Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

WeslenMoraes

Veterano - nível 10

#175291 Olá Caros Artistas, Calcule qual é o seu estágio de timidez. Após a identificação do grau de timidez, torna-se mais fácil determinar o melhor caminho a seguir e, dessa maneira, solucionar o problema. Para isso, é fundamental a análise de cada uma das situações seguintes e qualificá-las de acordo com as alternativas.
De acordo com seu comportamento, marque de 1 a 5:

1. Nunca
2. Às vezes
3. Quase nunca
4. Com freqüência
5. Sempre

[ ] Fico nervoso (a) diante de pessoas com quem não tenho intimidade.
[ ] Hesito sempre ao solicitar informações a alguém.
[ ] Sinto- me incomodado (a) com festas e outras reuniões sociais
[ ] Quando estou em grupo, hesito ao pensar no que vou dizer.
[ ] Levo muito tempo para me adaptar às novas situações.
[ ] Tenho dificuldade para agir naturalmente com desconhecidos.
[ ] Fico nervoso (a) ao falar com alguém de autoridade superior.
[ ] Duvido de minha capacidade de ser agradável.
[ ] Sou incapaz de fixar o olhar nas pessoas.
[ ] Quando estou em alguma festa, sinto-me um estorvo.
[ ] Custa-me muito falar com estranhos.
[ ] Para mim, é mais difícil o relacionamento com o sexo oposto.

Some os pontos
Menos de 30: Você não é uma pessoa tímida, embora, em certas ocasiões, sinta certo grau de ansiedade.
Entre 31 e 44: Você sofre de timidez moderada.
Mais de 45: Você possui um elevado grau de timidez.

Se estiver na categoria inferior a 44, poderá recorrer à prática de algumas técnincas muito eficazes que serão explicadas a seguir.

Se sua pontuação for superior a 45, é aconselhável que procure a assistência de um psicoterapeuta ou psicanalista, que poderá auxiliá-lo na resolução de seu problema.

Boca seca, tremedeira e taquicardia (coração batendo feito louco). São alguns dos sintomas da imensa ansiedade que toma conta do tímido sempre que ele se depara com uma situação desconfortável. Ter que encarar o chefe, ir àquela festinha em que não conhece quase ninguém, se apresentar bem diante de um grupo ou mesmo chegar junto daquela pessoa tão interessante. Adrenalina a mil, ele não sabe o que fazer, e parece que tudo o que faz ou diz é inadequado.

É Possível Superar a Timidez?

Definitivamente SIM. Com tudo, não há com o que se preocupar, pois todos os problemas gerados pela timidez tem solução. Para resolvê-los, é preciso utilizar técnicas e assumir uma mudança de atitude mental visando se livrar por uma vez desse mal. Dessa forma nossa equipe selecionou diversas dicas capazes de auxiliar, qualquer um, a trilhar o caminho oposto ao da timidez.

Vá para a frente do espelho - Escolha seus melhores ângulos e o seu melhor sorriso, para interagir com as pessoas.

Policie o seu desenho facial - De nada adianta treinar tanto e ao sair na rua estar com a cara fechada, as pessoas irão perceber e tenderão a se afastar.

Enfrente situações temidas - Tente, lenta e gradualmente, expor-se às situações que gerem ansiedade, analisando depois friamente seu desempenho e congratulando-se pelo sucesso.

Olho no olho - Converse com o maior número de pessoas possível, do pipoqueiro ao desconhecido no ônibus. Assim, você pode experimentar várias situações e trabalhar a rejeição.

Aprenda a fazer e a receber elogios - Comece uma conversa com elogios simples. Poucos resistem. E aprenda a recebê-los, evitando justificativas.

Procure fazer comentários abertos - É importante preparar algumas perguntas que não possam ser respondidas com um simples SIM ou NÃO, isso estimula um diálogo mais interessante, e ajuda a conhecer melhor as pessoas.

Pare de esperar o pior - Pensamentos negativos atraem conseqüências negativas e já deixam o tímido derrotado em todas as situações.

Seja menos perfeccionista - Não se leve muito a sério. Nem espere demais de você mesmo. O risco de cair do cavalo é maior. E sendo mais autêntico, não precisará fazer força para ser o que não é.

Aprenda a ser rejeitado - Não dá para agradar a todos. Nem Jesus Cristo conseguiu. Sendo assim, trabalhe o medo exagerado de rejeição.

Encontre seu próprio estilo - Nada de tentar basear-se num modelo para melhorar seu jeito de ser. Isso não funciona. Explore suas próprias qualidades e certamente atrairá atenção.

Coloque atenção no mundo externo - Desligue-se. O mundo não está preocupado em ver o que você faz. Sendo assim, preste atenção ao que o rodeia e busque desenvolver sua capacidade de interação com o meio.

Desconstrua as pessoas que o inibem - Se alguém gera muita insegurança em você, tente desconstruí-la, desidealizá-la, encarando seus erros com o mesmo rigor com que geralmente ela vê os seus.
Algumas pessoas por mais que tentem acabam desistindo de lutar contra a timidez, a elas serve o consolo de saber que existe gente capaz de admirar esse comportamento e até achar excitante um certo mistério sobre a personalidade de quem querem conquistar. Mas para muitos ainda existe algo a ser feito, e nesse caso indicamos o uso de Torpedos que nada mais são do que textos breves capazes de estimular o contato e ajudar na paquera, ai vão alguns exemplos:

Você é interessante, eu sou tímido!
Me liga! Eu não consegui me aproximar e conversar. Meu fone é: 222-2222 e meu nome é Carlos.

Gostei muito do seu sorriso!
Mas, infelizmente minha timidez atrapalhou a aproximação. Me liga. Meu fone é: 333-3333 e meu nome é Jean.

Gostaria de te conhecer melhor!
Mas como fiquei embaraçada, você poderia me ligar! Meu fone é: 444-4444 e meu nome é Sandra.

É óbvio que nem todas as pessoas responderão ao seu chamado. Mas vale lembrar aos céticos que o Torpedo realmente funciona! Eu mesmo já vi várias pessoas se dando bem assim.

Font: http://www.tutomania.com.br/
JC#1

MEMBRO PROFISSIONAL

#175363 WOW! Hoje em dia deu 20! :) Não sou mais tímido HHAUHAUHUHA

Antigamente teria dado super tímido.

Caras, eu era a pessoa mais anti-social num raio de 50 KM HAHA

Sou uma prova viva de que todo mundo pode mudar, se quiser.

A ninguém falta forças, o que falta a muitos é vontade - Victor Hugo

Quero ver todo mundo fazendo esse teste a cada 2 meses e só ficando satisfeito quando der menos de 30 :D

Go go go!!!!

Abração! Sucesso a todos! :D

-JC#1
vaneves

Veterano - nível 2

#175668 Deu 21!

Se fosse há alguns meses atrás (uns 5 meses), daria uns 50! kkkkkkk

WeslenMoraes escreveu:1. Nunca
2. Às vezes
3. Quase nunca
4. Com freqüência
5. Sempre

Acho que a ordem deveria ser:
1. Nunca
2. Quase nunca
3. Às vezes
4. Com freqüência
5. Sempre

Pois "as vezes" é mais do que "quase nunca".