Tenho percebido que algumas pessoas estão sendo banidas do forum sem alguma razão aparente. Não vou citar nomes ou apelidos, mas ando reparando alguns apelidos mudando de cor e ganhando o status de “banido” e quando entro no perfil do usuário para ver as mensagens que ele postou eu não encontro nada que justifique um banimento. Muitos deles são usuários que postam sempre (então não seria banimento por inatividade), e são posts com conteúdo (e não apenas “Muito legal”, “Maneiro”).
Respondi a um tópico de um usuário na sexta-feira e quando fui ver o andamento dele hoje, o usuário estava banido. Nas mensagens dele eu não achei nada que justificasse tal ação. E o usuário era de apelido azul (se não me engano, o status de “Membro Entusiasta”).
Minha dúvida é: O que pode causar o banimento de um usuário que não apresente nada que justifique isso em seu histórico de mensagens? Qual o critério da moderação para esses casos?
- 08 Jan 2012, 12:22#504837
Olá Ockham! Para mantermos a ordem as vezes é necessário advertir certos usuários e até mesmo banir. Confesso por grande parte da equipe que banimos usuários abaixo de intermediário com frequência e não os colocamos na lista. Banimos esses usuários que acabaram de entrar no fórum pelo motivo simples de parecer que quer só bagunçar e quando vemos que é assim banimos logo sem advertência.
Agora não banimos com tanta facilidade usuários intermediários. Não porque tem X numero de posts ou porque somos parciais. Mas porque sabemos que os usuários desse grupo tem mais familiaridade com o fórum e possivelmente fez por um erro.
Nossa politica é dar 3 advertências (Antigamente 4, falta mudar nos termos de uso) para esses usuários para depois banir. Salvo alguns casos extremos que banimos sem advertências.
Mas TODOS, sem exceção, os motivos do banimento são mostrados ao usuário ao se logar novamente no fórum depois de banido. Aparece uma tela assim:
Um dos motivos que mais banimos é quando o usuário cria outra conta, paralela, para criticar ou fazer zombaria com outro usuário. É, não é fácil o trabalho da Equipe.
Mas como disse: Somos imparciais. Se tiver que banir até PUG, baniremos.
Lembrando que as regras atuais, em sua maioria, foi criada pelo Tremere e Asagod, Ex-membro da Equipe Puabase. Algumas das principais regras que são quebradas frequentemente:
Artigo VI: Tópicos que contenham relatos de campo falsos – prática de Keyboard Jocking - para fins recreativos – ou seja, para “conseguir atenção” e/ou zoar com os outros usuários – será punida com a deleção do(s) tópico(s) e banimento do usuário.
Artigo II: Será banido todo aquele usuário que atingir o número de 4 (quatro) advertências.
Artigo III: É permitida apenas UMA conta de usuário por pessoa física. O uso de mais de uma conta acarretará no banimento de uma delas.
Artigo IV: Usuários já banidos serão novamente retirados do fórum.
Artigo II: Todos os pontos de vista que não entrem em conflito com as Regras do Fórum e/ou com a Constituição Brasileira de 1988 deverão ser respeitados.
Artigo III: Ofensas – ou mensagens que sejam assim compreendidas – devem ser evitadas no fórum. Eventuais enganos a respeito destas mensagens devem ser resolvidos entre os usuários, via mensagem privada, e, em último caso, reportadas à moderação.
Artigo IV: Ofensas gratuitas, preconceito racial, de crença, sexual, homofobia e pedofilia são PROIBIDOS no PuaBase. A violação dessa regra renerá a edição da postagem e alerta e/ou banimento ao usuário.
Regra 2 – Da EscritaArtigo I: Escreva utilizando a norma culta da língua portuguesa. Utilize este tópico para eventuais dicas de escrita.
Artigo II: Postagens escritas de maneira incompreensível poderão ser apagadas sem prévio aviso pela moderação.
Artigo III: Linguagem típica de Internet – e pequenos erros que não alterem a compreensão geral do texto – serão tolerados, sem punição.
Regra 3 – Dos Feeds e TópicosArtigo I: Feeds monossilábicos – por exemplo “Ótimo post!” – e com menos de 5 (cinco) caracteres serão classificados como flood, passível de alertas e banimentos.
Artigo II: Feeds e tópicos que eventualmente sejam postados de maneira duplicada por erro da interface do fórum devem ser reportados à administração por meio da ferramenta disponível nos tópicos, sem punição para os usuários.
Artigo III: A importância do feedback é demonstrada neste tópico.
Artigo IV: A postagem de tópicos em áreas erradas acarretará a mudança de área do mesmo para aquela à qual mais se encaixar, rendendo alertas e/ou banimentos aos usuários.
Artigo IV: Propagandas e propostas das mesmas devem ser avaliadas pela moderação antes de sua divulgação por parte de usuários. A punição para a violação dessa regra é a de remoção do tópico e alerta ao usuário.
Regra Especial – Equipe PuabaseParágrafo Único: A Equipe Puabase, seus Idealizadores e Fundadores têm o direito de banir qualquer usuário sem aviso prévio, bem como apagar tópicos e editar mensagens se assim achar necessário, seja para preservar a imagem do fórum, sua segurança ou bem estar dos membros em geral.
- 08 Jan 2012, 14:03#504893
Obrigado pelo esclarecimento, eu também havia notado alguns usuários banidos e tentava imaginar o motivo... Nem imaginava que tinha foristas criando mais de uma conta...