Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Bchianca

Aprendiz

#232437 Pessoal, percebi ultimamente que os membros do fórum tem utilizado muito as nomenclaturas “Beta” ou “Alfa” pra se referir aos outros, estudantes de PU (que não necessariamente são PUAs) ou não de forma indiscriminada e muitas vezes errônea e exagerada. Por isso decidi criar um artigo que exprimisse a minha idéia sobre o verdadeiro Alpha e o verdadeiro Beta pra tentar mudar um pouco isso ou ao menos levar o pessoal a pensar um pouco, quem sabe pode ser um artigo importante pra a evolução do fórum e dos membros.

Na biologia, o macho alfa é o líder. Ele é no grupo o que tem mais força, habilidade para caça, facilidade para tomar decisões, personalidade marcante e bravura. O Alfa tem prioridade em copular com as fêmeas, se alimentar, ou em qualquer atividade que envolva sobrevivência ou propagação dos seus genes, que são os mais fortes do grupo. Quando aparece um macho alfa de maior grau, um macho “mais alfa”, este duela com o alfa anterior e vence, tornando-se o alfa do grupo e reduzindo o perdedor à classe de “beta”, isso quando não há a morte do perdedor. Quando há a morte do macho alfa do grupo, seja por velhice, combate ou outro motivo qualquer, um macho beta, o melhor do grupo, é promovido a alfa.

Estendendo este princípio para a nossa sociedade, podemos observar desta forma que não há uma guerra propriamente dita - física - mas sim um jogo de postura e palavras que definem quem será o alfa (dominante) naquele grupo, que nunca é um macho alfa absoluto, mas sim o mais alfa. Aquele que, dentre os machos do grupo, reúne a maior quantidade de características dominantes. O que eu venho aqui propor é que todos, estudantes de PU ou não, temos um grau alfa, que pode ser o maior ou não no grupo e é este grau que define se seremos o dominante ou não, ou seja, o alfa ou um beta naquele determinado.

Podemos então dividir os machos em três grandes grupos:
1- Macho Alpha – Aqueles que reúnem as características para, naquele momento, dominar o grupo, mas que a qualquer momento podem ser superados.
2- Machos Beta Superiores – Aqueles que reúnem características para talvez, serem alfas em outro grupo, mas que nesse grupo foram superados pelo alfa. São os que potencialmente podem vir a substituí-lo, passando a liderar o grupo.
3- Machos Beta Inferiores – Aqueles que reúnem algumas das características para dominar, mas não todas. Jamais dominarão, pois sempre existirão no grupo outros machos, com características melhores, que serão os dominantes.
4- Betas Completos – Aqueles que reúnem nenhuma ou quase nenhuma das características para se tornar um alfa, são os “perdedores completos”, os piores machos do grupo.

Ou seja:
• Um beta jamais será um alfa, por não possuir qualidades para tal.
• Aquele que acusa alguém de ser um beta, nada mais é do que tal beta tentando auto-afirmação, tentando diminuir o outro pra parecer maior, ou melhor.
• É impossível “estar” alfa, pois alfa é “ser”, não “estar”,
• Cuidado, ser estudante de PU não te torna um Alfa.
• O mais próximo que um Beta pode chegar de ser Alfa é mimetizar o comportamento de um alfa. Isso, no entanto, não o torna um.

Então é isso, espero que não seja algo repetido e que vocês tenham entendido a minha visão e principalmente que tenham gostado. Feedem, por favor.
Editado pela última vez por Bchianca em 07 Abr 2011, 01:41, num total de 1 vezes
Soul_Killer

Veterano - nível 5

#232442 Concordo com tua teoria Bernardo, mas e tipow o Mystery anda com o Matador , um deles e beta entao? ou os 2 sao alphas? So pode ter um alpha? Nao seria mais facil denominar usando Alpha Beta Gamma Epsilon Dzeta .... Omega?
G.Vini

Veterano - nível 9

#232448 Acho uma tremenda besteira essas denominações de "ALFA" e "BETA", na verdade existe HOMENS e MENINOS, e outra bobagem é esse negócio de que pra chamar a atenção voce tem que SEMPRE dominar o grupo, voce tem que ter sempre influência no grupo, é diferente.

Igual voce citou , pode chegar um cara desconhecido e "dominar" o grupo, mas ae que esta, que tem mais influência nas decisões voce ou ele?

quem tem mais respeito no grupo, voce ou ele?

abraços.
Editado pela última vez por G.Vini em 07 Abr 2011, 01:54, num total de 1 vezes

Criador do tópico

Bchianca

Aprendiz

Soul_Killer escreveu:Concordo com tua teoria Bernardo, mas e tipow o Mystery anda com o Matador , um deles e beta entao? ou os 2 sao alphas? So pode ter um alpha? Nao seria mais facil denominar usando Alpha Beta Gamma Epsilon Dzeta .... Omega?

Não sei como funciona o jogo deles em campo, pois, infelizmente, não tive a oportunidade de observar. :lingua
Mas caso os dois venham a abrir um mesmo grupo e prosseguirem jogando com o mesmo objetivo, com certeza um deles vai se sobressair e chamar mais atenção do grupo. Claro que será uma briga de alto nível, pois ambos tem características de macho dominante, mas toda batalha tem que resultar em um vencedor e um perdedor.

Criador do tópico

Bchianca

Aprendiz

Guigo escreveu:Acho uma tremenda besteira essas denominações de "ALFA" e "BETA", na verdade existe HOMENS e MENINOS (1), e outra bobagem é esse negócio de que pra chamar a atenção voce tem que SEMPRE dominar o grupo, voce sempre tem que ter influência no grupo, é diferente (2).

Igual voce citou , pode chegar um cara desconhecido e "dominar" o grupo, mas ae que esta, que tem mais influência nas decisões voce ou ele?(3)

quem tem mais respeito no grupo, voce ou ele?(4)

abraços.

(pra facilitar a resposta, enumerei as "duvidas")
(1)Guigo, a verdade é que, a partir do momento que temos dois HOMENS, segundo o seu conceito, é da nossa natureza (instinto) que um deles prevaleça, isso é natural, não é escolha.
(2)Quanto a dominar, não falo na forma bruta, isto é, na minha opinião, uma forma arcaica de pensamento. Um tanto quando exageradamente machista.
(3)Eu, por exemplo, já entrei em grupos e no mesmo dia mudei totalmente a decisão que eles tinham feito de onde iriam almoçar.
(4)Quanto ao respeito, isso já é algo que se relaciona com a amizade e se constrói com o tempo, não convém misturar as coisas.
BartZ

Aprendiz

#232467 Concordo com tudo. Os membros do Chat vêm se preocupando muito em serem alphas isso, alphas aquilo... Eu entendo eles. A gente acaba ( querendo ou não ) colocando nosso eu do passado como Beta, e nossa META a ser atingida como Alpha.

Mas na verdade só existe 1 alpha em um grupo. É quem toma as decisões. É quem decide tudo. E é perceptível pra qualquer pessoa do grupo, quem é o Alpha.

Abraços. ;D :yaaah
Engineer

Aprendiz

#232494 Pow, parando pra pensar, quanto mais a gente tenta ser alfa, mais acabamos sendo beta... Ótimo post cara! :yaaah
Editado pela última vez por Engineer em 07 Abr 2011, 02:50, num total de 1 vezes
Luxuria

#232498 Eu penso da seguinte forma:

Existem 3 níveis, Alpha, Beta e Omega

O Alpha é o que todos nós já sabemos.. o líder, todos o seguem e bla bla bla

O Beta é aquele cara que apresenta características de um Omega.. mas com o intuito, com a força de vontade de se tornar um Alpha. O cara que está a um passo de virar Alpha.

Já o Omega seria o antigo beta com o qual estamos acostumados a lidar, só que com a exceção de que ele nem ao menos faz um esforço para poder mudar. Sabe os erros, tem o necessário para evoluir mas prefere se manter como Omega. Prefere ser o último colocado...
zlpg

Veterano - nível 9

#232502 [centro]Eu concórdo com o Instigante, o alpha sempre vai ser aquele mais 'bem sucedido', aquele que mais lidéra, aquele que não tem medos (poucos medos, todo mundo tem medo de algo)..

..e o Béta é aquele que não se dedica em nada do que faz, aquele que não procura melhorar..

Abraço !

zlpG@[/centro]
Kaaos77

Veterano - nível 7

#232568 Acho escroto essa idéia de que ser Alpha é liderar o grupo.
.
Não necessariamente o líder tem o poder. Uma criança manhosa domina os pais, será a criança o Alpha.
.
Ter poder e dominar o poder é muito mais, muito superior do que só liderar. A Liderança é uma das formas de poder, e talvez a mais fraca pois te expoem demais.
.
Pior mesmo é aquele cara que é poligâmico e se acha alpha porque come algumas h.bs, se acha superior aquele cara que talvez é Monogâmico. É impossível ser superior aa uma pessoa em todas os aspectos, isso me soa a arrotar arrogância, quem se denomina foda demais está fadado a morar com máquinas e não com pessoas com seus egos e crenças naturais.