Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.

Criador do tópico

vininn

Aprendiz

#721995 Não sei se estou colocando na área certa do forum, mas aqui está um artigo que achei interessante e estou divulgando com os membros do forum.
Obs: Não sei se ja colocaram isso no puabase, se tiver repetido, desculpe minha ignorancia e peço que apaguem esse post.

Os medos se formam quando associamos algo a uma forte resposta emocional negativa. Mas uma equipe de cientistas desenvolveu uma técnica não-invasiva que permite apagar memórias emocionais recentes do cérebro humano. Talvez ela não resolva seus traumas, mas pode ser um começo.

Quando o cérebro aprende algo, cria-se uma memória através de um processo chamado consolidação: a memória começa instável, mas proteínas se formam no cérebro para fixar a memória. Ao interferir na forma como o processo é realizado, é possível afetar o conteúdo de uma memória.

Este novo estudo, publicado na revista Science por pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, mostra que é possível apagar memórias emocionais interrompendo o processo de consolidação no cérebro.

A equipe de pesquisadores mostrou a participantes imagens neutras: paisagens, objetos do cotidiano, esse tipo de coisa. Mas, ao mesmo tempo, aplicava choques elétricos neles. Então basicamente as pessoas criaram uma “memória do medo”, associando o conteúdo da imagem com a dor. Ao mostrar a foto novamente, algum tempo depois, os participantes ficavam com medo. (Imagino algo do tipo “Não doutor! Essa paisagem de novo n-” *choque* “AI”)

No entanto, a equipe tentou interferir na fase de consolidação em metade dos participantes. O que eles fizeram para impedir a memória do medo? Eles mostraram a imagem repetidamente – desta vez sem nenhum choque – durante o momento em que o cérebro fixa a memória na mente.

Ao fazer isso, os grupos cuja memória sofreu interferência não ficavam com medo quando viam a imagem novamente. Inclusive, os pesquisadores usaram um scanner de ressonância magnética, e viram que a memória desaparecia do cérebro, na área que armazena nossos medos: as amídalas cerebelosas, no lobo temporal. Ou seja, os cientistas foram capazes de apagar a memória do medo.

Embora não seja uma descoberta que você possa necessariamente usar no dia a dia, os pesquisadores estão confiantes de que podem desenvolvê-la para usar no tratamento de problemas de ansiedade como fobias, estresse pós-traumático e ataques de pânico. Como eu, um homem adulto, tenho medo de cães desde longa data, para mim isso é uma ótima notícia. [Science via Uppsala]


créditos:
http://www.gizmodo.com.br/cientistas-de ... o-cerebro/
http://www.uu.se/en/news/news-document/ ... a=&lang=en
Avatar pua
Zantt

PUA Avançado

#722004 Realmente interessante.

Eu gostaria de não ter medo de altura, é algo muito difícil de se perder.

Talvez com isso vários novatos consigam perder o medo de abordar as HBs. :louco
klebervale

Aprendiz

#722016 bastante interessante.
o pior inimigo de um homem e o medo ,por causa dele existe um exercito de derrotados.
coloque medo em um homem e ele acaba com a propria vida ,destrua o medo de um homem e ele ressucita para a vida .
o medo e um meio de proteção do ser humano o problema e quando nao conseguimos controla-lo dai passa de proteção para destruição
Avatar pua
Eduardo92

PUA EXPERT

#722026 O pior inimigo do homem e ele mesmo, o medo e um aliado, mas a partir do momento em que o medo se torna cronico, ele se torna um maleficio, o medo e uma forma de auto-aperfeiçoamento com duas opções, lute e seja superior em relação a antes, ou deixe seu medo te dominar e afunde.

Pelo menos essa e minha forma de pensar, rs.
Guimas

#722043 AI PESSOA GOSTARIA DE ENRIQUECER ESSE ASSUNTO SOBRE UMA TECNICA DA PNL QUE LIDA EXATAMENTE DA FORMA COMO O DA PESQUISA, PARA ACABAR COM O MEDO... CHAMA-SE "RESTRUTURAÇÃO EM SEIS" ACONPANHADA DE UM DUPLA DISSOCIAÇÃO. ASSIM VC CONSEGUE SUPERAR SEU MEDO ATRAVES DE UM REPROGRAMAÇÃO DO RESULTADO QUE VC GOSTARIA DE TER NA SITUAÇÃO PROBLEMA. IREI FAZER UM POST COM ESSA TEMA DE SUPERAÇAO DO MEDO LOGO LOGO. GOSTEI MUITO DO POST E A CIENCIA DANDO ENBASAMENTO TEORICO AS ENSINAMENTOS DA PNL AABRAÇO A TODOS.
Avatar pua
Silent

Aprendiz

#722774 Isso explica porque abordar, e abordar de novo tira a tua AA.
A AA é causada em geral pelo medo de ter sua auto-estima ferida ou algo nesse sentido,
depois de abordar muito, e ver que nada acontece, o medo, e consequentemente a AA, some!