Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

DOMINANTTE - MEMBRO EXCLUSIVO
#392606 Faaala PUABASE!! Bão demais??

Tava lendo o ebook traduzido pelo nosso caro Savoy: "Magic Bullets - Bala Magica" e encontrei algo que nunca tinha visto de forma tão didática: Transições!!

Nas sarges eu fazia mas de forma amadora e o texto me fez lembrar de um monte de sarge que poderia ter dado certo se eu tivesse saído bem do opener

Mas porque cargas d'agua eu to postando um material que já está no PUABASE??

Dois motivos:

1 - A tradução tá bacana mas alguma partes ficaram parecendo que foi uma tradução do Google, meio sem sentido e eu tive que ler umas 3 vezes alguns paragrafos pra entender direito e deixar com sentido
2 - Pode haver mais pessoas, como eu que só precisa melhorar nessa parte e já tá cansado de ler ebooks por aí

Chega de enrola, segue o texto adaptado e mais objetivo (resumido):

Magic Bullets - Capítulo 6: Transições
Neste Capítulo:
» Transições com o modelo
» Transições de Assunto
» Transições Observacionais
» Transições Frasais
» Não-Transição

TRANSIÇÕES COM O MODELO

Transições são pontes que levam você da fase de Abertura para a fase de Atração.
Para começar a Atração, sua conversação com uma mulher ou o grupo deve ter alcançado o ponto onde você tem a liberadde de discutir uma variedade de assuntos para expressar emoção.
Nós chamamos este tipo de interação de conversação normal.
Uma vez que você está pronto para começar uma conversação normal, a fase de Transição está completa.

TRANSIÇÕES DE ASSUNTO

Uma transição de assunto usa a resposta dela ou do grupo dela para o seu abridor mudar o assunto para uma nova conversação.
Por exemplo, se você está usando o abridor “meu amigo Dudu simplesmente acabou o namoro com sua ex-namorada e ele queria reconquistá-la” do Capítulo 5, ela menciona algo como que a melhor amiga vai voltar para casa em Londres onde recentemente aconteceu em uma situação similar.

Se você for rápido, você vai procurar uma oportunidade para uma transição de assunto imediatamente, e interrompê-la confirmando que ela é de Londres.
Quando ela fala algo continuando sua interrupção, você muda para um assunto relacionado a Londres.
Não se estenda nisso, mas seja interessante o bastante a ponto que ela procure a conversação atual em vez da do Dudu.

Este diálogo deve ajudar a explicar.

Eu: Meu amigo Dudu está ali de camisa verde, simplesmente acabou com sua ex-namorada.
Quanto tempo você acha que ele tem que esperar antes de reconquistá-la?

Ela:Humm, eu não sei.
Minha melhor amiga Jane voltou para casa em Londres com esta mesma situação, com dois caras, mas ela já estava saindo com um ...

Eu (interrompendo): Você é de Londres? Minha nossa, eu acabei de chegar de lá.
Passei por ótimos momentos lá.

Ela: O que você estava fazendo em Londres?
…e nós entramos na fase de Atração (Capítulo 7).

Se ela ignorar que você falou de Londres e voltar ao assunto do Dudu, isso quer dizer que ela não está especialmente interessada em mim ainda.
Ou não deve dizer nada disso.
Mas isso não importa.
Tenha um controle de quadro forte e assegure-se que a conversa siga em frente, e não volte atrás.

Vamos voltar ao ponto da conversação em que eu interrompi ela.

Eu (interrompendo): Você é de Londres? Minha nossa, eu acabei de chegar de lá.
Passei por ótimos momentos lá.

Ela: É, então Jane acabou decidindo que ela não poderia estar com os dois, então ela acabou com ambos...

Eu (interrompendo): Não é engraçado o jeito que o povo Britânico fala devagar, até parece mais educado? Um amigo meu abriu um restaurante em Mayfair e até os zeladores falavam que nem uns PhDs da universidade de Harvard, até quando eles falavam sobre produtos de limpeza e mesas. Você percebeu isso?

Ela: É, tipo assim, mas faz anos que eu não passo lá em Londres.

Eu: Sério? Bem, eu adoro Londres. Eu e meu amigo fomos sobrevoar a cidade de helicóptero, e…
…e nós seguimos em frente na fase de Atração (Capítulo 7).

A propósito, você não precisa interromper para fazer uma transição de assunto dar certo.
Mas você não vai precisar voltar a conversação para achar sua transição de assunto.
Por exemplo, suponha que nós continuamos a falar sobre Jane e Dudu por um tempo.
Alguns minutos depois, não vai parecer uma conversa natural se eu começar a falar sobre Londres.
Vai parecer que você está se matando para manter a conversação, o que poderia telegrafar meu interesse nela antes que eu tenha chance de atraí-la.

Uma tática mais avançada para criar as condições para uma transição de assunto com o abridor, em particular com sua própria abertura (veja “Abridores de Opinião” no Capítulo 5).
Por exemplo, depois de perguntar sobre a situação de Dudu, e ela dar sua resposta inicial, você pode mencionar que você e Dudu estavam falando sobre isto no no dia em que estavam viajando no avião...
(coloque mais detalhes da situação).
Nós chamamos esta referência a conversa do avião de “tópico aberto” e nós cobrimos este conceito em detalhes no capítulo 17 ou Storytelling ( Contando Histórias ).
Se ela pergunta sobre o avião em que você estava viajando, então ela abriu a porta para uma transição de assunto.

Para ser bom em transições de assunto, você precisa de boas habilidades de improvisação e conversações (estes você aprenderá com a prática), e deverá conter entusiasmo o bastante sobre o novo tópico para manter a conversação dos seus ouvidores(as) com você.

TRANSIÇÕES OBSERVACIONAIS

Uma transição observacional pode ocorrer quando você nota, aparentemente espontâneo, alguma coisa sobre ela ou o grupo. Esta observação pode ser mais ou menos neutra, embora que isto te dê uma oportunidade de provocá-la sobre isso mais tarde.

Para uma transição observacional dar certo, você precisa enfatizar a idéia para o(s) seu(s) ouvinte(s) que você realmente percebeu algo sobre eles e que tudo isso não foi planejado.
Espontaneidade é a chave aqui.

Transições Observacionais são frequentemente conectadas ao "Cold Readings". Cold Reading é arte de dizer as pessoas os truismos sobre a natureza humana numa forma que isto foi designado para eles. Aqui há alguns exemplos:

» Para uma mulher sozinha: Eu aposto que quando alguns caras se aproximam de você, eles pensam que você é difícil.
Mas eu não acho que isto seja verdade.
Minha intuição é que você é meio tímida, então quando você encontra novas pessoas, você coloca barreiras entre elas.

» Para duas mulheres: Certamente você (escolha uma delas á esmo) é a amiga boa (aponte para outra) e você é a amiga má. Até aí tudo bem.
Uma de vocês pode ser meu anjo e a outra pode ser meu demônio.
Do mesmo jeito que nós descemos a rua, eu segurando uma de cada lado, eu posso fazer as duas se sentirem seguras ao meu lado, e cada vez haverá uma decisão a ser feita, vocês podem sussurrar no meu ouvido e eu digo qual será a mais tentadora.

TRANSIÇÕES FRASAIS

Uma Transição frasal é uma espécie de “Não-Transição” com muletas.
A muleta é o que você vai dizer algo para conetar seu abridor para uma peça do seu material de Atração, como:

» Isso me lembra de...
» É igual quando nós...
» Sim, é legal, por que...

Você pode usar estes desde que não haja uma conexão entre o assunto do seu abridor e o que você irá dizer depois (o qual será a fase da Atração).

NÃO-TRANSIÇÃO

Usando não-transição diz que você simplesmente começa a falar sobre um tópico qualquer.
Isto deve parecer estranho ou desajeitado.
Na verdadem muitas pessoas -- especialmente mulheres -- não ligam se existe uma óbvia relação entre tópicos de conversa diferentes, desde que elas estejam entretidas.

Achei bem completo e espero ter ajudado muitos!!!

Fiquei um tempo aqui pra deixar tudo bonitinho, se você achou que compensou dá uma agradecida :D

Abss
KakoG

Veterano - nível 6

#392741 Esse é um dos temas que acho mais importante na abordagem, a transição do opener. Você tem que saber usar para o resultado ser o esperado.
Obrigado pelo post. Esse é um dos mias explicativos sobre o tema.

Criador do tópico

DOMINANTTE - MEMBRO EXCLUSIVO
A L L I S O N escreveu:Mas não é que o malandro aqui fazia isso inconscientemente...?

:omg

hehe, mais carioca não vale :palhaco

o pessoal daí tem vantagem nessa parte naturalmente...
Danilo R.

Veterano - nível 9

#394261 Demais !!

Obrigado por explicar tudo de uma maneira clara e bem fácil de entender.
Deu pra ter umas ideias muito boas disso.
Além de arrumar bonitinho ficou muito bom pra entender a temática das transições

valeu
S M I T H

Veterano - nível 10

#429634 Muito bom camarada .

Eu , se não me engano já tinha visto, ou ouvido falar desse livro, sempre elogiado e tal, realmente parece ser um conteudo de otima qualidade, Quero agradecer sua iniciativa, de colocar isso aqui, de forma mais objetiva.

O assunto, não poderia ser melhor, eu sempre me perdi muito em transições, e as vezes fico tão ancioso que começo a puxar topicos de conversa, de tudo quanto é lafo hahaha.. Isso é muito tenso .

Obrigado cara, Abração.
Smith's

Aprendiz

#478794 Cara, esse tópico especificou minhas dúvidas sobre transições. Perfeito!! Tenho que ler esse livro!!
Eu sempre ficava me perguntando e procurando uma forma de transicionar de uma fase pra outra sem ficar com aquele ar de "forçando os assuntos", pra mim tinha que ser de uma maneira "natural e espontânea" só que não sabia como fazer isso!
Valeu Brother!
Abraços