Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
alfamg - MEMBRO EXCLUSIVO
#931552 Grande JohnB02,tudo em paz?

Cara,dissecarei sua dúvida em partes. Me parece mais fácil contextualizar.

Não tenho certeza, mas acho que estou sendo alvo de assédio moral por um colega de trabalho que tem cargo superior ao eu, pois em algumas brincadeiras eu acabei mostrando que me senti ofendido e a partir daí as "brincadeiras" se tornaram corriqueiras (o agressor pode sim tentar disfarçar o assédio moral de "brincadeira"). Bom... São brincadeiras tentando me diminuir, diminuir meu valor como homem e pessoa. Ele debocha da maneira como eu falo, ando e me movimento ao falar e interagir com os outros.
Eu não to num momento muito feliz da minha vida, e acredito que isso tbmseja uma deixa para ser alvo desse tipo de coisa, ainda mais que não posso reagir da minha maneira pra conquistar o respeito das pessoas, pois hoje qualquer coisinha te colocam na justiça.

Pelo que disse aqui me parece inconclusivo acerca do assédio moral,já que você mesmo assumiu estar passando por uma má fase. É possível que esteja sofrendo bullyng.Porém encontra-se no momento de fraqueza e tudo pode te abalar, especialmente uma figura autoritária de um chefe de trabalho.E lamento dizer-lhe que quem está em desvantagem pode ser trucidado mais facilmente,seja no âmbito físico,financeiro,corporativo,emocional,etc.Pense nisso.
O primeiro a fazer é resolver os seus problemas,quaisquer que sejam. E isso só compete a ti mesmo.Não responsabilize terceiros direta ou indiretamente por isso.
Melhore sua auto-estima e confiança.Aqui na comunidade existem materiais mais que suficientes para te ajudar.Use a busca que encontrará.

Isso não acontecia antes, antes eu era respeitado.

Então ocorreu um episódio no watsapp onde temos um grupo de trabalho e ocorreu o seguinte fato.

Onde a gente postou uma foto do trabalho nesse grupo do watts, uma foto divertida em que eu apareço comendo salgado com os ouros colegas de trabalho. Nisso esse funcionário estava de férias na praia

Aí eu tive a impressão, esse fdp vai comentar alguma coisa pra me diminuir (eu estava na foto):

FDP: Pela boca, o John quer se tornar um membro da Associação Achubergs*, mas tem que aprender a comer Danoninho sem colher.

*é uma criação dele de Associaçã dos Chupadores de Buceta em que ele se diz ser o Presidente ¬¬

John: Não sei o tipo de coisa que tu põe na boca hahahhaahha

FDP: John, quando tu virar homizinho tu vai saber o que por na boca... Muito novinho ainda.

John: Pode crer galo cinza. Vai lá que a vara te espera.

E ficou por isso mesmo. Mas ficou evidente que ele tentou me diminuir, pois eu sou um homem de 26 anos.
Mas, pela resposta que ele deu tbm percebi que ele ficou magoado, pois há suspeitas de que ele corta pro outro lado.

Aqui pela conversa fica claro que ele pega no seu pé,mas é injustificável a resposta que deu a ele.Já que está num patamar inferior ao dele,na esfera profissional e talvez emocional.
Tanto na esfera virtual como na real não deve reagir. Só assim demonstra confiança e respeito que alguma hora o cara perceberá.
Os detalhes verbais o yg0zera foi excelente em seus comentários.Usar palavras como PORQUE, QUANDO,COMO são ótimas ferramentas para se tirar alguém do piloto automático e fazê-las repensar,sem o incoveniente de torná-las ofendidas.Coloca-as numa situação de vulnerabilidade.
Na esfera virtual deve ter a atitude de se mostrar indiferente (emoticons que expressam isso :parado são excelentes para quebrar rapport :parado :confuso :confuso ). Ou então assuma a conversa enviando uma piada ou um vídeo engraçado que desvie a atenção de todos.
Quanto aos processos não verbais pode e deve usá-los também!Caso ele te pertube mantenha a posição firme,estufe os peitos,seja uma rocha! Olhe-o nos olhos com ar de reprovação,fazendo-o que ele desvie os olhares primeiro. Assim você se reafirma perante o agressor,que não restará de escolhas a não ser a passar a te respeitar.
Sucesso e boa sorte!

Criador do tópico

JohnB02

Veterano - nível 2

lucasz1000 escreveu:a real é que você está sendo fraco! não tem essa de colocar na justiça não cara,dá pra ver o medo só no modo que tu escreve...

se eu fosse você esperava uma oportunidade de ficar frente a frente com ele e quebrava uns 4 dentes desse zé mané,ele vai continuar te aloprando não importa se você revide com palavras ( o que eu to vendo que nem isso você sabe e ainda tem medo) melhor coisa se você se garante é quebrar esse cara no meio

Velho. Em nenhum momento eu disse que quero por ele na justiça, o que eu quis dizer é que não posso bater nele, pois provavelmente ele me colocará na justiça. Mas se eu tiver que fazer isso vou dar uma só.

"Eu não to num momento muito feliz da minha vida, e acredito que isso tbmseja uma deixa para ser alvo desse tipo de coisa, ainda mais que não posso reagir da minha maneira pra conquistar o respeito das pessoas, pois hoje qualquer coisinha te colocam na justiça."

Criador do tópico

JohnB02

Veterano - nível 2

#931639 Essa semana foi tranquilo até, não teve tantas provocações a meu respeito. Eu fiz piadas em resposta tbm, e algumas coisas que ele falava pra me atingir foram sem efeito.

Teve um momento que eu estava em pé resolvendo um problema e ele parou na minha frente e ficou me encarando com um sorriso sarcástico. Então eu parei e fiquei olhando ele tbm como se ele fosse um retardado. e perguntei: "tudo tranquilo?"

Ele meio que ficou enrolado naquela situação quando viu que eu tava firme.

Eu vou tentar criar um escudo, de forma que nada que ele me diga ou faça me afete e testar até onde vai a segurança emocional dele. Acho que ele não é assim tão seguro como eu achava.
alfamg - MEMBRO EXCLUSIVO
#931800 JohnB02, é isso aí cara! Continue firme no seu propósito,que logo este mala te esquece de te perturbar!

Sobre a questão de agredi-lo,me parece a pior de todas as alternativas. E tem clareza disso.Aqui é uma comunidade de engenharia social e de melhorias no estilo de vida dos homens. Não uma seita que prega violência a grupos específicos.Lembre-se e tenha atitudes congruentes que terá as mudanças que deseja. Mas recorde-se também de encontrar maneiras para resolver os seus problemas! Isso sim é o essencial. Do que se trata não nos diz respeito,já que não mencionou os detalhes. Porém, aqui existem diversas ferramentas que o ajudam a superar esta situação indesejada.
Sucesso e boa sorte!