesco, mas não dava para cortar a teoria no meio. Isso não é um método, técnica, ou coisa do tipo. Isso é ciência e já foi comprovado em diversas situações milhares de vezes. Claro que não é uma coisa simples de se aplicar, depende de prática como todas as outras, pois você não está em um laboratório com todas as variáveis controladas. Mas acredito que se bem aproveitado é uma ferramenta valiosíssima.

No próximo post ensinarei leitura de emoções e um pouco de detecção de mentiras. Espero que tenha ajudado, fiquem a vontade para perguntar se tiverem dúvidas, e acrescentar qualquer coisa. Se possível, agradeça!
[/color][/color]
[/color]
[color=#000080][color=#800000][color=#000080]Abração![/color][/color][/color] :ae
Avatar pua
philmccormack
#461605 gostei MUITO! tá bem formulado, dá pra entender direitinho os conceitos sem se confundir, e o vínculo com o PU ficou bem elaborado!
Avatar pua
Shopen
#461792 Meu Deus que tópico completo!

Muito bacana nativex, gostei muito desse tópico e é sem duvidas de todos o tópico mais completo e detalhista sobre o famoso push&pull que mesmo sendo famoso é uma tática um pouco dificil de se utilizar.

Continue com esses artigos bacanas nativex.

Abração
Avatar pua
John008
#461845 PQP, Que artigo é esse Nativex, simplesmente Perfeito !!

Tudo bem explicito, organizado e bem detalhado !!

Bela explicação sobre o push&Pull, depois de lêr isso não têm como o nego dizer que não sabe como funçiona o push&pull.

Meus parabens Nativex, belo artigo !

abraços

Avatar pua
Nativex
#462219 Valeu, galera! Fico feliz que tenham gostado e convido-os a lerem os próximos. Esses mesmos processos que explico na primeira e na segunda parte também tem outras aplicações que explicarei futuramente, mas entendendo essa dinâmica já é meio caminho andado.

don conejo escreveu:Daeeee Nativex!!!!!

Gostaria de entender melhor o processo de punição para a extinção de um comportamento. Pois dependendo de como se faz, pelo que você falou, nós acabamos reforçando ao invés de extingui-lo. (já que estou namorando, volta e meia surge algum comportamento que desaprovo por parte dela, alias, algo normal num relacionamento, e nada melhor do que dicas brilhantes como as suas!)

Essa frase me lembrou demais o Nessahan alita: "Sempre a deixe querendo mais!!!

É uma arte tal atitude, pois não podemos deixar de dar de menos, ou perdemos para a concorrência também!

abraço!


E aí, Don!
Pois é, cara. Essa parte é delicada mesmo e pede um pouco mais de sabedoria. É tudo uma questão de perceber o que pune e o que reforça certo comportamento. Vamos pegar como exemplo uma criança que faz birra para chamar a atenção da mãe. Suponhamos que a mãe dê uma bronca, ou bata nessa criança. Isso a primeira vista pode parecer uma punição, e talvez a criança realmente pare com a birra naquele momento.

Porém, o objetivo da criança era conseguir a atenção da mãe e ela conseguiu. Então mesmo batendo na criança, a mãe reforçou o comportamento da criança de fazer birra para chamar a atenção. Portanto, quando a criança quiser chamar a atenção novamente, ela provavelmente fará uma birra.

Nesse caso, a unica coisa que realmente extinguiria o comportamento seria ignorá-la. Como existe a Resistência à Extinção, a criança não irá parar imediatamente se a mãe ignorá-la, mas após alguns minutos ela perceberá que aquilo não dá certo e irá parar. E assim que ela parar é importante que a mãe volte a dá-la atenção. Observe que a mãe não só extinguiu o comportamento de birra ignorando a criança, como também reforçou o comportamento de ficar quieta dando atenção quando ela parou.

Pode parecer meio fora do contexto da sedução, mas é comum encontrarmos mulheres com comportamentos bem próximos desse, justamente porque foi reforçada de forma errada ao longo de sua vida.

Só mais uma observação. Devido à experiência de vida da pessoa, ela pode ter uma alta resistência à extinção. Mesmo assim, é importante manter uma postura firme, pois mesmo que demore um pouco o comportamento vai se extinguir. No entanto, voltando ao exemplo, suponhamos que a criança iria fazer birra por 5 min (obviamente não existe um tempo determinado, isso é só para os fins do exemplo), se a mãe não lhe desse atenção ela iria parar, mas depois de 4 min a mãe não aguenta e dá atenção à criança. Isso aumenta sua resistência à extinção, pois a criança "aprende" que a mãe demora aproximadamente 4 min para ceder, então ela vai fazer birra por 4 min + 5 min de sua resistência original, dando 9 min de birra. Novamente a mãe não aguenta e cede aos 8 min, aumentando a resistência para 13 min de birra (8+5). E por aí vai.

Então fique atento ao que a mulher realmente pretende com seu comportamento, e seja firme sua posição. Evite punições fortes, pois como citei no artigo, elas geram respostas emocionais negativas.

Escrevi pra caralho, pra variar! Hehehe! Espero que tenha sido claro e respondido sua dúvida, mas caso contrário fala aí que a gente tenta de outro jeito.

Abraço!
Avatar pua
_leandr0
#462332 Outro excelente tópico, assim como o primeiro.

Apesar de ter ficado um pouco longo, creio que realmente não dava pra ter explicado isso em menos palavras.

No aguardo do terceiro tópico!

Abraço!
S M I T H
#463403
E ae Nativex , beleza meu bom ?

Otimo...
Serio, é complexo pra caralho, ao menos pra mim, mais tenho lido esses seus artigos relacionados, a psicologia...
E a forma, que você tem aplicado, a sedução , é magnifico.
Esse artigo por exemplo, PQP, muito show, como você disse, é necessario, sabedoria, se não o tiro pode sair pela culatra, como no exemplo da criança.

Mais ficou show, dominando isso, você faz um PushPull Perfeito, ficarei atento, e tentarei aprender cada vez mais , a dorminar isso..

Abraço cara, Obrigado !!
Gambitinho
#463413 Muito bom!!!!
Agora eu só preciso de algums fontes, por favor. :D
Avatar pua
claudenir
#464093 Muito bom mesmo,a cada artigo que você escreve fico mais impressionado pela complexicidade,valeu
nolram
#464126 opa! estava esperando por essa segunda parte
considero seus artigos um dos mais interessantes
e estou aqui apenas para agradecer e elogiar
entender o push&pull foi ótimo
valew mesmo