Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

MAHAICKON

Veterano - nível 9

#460241 Eu estava recentemente estudando em biologia uma materia chamada herança quantitativa que diz
que existem genes responsaveis pela quantidade de inteligencia assim como pela quantidade de altura.
A PNL afirma que todas as pessoas sao iguais e tem a mesma capacidade de se desenvolver que as outras
e que o QI e um conjunto de estrategias.
Entao como conciliar psicologia com biologia,elas nao podem se auto destruirem
Essa duvida ta martelando na minha cabeça desde ontem.
Obrigado desde ja pessoal
Enzo.Atari

Veterano - nível 10

#460250 è só você ver o exemplo das Para-olimpíadas
São pessoal biologicamente incapazes que competem entre si para superar suas limitações biológicas
Então acredito que toda pessoa pode superar suas limitações
LEOZAO

Veterano - nível 9

#460253 eh cara, se agente for pensar nisso agente fica louco !
eu tambem ja aprendi isso, de genes e tal..
o dna eh responsavel por carregar informaçoes geneticas e o rna as proteinas.. ai eles juntam graças ao rna polimerase e por ai vai
cara, os genes podem sofrer mutaçoes.. portanto NAO ! ^^
slayer3

Veterano - nível 2

#460263 cara.... desenvolvimento pessoal muito pouco importa a inteligência na minha opinião...

Eu ganhei medalhas na OBMEP e tal, e ainda não me sinto em nada superior aos outros.
Pra mim inteligência é sim genética, boa parte pelo menos, mas o resto nããão. Pegar mulher em geral vem de esperiência, e a única coisa que a genética pode ajudar é em aspectos físicos, que importam, mas pouco.

Quanto a trabalho e tudo mais, não é inteligencia e sim capacidade, dedicação... Eu realmente culpava meus genes até pouco tempo atrás, mas hoje vejo que posso ser o que eu quiser, quando e como eu quiserr!!!!!!!!!1

FORÇA MANOOOOOO - A vida pode ter nos sacaneado um pouco, mas se você ficar culpando isso, você vai estar NEGANDO a vida, e ai sim, meu amigo, é o fim da linha....
expneto

Veterano - nível 7

#460272 As suas limitações, é você quem faz.
Não é porque alguém ou algum estudo disse que você não é capaz de realizar algo que você vai ser submisso a tal diagnóstico, a capacidade humana de superar desafios e superar acima de tudo a si mesmo, é algo grandioso e inexplicável.
Alguém pode dizer que interfere, mas eu discordarei disso sempre.

Sucesso.
LEOZAO

Veterano - nível 9

#460280 esqueci de falar que gene nao interfere em nada, acho que entendi errado a sua pergunta :/
cara todo mundo eh capaz de fazer o que qualquer pessoa consegue fazer, ao menos que voce tenha algum distúrbio mental e cromossomos a menos =X
mas fora isso, pode medir seu qi que vai dar no minimo 115 que eh o qi de uma pessoa normal ;]
larga a mao de pensar assim ! capacidade todo mundo tem, só que tem gente que nao sabe usar dela
abraço
Limitless

Veterano - nível 9

#460283 É provado cientificamente que quando uma pessoa de uma escola publica entra na faculdade, no segundo ano do curso elas tendem a ser melhores do que as pessoas que estudaram em escola particular e entraram no mesmo curso.
O que eu quero dizer é que com esforço voce pode ser mais esperto que qualquer um e isso é provado cientificamente tambem, você pode mudar suas caracteristicas fisicas, com a ajuda da tecnologia, a não ser se você tiver alguma deficiencia fisica que ainda não desenvolveram uma ''cura'' para isso haha.
Nativex

Veterano - nível 10

#460291 E aí, Mahaickon! Bão demais?
Primeiro, esquece essa parada que todos são iguais, cada um é de um jeito, pode ser que eu seja igual a você em uma característica, mas em outra você é melhor, enquanto numa terceira eu tenho vantagem, e por aí vai!

Segundo, a genética influencia nossa vida, mas de forma alguma ela é determinante. Tudo o que somos é uma combinação entre genética e aprendizado. Os genes te dão uma facilidade para alguma coisa, mas se você não treinar essa coisa ela não irá se desenvolver. Nada disso que você falou é determinado pela genética. Inteligência depende até mais de aprendizado do que de outra coisa. Foi comprovado cientificamente que o cérebro se altera com o aprendizado, e estou falando de alteração estrutural mesmo. Se quiser confirmar, procure por Kandel, o cara que provou isso e ganhou o Nobel com essa teoria. Nem a altura é determinada pelo genes, há casos de gêmios univitelinos (mesma carga genética) que tem altura diferente, por fatores como alimentação.

Isso não tem nada haver com mutação genética. Se você estudar mais neurologia, que é uma área de biologia, verá que tudo que aprendemos se deve a plasticidade neuronal e que a genética é coadjuvante nesse processo.

Portanto, esqueça essas crenças limitantes e corra atrás do que você quer!
Abraço!

Criador do tópico

MAHAICKON

Veterano - nível 9

#460309 Bao nativex e vc?
Eu tava pensando nisso que voce falou e faz muito sentido mesmo ate de um ponto de vista evolutivo
a mente foi criada nos seres vivos justamente para superar as limitaçoes fisicas e o cerebro pode sim ser mudado
eu vou procurar me informar mais sobre a neurologia,eu ate tenho um e-book sobre o assunto.
Obrigado a voce e a todos pelas respostas :ae