Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

clarkkent - MEMBRO EXCLUSIVO
#272360 galera, seguinte... preciso de opiniões.... por favor...

a situação atual é que estou empregado, tenho um carro (financiado, consome 39% do salário a prestação) e pra não ajudar estou com muitas contas (chegam a um total de 4x o meu salário)...

a questão é: pensei em vender o carro, ficar uns meses sem ele para poder acertar minhas contas, e assim q acertar volto a comprar outro carro...
mas dentro de mim fica o dilema de que se eu me desfazer do carro, então eu estou "caindo", perdendo... acredito q meu orgulho esteja demais pra me permitir desfazer do carro....

tb sei que pra comprar outro, esse ano ficou mais dificil pra financiar q no ano passado, entao vou pagar mais caro, só que sem contas fica mais facil né...

então, o q acham? estou sendo orgulhoso? o q vcs fariam? afinal, nossa saúde financeira interfere na vida social, amorosa....
Rabinson

Aprendiz

#272756 Amigo, eu faria assim.
1º) Analisaria o valor do carro. Vendendo ele daria pra comprar um mais simples? Mesmo que for um popular, diminuindo o valor da parcela, e quem sabe, sobrando algum pra ajudar a pagar uma parte das dívidas?
2º) Dívidas de cartão de crédito são foda, se vc tá nessa, faça um empréstimo no banco pq os juros são bem menores e mais fáceis de serem pagos. Depois de pagas as contas deles, quebre eles e mantenha um apenas com um limite razoável e baixo;
3º) Dívidas de cheque especial é o mesmo sistema do cartão, empréstimo costuma ter parcelas menores. (pra financiamento recomendo vc procurar uma cooperativa de crédito que tem juros ainda mais baixo)
4º) Se os problema forem as parcelas com empresas, o melhor que tem é ir lá e negociar com algumas. Diminuindo o valor. Seja franco e fale que vocÊ quer pagar as dívidas, mas que está enfrentando problkemas financeiros e eles precisam diminuir o valor que vocÊ tem que pagar ou vc não terá como pagar e eles ficarão com a dívida;
5º) Auto controel na hora de comprar é muito importante. Eu sempre olho os modelos de roupas e tenis que gosto e prefiro comprar sem a marca, pois acabam saindo mais em conta, mesmo que o modelo seja o mesmo.

O livro recomendado na outra resposta é mt bom e recomendável pra todos que querem melhorar a sua vida financeira.

Qualquer coisa estamos aí.
Abraços e boa sorte.

Criador do tópico

clarkkent - MEMBRO EXCLUSIVO
#273294 Ludovicus obrigado pela indicação do livro... ja comecei a ler... muito bom msm...

Rabinson escreveu:Amigo, eu faria assim.
1º) Analisaria o valor do carro. Vendendo ele daria pra comprar um mais simples? Mesmo que for um popular, diminuindo o valor da parcela, e quem sabe, sobrando algum pra ajudar a pagar uma parte das dívidas?
2º) Dívidas de cartão de crédito são foda, se vc tá nessa, faça um empréstimo no banco pq os juros são bem menores e mais fáceis de serem pagos. Depois de pagas as contas deles, quebre eles e mantenha um apenas com um limite razoável e baixo;
3º) Dívidas de cheque especial é o mesmo sistema do cartão, empréstimo costuma ter parcelas menores. (pra financiamento recomendo vc procurar uma cooperativa de crédito que tem juros ainda mais baixo)
4º) Se os problema forem as parcelas com empresas, o melhor que tem é ir lá e negociar com algumas. Diminuindo o valor. Seja franco e fale que vocÊ quer pagar as dívidas, mas que está enfrentando problkemas financeiros e eles precisam diminuir o valor que vocÊ tem que pagar ou vc não terá como pagar e eles ficarão com a dívida;
5º) Auto controel na hora de comprar é muito importante. Eu sempre olho os modelos de roupas e tenis que gosto e prefiro comprar sem a marca, pois acabam saindo mais em conta, mesmo que o modelo seja o mesmo.

amigo, primeiramente muito obrigado...

li o q vc disse, refleti, e vi que tenho q eliminar esses cartoes e especial... só to pagando juros na verdade...
auto controle tb vai ser fundamental pra mim...

obrigado pela ajuda!
Eunir Augusto

Aprendiz

#273318 Cara, vou salvar sua vida financeira agora:

http://www.minhaseconomias.com.br

Larguei o carro, andei de busão por um ano, comprei uma motinha Dafra (de entregador de pizza) e fiquei 2 anos com ela, e to pegando semana que vem minha Kasawaki Ninja preta!

http://www.kawasakibrasil.com/produtos-cores.asp?ID=3

As RMLP que se mantiveram fiéis a mim, continuarão comigo. As demais, que irão voltar atrás, ganharão um belo chute na bunda! hehehe

Sua saúde financeira vale mais do que qquer "xoxota"

Abraços.