Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

PedroPoa

PUA Avançado

#666259 Salve galera!
Apos 3 semanas de leitura finalmente acabo de ler a obra-prima do MM e noto uma grande mudança na forma de pensar e interagir com o mundo.

Sendo assim, abaixo segue minha conclusão sobre o MM:

Ao terminar de ler o livro, percebi que se o leitor faz uma leitura sem uma análise crítica da obra, ele julga o método como uma fórmula matemática que ao inserir no meio social tu obtém um resultado X. Mero equívoco. Pra começo de conversa, acho que o fórum já passa essa idéia equivocada para os PUAs no momento em que define o PUABASE como um fórum de Engenharia Social (Para mim é um fórum de Filosofia Social).

Caramba! Soa muito mecânico esse termo neh?! Cara, engenharia se utiliza na construção de prédios, carros e, com um grande nível de imprecissão, na recuperação de ecossistemas. Mas no meio social? Me poupem viu! A mente humana é complexa e volátil de mais para que possamos simplesmente enquadrá-la em padrões de comportamento (como a matemática interpreta o mundo), obtendo um resultado específico. Repito: indepentende de como tu aplica a fórmula: Opener + Rotina + Conforto + Sedução o resultado pode ser X, mas também Y, Z, etc...

Lembrem-se, cada pessoa tem um estado de humor que varia conforme o contexto - o meio que ela está inserida. Se estivessemos em condições normais de temperatura e pressão (que nem a física simplificada do ensino médio) acredito que a engenharia social talvez tivesse mais sentido, mas não, o meio ambiente é um espaço muito complexo e que está em constante transformação. Dessa forma, as pessoas que estão inseridas nele também serão alvo dessa mudança, simples assim (ironia da minha parte, haha).

Ou seja, o MM é, como diz o nome, um método, não uma fórmula. A característica do método é que ele pode ser moldado às mais diversas características de ambientes, assim como ele pode (e deve) ter um conteúdo de ação que possua uma forte congruência com quem aplica. No momento em que tu percebe como moldar o MM a teu favor, tu percebe que tudo o que tu viveu até hoje pode ser reciclado e utilizado nas tuas mais diversas formas de interação (openers, rotinas, etc), fazendo com que tu dê mais valor a toda a tua história de vida.

Resumindo: para mim o MM é uma síntese de tudo o que já foi vivênciado na história da humanidade e a sua leitura possibilita que tu faça exatamente isso com a tua história pessoal, afinal, em decorrência de tudo o que vivemos até hoje, o aqui e o agora é o nosso momento mais evoluído da nossa história. Sejamos sensíveis a isso.

Um grande Abraço.