Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

secret_affair

Aprendiz

#193799 Olá, amiguinhos e amiguinhas (é agora tem mulher aqui...triste!)

Hoje vou escrever a respeito de algumas coisas que eu vejo na academia e consigo relacionar com a vida.É só um textinho de reflexões. Nada muito sério.

[centro]ACADEMIA E SUA VIDA[/centro]
ou: O que eu tenho aprendido sobre minha vida fazendo academia


Academia era uma coisa que era pouco comum até um tempo atras. Não existia a cultura na academia.
Hoje as coisas são diferentes. Na minha família todos vão na academia, mamãe, papai, irmão e até eu.

E a surpresa vem do ''até eu''. Sinceramente, até uns 2 anos atras eu não acreditava que um dia eu poderia frequentar uma academia, acontecia que eu achava tudo aquilo tão estranho e não natural. Pois bem, eu estava errado. Sobre quase tudo.

Apesar de não ser a única forma de manter a saúde física a academia hoje deve ser de longe a mais procurada. E bem, como não poderia deixar de ser eu fui atras da academia para meu aperfeiçoamento fisico. Foi uma das melhores decisões que eu tomei na vida.

Para mim, frequentar uma academia serviu como um lembrete que eu posso fazer tudo aquilo que eu acho que não deveria fazer. E a partir dai eu deixei de encontrar coisas que eu não deveria fazer e passei apenas a fazer tudo que eu acho certo ou natural.

Além disso, a academia é um grande exercício de não julgamento.Eu me vi na impossibilidade de julgar qualquer coisa na academia, primeiro pq eu não conseguia levantar peso algum... era uma coisa feia de se ver. A ideia de evitar sempre o julgamento não foi culpa só da academia... era um pensamento que eu já vinha desenvolvendo, mas a academia me ajudou muito com isso.

Durante meus treinos eu fui encontrando alguns esteriótipos básicos da academia. Esteriótipos são quase julgamentos e por isso tenho um certo receio de coloca-los aqui. Porém acredito que grande parte dos usuários desse fórum serão capazes de entender que a existência dessas características nas pessoas não são determinantes.

Vamos ao primeiro esteriótipo que vai nos ajudar a entender a persistência...

O RAPAZ QUE FOI SÓ UMA SEMANA

Esse poderia ter sido você na primeira semana. O rapaz (ou garota) de uma semana é aquele que começou e parou. Os motivos são tão variados quanto os membros desse forum. Entretanto a solução é única: PERSISTÊNCIA.

É a partir daqui que eu tirei a primeira lição de vida na academia.
As vezes é necessário apenas persistir por um tempo.

Digo isso porque eu já percebi que depois da primeira semana tudo fica mais fácil.Na vida as coisas tendem a ser assim mesmo.Talvez você só precisa persistir um pouco para conseguir resultados melhores. Não estou dizendo para persistir em algo para o resto da vida. Isto é burrice, insistência do erro. Porém, persistir por um tempo conforme a situação pode ser o caminho da solução.

O RAPAZ QUE FOI POR 3 MESES

Além do rapaz que foi por uma semana e parou, tem o que foi 3 meses e parou.Aqui eu já vejo outra coisa que é essencial para alcançar resultados: DISCIPLINA.

Diferente do primeiro esteriótipo, este aqui conseguiu vencer a primeira semana persistindo, talvez fosse só teimosia. A persistência não consegue vencer 3 meses na academia. A carga emocional para tanta persistência assim tem medidas astronômicas. Neste caso, o que vale mesmo é a disciplina.E daqui vem minha segunda lição.

Resultados de longo prazo só surgem com disciplina


A disciplina é a mesma que motiva o rapaz a continuar a academia por anos a fio e garante que em uma viagem de 10 dias ele consiga voltar pra academia sem pressão nenhuma. Disciplina é tão importante que é até dificil falar a respeito.

Uma dica que tem funcionado para mim: APENAS FAÇA. Vai lá e faça, não fique pensando a respeito.
Comece pequeno, ajuda com a mudança dos hábitos.

20 ANOS DE ACADEMIA COM ORGULHO

Esse é o, antes rapaz, agora tiozão que vai na academia desde quando a gente chamava a Rússia de URSS. Ele faz a mesma sequencia e treino desde quando você estudava no colegial. E mesmo assim está feliz com a situação. Posso dizer que eu não sei como eu faria um coisa dessa. Mas ele consegue.

Pois bem, este é um outro exemplo de disciplina.. que só mostra como é possivel alcançar otimos resultados no longo prazo usando a disciplina. Provavelmente esse tiozão é mais forte que você e levanta todos os pesos da academia mais duas pessoas no leg press enquanto você coloca lá 140 kilos e faz força.

Vejo neste caso ainda uma importante busca por um objetivo. Alguns desses são obstinados pela competição, fazem maratonas e outras atividades esportivas em busca do reconhecimento máximo: a vitória.

Em doses precisas essa busca é tão saudável quanto os 20 anos de academia.

O BOMBADÃO

Não importa o que você vai dizer. Este é o macho alpha dentro do grupo social da academia. Ele é seguido por alguns outros que na epoca que os humanos se organizavam em tribos para caçar, eram apenas caçadores coadjuvantes enquanto ele era o macho alpha. Geralmente este macho alpha faz par com a gostosona da academia, a fêmea alpha, no sentido de formar o casal alpha.Mas isto tudo não passa de comportamento social animal.

Aqui está a tão bonita terceira lição da academia sobre a vida.

Sempre vai existir alguém melhor que você. Esta pessoa vai dominar este ambiente e possuir todas as caracteristicas sociais que o status alpha o permite.


Ok, conviva com isto. Não há muito para ser feito. O nosso mundo é tão vasto quanto a velocidade de expansão globalizada permita que ele o seja. Apesar disto não esqueça que em dado momento você pode alcançar o status alpha e este é com certeza a sua chance de dominar o ambiente. Seja obstinado por alcançar o status alpha nos ambientes que você frequenta, mas não esqueça dos seu valores e de priorizar os ambientes para não gastar energia com ações que não geram resultados.

O FRANGO

Sempre existe o melhor. E o pior também. Saiba lidar com isso.
Não estou dizendo para você se cruzar os braços e deixar a vida levar.Logo logo, o frango deixa de ser frango e você passa automaticamente a ocupar o espaço que era dele. Se tornando o macho beta.
Por isso, uma outra lição:
Esperar por resultados sem se dedicar a eles é tão estupido quanto esperar por milagres financeiros. Não se estabilize no status quo. Avance. Seja obstinado por alguma coisa e por todas elas ao mesmo tempo.


______________________________________________________________________________________________

Isto é o que eu tenho para falar sobre esteriótipos. Poderia escrever mais coisas mas acho que não valeriam a pena ser lidas. São coisas que tem que ser geradas como epifanias naturais.

Pense um pouco a respeito disso... e lembre que eu ainda não falei sobre como o seu treinamento é semelhante a vida... ir aumentando os pesos... diminuindo ou aumentando séries e mudando os grupos musculares na semana.

Se você gostou deste texto, procure ler os outros que eu tenho escrito para o PUABASE.

Eu não gosto de falar de sedução. Eu falo sobre como levar a vida da maneira mais completa possivel. Seduzir é só mais uma forma de completar toda essa sua vida.

usando-uma-interacao-controlada-para-medir-o-pua-t17042.html
a-forca-do-keep-walking-t15080.html?hilit=Keep%20Walking#p138609
breve-ensaio-sobre-como-o-pua-esta-mudando-minha-vida-t17768.html
fab123

Veterano - nível 1

#193995 Achei muito interessante sua observação e se notarmos podemos ver tb a gigantesca semelhança das artes marciais com o mundo, com a vida em geral.

Por exemplo no jiu jitsu: Sempre tem as pessoas que começam a treinar, alguns fazem apenas por fazer sem nenhum objetivo, outros fazem e querem ficar bons, mas esquecem que tem que treinar muito.

Os que sempre falam mais, geralmente são os piores, quem é bom mesmo não precisa disso. Temos em toda equipe um líder. Temos pessoas que são graduadas, algumas são humildes e querem sempre ensinar, outras se acham melhores que os outros e esquecem de que não são ninguem.

Conseguimos ver que nós não somos melhores que ninguém, sempre terá alguem que poderá nos vencer. As vezes é dia, não conseguimos dar 100% de nós e acabamos ficando frustrados, mas em compensação quando conseguimos a sensação é a melhor do mundo !

Temos que sempre vencer de nós mesmos, nos superar sempre. Sempre temos desafios e aprendemos a nao fugir deles mas sim começar a apreciá-los.

Tem tantas outras coisas que aprendemos com as artes marciais, que se ficasse escrevendo aqui não acabaria nunca. Mas acredito que a principal lição de todas seja que não conseguimos nada sem dedicação e comprometimento.