Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

JC#1

MEMBRO PROFISSIONAL

#128812 Fundamentos

No instante em que você se afasta dos fundamentos, tudo pode ir por água abaixo.

Os fundamentos foram a parte mais crucial do meu desempenho na NBA. Tudo o que fiz e conquistei está relacionado ao modo como lidei com essas técnicas e como as apliquei de acordo com as minhas habilidades. São os pilares que fazem com que tudo o mais funcione. Não importa o que você esteja fazendo ou tentando realizar - não deve ignorar os fundamentos se o seu objetivo é ser o melhor. Há muitas pessoas com grandes habilidades, mas se não sabem aplicá-las em situações específicas ( nota do JC: um close rápido no night game por exemplo hehe - ou até mesmo no daygame), qual a sua utilidade? Não basta ter uma impulsão extraordinária. Será que você consegue arremessar bem o suficiente para pontuar se não estiver numa posição de enterrada? E daí se você é capaz de decorar um livro inteiro para fazer uma prova? Você realmente aprendeu alguma coisa?

Mas alguns não encaram as coisas desse jeito. Estão atrás de gratificação instantânea, então, às vezes, tentam pular algumas etapas ( Nota do JC: Nós não queremos gratificação instantânea e também não pulamos algumas etapas, mas, por outro lado, "pulamos" alguns métodos como por exemplo o direct, que nos possibilita um close rápido.) Talvez não pratiquem o controle de bola porque têm pouca posse de bola durante as partidas ( Nota do JC: Talvez não obtemos closes rapidamente porque temos preguiça ou até medo de chegar já demonstrando muito interesse, talvez até tenhamos uma dose um pouco exagerada de moralidade e nos sentimos mal com a ideia de chegar e segundos depois já ir beijando). Talvez não desenvolvam técnicas apropriadas de arremesso porque apostam totalmente na sua estatura para marcar pontos ( Nota do JC: Será que estamos apostando totalmente no indirect/ natural e no daygame? Temos que explorar novos horizontes hehe). Pode ser que você consiga ir levando nas etapas iniciais, mas, cedo ou tarde, suas limitações aparecerão.

É como se alguém estivesse tão empenhado em compor uma obra-prima que não se desse ao trabalho de aprender a escala musical. E não dá pra fazer uma coisa sem saber a outra. No instante em que você se afasta dos fundamentos - seja a técnica perfeita, a ética no trabalho ou a preparação mental - tudo pode ir por água abaixo no seu jogo, no seu trabalho de escola, no seu emprego ou no quer que esteja fazendo. Vejamos a NBA. Há atletas que, apesar de terem grandes habilidades, não conseguem superar suas dificuldades. Por quê? Porque não dominam os fundamentos, não possuem a base sobre a qual podem se desenvolver. Observem todos aqueles jogadores enormes que eram astros da universidade, mas que acabaram no banco de reservas na NBA. Alguns até conseguiram subir de nível após outro por causa de seu tamanho e força. Mas, quando tentaram chegar ao nível máximo, isso não foi suficiente - já era tarde demais.

Na Universidade da Carolina do Norte, todo mundo dizia que Dean Smith estava reprimindo meu potencial. Em tom de brincadeira, eles falavam que o treinador era o único sujeito no mundo capaz de fazer Michael Jordan ficar abaixo dos 20 pontos. Mas ele me ensinou o jogo, me fez compreender a importância dos fundamentos e como aplicá-los às minhas habilidades individuais. Foi isso que me transformou num jogador completo. Quando cheguei à NBA e tive que aperfeiçoar diferentes aspectos do meu jogo, arremessando ou defendendo ( Nota do JC: Associa esse arremessando ou defendendo a Direct ou Indirect, Day Game ou Night Game), eu tinha a base - sabia como chegar lá.

A partir do momento em que entendemos a importância dos pilares da construção, começamos a compreender a operação como um todo. E isso nos permite atuar de modo mais inteligente, seja na faculdade, nos negócios ou até mesmo em família. Foi isso que fez Larry Bird ( Astro do Boston Celtics com vários títulos de campeão da NBA. Um jogador branco com pouca capacidade física, que, apesar disso, se transformou em uma lenda do basquete) um jogador tão excepcional. Ele dominou a essência dos fundamentos a tal ponto que conseguiu superar suas limitações físicas. Falando assim parece fácil, mas não é. É preciso monitorar constantemente a execução dos fundamentos porque a única coisa que pode variar é a atenção que você dedica a eles. Os fundamentos nunca vão mudar.

Tudo se resume a um lema muito simples: existe um jeito certo e um jeito errado de fazer as coisas. Você pode praticar arremessos durante oito horas por dia, mas, se a sua técnica estiver errada, tudo o que irá conseguir é se tornar muito bom em arremessar a bola do jeito errado. Domine os fundamentos e o seu desempenho será sempre crescente. Mas, se você se afastar dos fundamentos, tudo pode ir por água abaixo.

Ponto a Ponto - Comentários do Bernadinho ( Aquele mesmo, o técnico de volley)

* Em qualquer área de atuação é preciso identificar os fundamentos essenciais que constituirão os pilares da construção de uma carreira. Como o próprio Jordan diz, não devemos buscar atalhos nem pular etapas, e sim lançar mão de todas as ferramentas necessárias a um crescimento profissional permanente. Sem uma base sólida - ou seja, fundamentos bem trabalhados - , esse desenvolvimento será comprometido.

* Se analisarmos a carreira vitoriosa de Jordan e todos os momentos nos quais, sob enorme pressão, ele soube se superar, chegaremos à conclusão de que o perfeito domínio dos fundamentos foi a chave para o seu sucesso.

* O comentário sobre Dean Smith ser o único treinador no mundo capaz de limitar Michael Jordan ao máximo de 20 pontos por partida merece uma reflexão. O treinador reconhecia o enorme talento de Jordan, mas tinha como missão transformá-lo num atleta completo, com domínio absoluto de todos os fundamentos, portanto com capacidade para ser bem-sucedido em qualquer nível de competição. Não queria um "solista", preocupado apenas em fazer cestas, mas um jogador que atuasse em todas as frentes e levasse sua equipe aos títulos.

Retirado do livro: Nunca Deixe de Tentar
Autor: Michael Jordan

Abração!

-JC#1
2bePUA - MEMBRO EXCLUSIVO
#129185 concordo muito!

e isso se aplica nas mais diversas áreas da vida...vc sempre tem que aprender a caminhar antes de conseguir correr!
Taurus - MEMBRO EXCLUSIVO
#129390 Mto legal o post,

A unica coisa que acrescentaria seria deixar em destaque a frase "compreender a importância dos fundamentos e como aplicá-los às minhas habilidades individuais.". Principalmente no contexto do PUA, que muitos caras acabam se tornando verdadeiros robos, quando aplicam rotinas e tecnicas sem sequer pensar em adapta-las para se mesmo.
wil0

Aprendiz

#129626 Michael Jordan é um exemplo de perseverança e motivação. Muito obrigado pelo post, não apenas pelo PUA, mas são textos como esse que devemos refletir e ter em mente antes de qualquer decisão. Valeu cara!
Prophet

Veterano - nível 4

#129800 Valeu pela grande contribuição JC ,também sou fã do jordan foi um homen muito a frente do seu tempo,exemplo pela sua dedicação e empenho.
Sobre o texto concordo em primeiro se estabelecer certas bases para depois acontecer o desenvolvimento segundo a individualidade de cada um.
Estou nesse momento fortalecendo as bases,após anos de comportamentos bethas.Agora com os pilares e as bases levantadas,todo construção irá bem.
smyt

PUA EXPERT

#129857 Eai JC blz?

Otimo texto JC muito motivador, e importantissimo para um desenvolvimento completo.
Quando iniciei no PU queria saber coisas só sobre o indirect, mais com o passar do tempo
pude perceber que não era apenas esse estilo que existia e era eficas, mas sim outros
estilos como direct, natural.
Agora estou sempre miisturando os metodos, tento usar aquele que acho adpitavel
a situação presente, sempre dando o melhor que eu posso, ou pelo menos oque acho ser o melhor
e o certo.

Tudo se resume a um lema muito simples: existe um jeito certo e um jeito errado de fazer as coisas. Você pode praticar arremessos durante oito horas por dia, mas, se a sua técnica estiver errada, tudo o que irá conseguir é se tornar muito bom em arremessar a bola do jeito errado. Domine os fundamentos e o seu desempenho será sempre crescente. Mas, se você se afastar dos fundamentos, tudo pode ir por água abaixo.

ta i otimo!

flw. Abraços.