Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Vinicius Silvano
#706243 Bom, é o seguinte

Devido a circunstancias da Timidez, eu tenho uma certa dificuldade pra fazer amigos e criar círculos, na escola eu era um desastre socialmente falando, só fui melhorar nisso de um ano pra cá.

Então, o único círculo de amigos que tenho, pra sair de fim de semana, pra curtir, pra viajar e etc, é um que é formado por dois primos meus, um que é um ano mais novo que eu(o Amog no caso), e um que é 3 anos mais novo que eu(esse é mais tranquilo), alguns amigos de infância que cresceram junto com a gente, amigos de escola desses meus primos e alguns que eram amigos de amigos e começaram a sair com a gente.

Eu hoje já tenho amizade com praticamente todo o pessoal do grupo, a gente sai junto pra baladas e coisas do tipo há 1 ano, mas tem um primo meu, que tenta me manipular, e tipo, eu já saquei a dele.

Eu, por ter começado minha vida social um pouco mais tarde que o normal, devido a timidez, no começo eu só ficava grudado nesse meu primo, ele que me chamava pra sair, ele que me incluiu no pessoal, só que tipo, não tem essa de 'lider' de grupo, cada um é cada um, só que já reparei que ele não deixa eu me expressar livremente, nem agir, ele fica querendo controlar, como se fosse meu pai.

Com o tempo, acabei pegando amizade com o pessoal todo, agora não é só ele que me chama pra sair, as vezes o pessoal se divide e vai para lugares diferentes, sempre me chamam, mas esse meu primo, ele acha que eu sou escravo dele, eu até entendo a linha de raciocínio dele é tipo

"Vou encher o saco dele, zuar, falar merda e ele não vai poder fazer nada, por medo de eu parar de chamar ele pra sair"

Ele tem uma imagem formada de mim, ainda da época que eu era mais acuado, que saia pouco, que era um verdadeiro 'bobão' e ele fica usando isso pra tentar me jogar contra o pessoal, tipo, as vezes ta todo mundo conversando de boa, ele dá um jeito de aparecer e falar algum 'podre' meu de infancia que passe essa característica de 'bobão'

E fica tentando me irritar, esperando alguma reação tipo, algum 'barraco' meu na frente do pessoal só pra ele tentar sujar minha imagem perante ao resto do grupo

eu já 'estourei' com ele várias vezes, de gritar, xingar, ir pra cima, mas isso geralmente quando tá só eu e ele,na frente do pessoal tento até me segurar, mas tem hora que não dá, tipo, esses dias ele tava tentando me fazer acreditar, que ninguém do pessoal gostava de mim, que ele e o irmão dele só me 'aturavam' porque são meus primos, mas eu sei que isso não é verdade, até porque hoje eu tenho mais assunto, mais conversa, mais companheiragem mesmo com o irmão dele e com o resto do pessoal do que com ele mesmo, tipo, ele ta tentando fazer de tudo pra eu dar alguma reação ruim ou para eu mesmo falar que não quero mais sair com eles, tipo, é o tempo todo provocando, e é SÓ ELE.

Na quinta feira, ele conversando comigo tentando me jogar contra o pessoal veio e usou um exemplo de um cara que falou que não quer mais ir pro rolê com a gente quando eu e mais um mlk la tiver, SÓ QUE, TODO MUNDO(a não ser esse meu primo) ta contra o comportamento desse cara, porque tipo, ele implica comigo e com um outro mlk porque a gente dá muita risada e fala muita coisa de zueira mesmo, e ele é tipo aquele cara mais metido a sério, revoltado, que quer 'curtir a brisa' dele quieto em um canto... Na sexta agora ele foi falar isso pros mlks, eu tava, ae o irmão dele e um outro amigo meu meio que calaram a boca dele, falando 'foda-se o antonio(o cara anti social), o Vini(eu) e o Gui(Meu amigo) que colam com a gente direto e não ele, não faço questão que ele saia com a gente, prefiro voces aqui' meu amigo disse

ae esse meu primo manipulador ficou meio que 'sem chão'

Ontem eu tava conversando sobre isso com o irmão dele, e o irmão dele me falou que ele faz isso mesmo, concordou comigo e falou pra eu não dar importancia, mas, eu fico preocupado com a minha imagem, uma vez ele já quase conseguiu jogar todo mundo contra eu, agora ta querendo de novo.

e tipo, quando a gente ta só os dois, na maioria do tempo, ele é de boa, e eu fico indignado que nos ultimos 2 meses, já cobri mentira pra caralho desse filho da puta, já quase apanhei de policial por causa dele, já gastei mais de 200 reais do bilhete único só com ele(a gente trabalha junto e as vezes depois do trampo ele vem aqui pra casa), empresto roupa, tenis e o que precisar,e o cara fica tipo manipulando, fico fudido com isso, na moral.

Ele se incomoda por eu ser meio antipático com garotas, tipo, esses dias ele tava fazendo a lista de um churrasco que ia organizar, colocou o meu nome, o dele, e chamou um monte de mulher, eu apesar da idade(20) tenho uma certa falta de jeito quando to em volta de garotas, fico meio tímido, meio seco e tal, ae só falei 'não vai chamar os mlks não? só tem mulher nessa porra de lista, ae chega la vou ficar ilhado naquela porra, sem ter ninguem pra conversar' ae ele fica usando isso pra me tirar de viado.

ele tenta fazer de tudo pra me deixar sem graça no meio do pessoal
só que, ele não é nenhum lider nem porra nenhuma
Ele não tem carro, ele não é o que pega mais mulher entre a gente, ele não tem influencia nenhuma, tipo, não tenho por que depender dele, não entendo porque ele faz isso
e tipo, cara, já tá grande o post, mas ainda não consegui explicar com exatidão, só quero saber como lidar com isso, alguém tem alguma boa ideia?
LOMBARDI
#707107 Olá, meu caro amigo.

Cara, com um primo desses aí tu nem precisa de inimigo hein? rs
Comigo é o contrário, meus primos e meu irmão sempre fazem as coisas pra me ajudar, mas eu tenho alguns "amigos-da-onça" que são asssim. O que você deve fazer? Já lhe digo:
- Evite dar idéia pra ele por um tempo, faça um "novo melhor amigo" mas continue o tratando muito bem e só o procure se for indispensável.
- Vá para festas sozinho ou com o seu "novo melhor amigo" e se divirta sem esse primo.
- Nunca apele com ele. Se ele falar alguma coisa do passado que seja constrangedora, você deve "ajudá-lo a te zoar", por exemplo:

ELE: Nossa cara, lembra daquela vez que você fez isso? Hahaha você era o maior bobão...
VOCÊ: Hahahaha, lembro sim cara e pior ainda, eu fiz isso, isso e isso... Realmente eu ERA (enfatize) o maior bobão :)

ELE: Ele é o maior viado, gente, fiz uma lista de convidados pra um churrasco que só tinha mulher e ele não quis, perguntou onde tava os homens hahahaha
VOCÊ: Hahahaha, realmente. Bom, é que eu sou muito gostoso e poderia ser atacado por todas ao mesmo tempo, e aí é demais pra mim, hahaha. E também PARA MIM, diferente de muitos aqui (enfatize e olhe nos olhos do seu primo), os amigos são mais importantes que as mulheres e eu sempre quero compartilhar bons momentos com vocês também. :)

*Lembre-se de falar isso com TOTAL segurança, realmente acredite nisso e todos acreditarão em ti.
Depois comece a falar sobre algo realmente interessante, vai cortar a onda dele na hora e ninguém vai dar atenção, faça isso como se você estivesse realmente se divertindo as próprias custas.

- Qualquer coisa que ele diga será totalmente indiferente para você.
- Tire a imagem de otario, bobão ou o que for da cabeça dele e coloque uma nova: de pegador, confiante, alfa, um novo homem realmente interessante.
- Depois de fazer tudo isso, você deve chamá-lo para uma conversa particular e explicar algumas coisas pra ele, não tolere brincadeiras, diga que é algo sério, mas se mostre calmo, muito tranquilo. Diga para ele que não acha legal o que ele faz e pergunte o motivo, abra o jogo.
- Seja 100% alfa e seja sim o LÍDER (isso é importante)! Tá faltando isso em ti cara, ninguém faz isso com o líder, ninguém deixa um alfa com cara de bobo e se tentam fazer o feitiço vira contra o feiticeiro.

Boa sorte.
Abraços.
Hipley
#707124 Cara, eu sou meio radical com essas coisas. Quando sinto que uma pessoa não está me fazendo bem, eu evito esta pessoa. Li em algum artigo aqui no puabase que é importante também saber a hora de desfazer uma amizade e eu concordo plenamente com isto.
Uma coisa que busquei muito desde que comecei a estudar o PU foi como ter mais entusiasmo nas minhas interações e pelos materiais que li por ai, aprendi que é importante que você se afaste de fatos e pessoas negativas e negadoras e que você cultive a alegria, o sorriso e o bom humor. Eu não acho que se consiga isto convivendo frequentemente com pessoas como este seu primo.
Abraço.