Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

.dot

Aprendiz

#501171 Bom, hoje (05/01/2012) eu começo uma série de posts sobre como eu enxergo algumas questões básicas, coisas já enraizadas no nosso modo de viver, algumas tão claras que sequer notamos, não só no PUA, mas na vida em geral, o objetivo dos posts é simples: Gerar debates.

Espero que eu esteja sendo claro quando escrevo, e espero mais ainda que argumentem e critiquem caso não concordem. Portanto vamos lá.

Motivação -

Na psicologia motivação (do latim moveres, mover) é a condição do organismo que influencia a direção (para um objetivo) do comportamento. O impulso que leva à ação.

A motivação é facil de ser percebida, dificil de ser definida, alguns acreditam que algumas mensagens (verbais, não verbais) desencadeam reações automaticas à seus intintos, o que te faz sentir vontade de agir, de tomar uma atitude.

Masturbação Mental -

Masturbação mental é nada mais do que o ato de auto-estimular-se constantemente para realizar um objetivo ao invés de estabelecer uma meta e ir cumpri-la com foco. Ou seja, saciar seu cérebro com a sensação de que algo esta sendo feito, mas continuar na mesma situação.

Já definido o que é motivação e masturbação mental, vamos à nosso tipo de motivação, a que costumamos usar:

A motivação visual-sexual (definição minha, por falta de uma mais adequada).

É comum em foruns PUA's e de dinâmica social alguns caras terem a necessidade de ver vídeos motivacionais, escutar áudios motivacionais, lerem textos motivacionais e etc, o rapaz sente que tem capacidade, sabe que pode fazer, mas por algum motivo desconhecido ele não faz, então qual atitude ele toma?
Ele vai até o fórum e busca vídeos e mensagens motivacionais, após assisti-las sente algo dentro de si que diz que é hora de agir, e como um belo macho ele vai (ou não, acredito eu que "não" é a alternativa mais praticada) fazer algo, tomar uma atitude. De fato é uma necessidade óbvia para alguns, um vicio para outros, mas para mim, é simples, é pura e simples masturbação.

O motivo simples de algumas pessoas recorrerem a esse tipo de artigo é o medo de agir, não é tão difícil convencer um covarde de que a força está dentro de si, de que ele é capaz, é até fácil, mas adiantaria?

Provavelmente não. Um covarde é assim pois faz parte de sua natureza, por algum motivo, em algum ponto longínquo de sua vida seu cérebro aprendeu que fugir e mentir pra si mesmo é a alternativa mais simples para certos tipos de situação. Não que o covarde seja culpado pela situação em que se encontra, provavelmente ele não é. Mas convenhamos, isso não muda o fato de ele ser um grande bunda-mole.

Dentro de todo ser existe a capacidade, razão e consciência, qualquer um sabe muito bem definir o que é perigoso e o que não é, o que pode lhe machucar e o que não pode. A grande diferença é que o covarde se ilude, toma o caminho falho achando que está tomando o correto, cala a cada dia um pouco mais a voz interior que lhe pede para ir em frente. O covarde se esquece do fato de que variáveis são besteira, e só existe sucesso ou falha, o covarde sempre opta pelo caminho falho. O covarde sempre sai ileso.

Artigos de auto-ajuda (motivação) realmente são necessário para algumas pessoas, as pessoas que tem medo de agir e precisam de uma desculpa para fazer algo. Motivação é protelação. É muito mais fácil se sentir bem e pensar "Bem, eu posso fazer isso!" do que simplesmente ir e fazer por si mesmo. É até estranho como se algumas pessoas simplesmente precisassem ser lembradas com um tapa "Hey, é isso que você quer, eu posso, então você também pode, corre lá!", só para mim isso soa ridículo ?

O medo só existe pra um objetivo: barrar o ser.

O medo de errar impede a ação, barra o individuo, ele acaba pensando no quanto seria ruim se ferir, no quão torturoso seria receber um não. Sem perceber que se ferir é realmente necessário, não há como saber o quanto é bom receber um sim caso nunca tenha recebido um não. É até triste imaginar como algumas pessoas fogem da realidade.
Portanto textos motivacionais e de auto-ajuda não resolvem a questão, apenas saciam momentaneamente a necessidade de agir.

Se videos motivacionais e livros de auto-ajuda funcionassem só existira um. O probema está dentro de cada individuo, e não serei eu e nem ninguém que irá mudar isso, apenas a força de vontade de cada um. E eu, como homem, prefiro não interferir nesse ponto.

Deixo aqui a questão em aberto, abraços.

Lembrem-se, não quero mudar ninguém. Simplesmente não me importo com quem não se importa consigo mesmo. E guardem para si a grande verdade: A verdadeira motivação está no meio de suas pernas.

~saru~
RMenezes

Veterano - nível 5

#501196 "E guardem para si a grande verdade: A verdadeira motivação está no meio de suas pernas."Gostei muito do seu texto. Essa frase tem um efeito sonoro, mas é simplória e reducionista. :lingua A motivacão é um tema estudado tanto em psicologia como em adminitracão e RH. Basicamente, significa os meios necessários para que um indivíduo possa desenvolver todas as suas potencialidades. A despeito de todos os livros produzidos sobre o assunto, a motivacão pode vir das coisas mais simples. Treinar jiu-jitsu me dá uma motivacão e confianca fora do comum :mau . Recomendo a todos. Contudo, coisas ainda mais simples podem proporcionar uma motivacão: a música que voce curte, com aquele solo de guitarra sinistro, que voce está ouvindo quando a garota entra no carro (me refiro a bandas como Pantera, AC/DC e outras, que me fazem enxergar a vida de uma forma mais on the road... :mau rsrs). Desenhos animados. Isso mesmo. Todos aqueles desenhos que mostram superacão dos personagens, como Naruto, nunca desistindo, Dragon Ball, com o personagens aumentando o Ki, Cavaleiros do Zodiaco, com os personagens elevando o cosmo ao infinito. A motivacão pode vir de diversas formas e sempre é o primeiro caminho para se fazer algo. Contudo, motivacão sem propósito e acão não significa nada. A conjuncão destes fatores leva a mudanca e a melhora. Espero ter contribuído. Abraco! :ae

Criador do tópico

.dot

Aprendiz

#501553 Acredito eu que textos motivacionais são desnecessários, é como tirar o próprio mérito e responsabilidade. Tomar ações é de fato uma grande responsabilidade, por conta das possibilidades, das reações em resposta à sua ação.

Não acredito que devemos apoiar covardemente nossa vontade de IR e FAZER em videos e textos, quando a vontade está dentro de si mesmo, e só basta dar a cara a tapa.
P.a.

Veterano - nível 10

#501571 Excelente colocação... realmente a motivação e os livros de auto ajuda estão ai para simplesmente saciar o nosso medo de agir por alguns instantes, eu sou a prova viva disso, no ano passado por exemplo, fiz inúmeros planejamentos, fui feliz por uns momentos, mais só dentro da minha cabeça, só vivendo a fantasia.
Tinha muito conhecimento mais não coloquei nenhuma em prática, por medo!
Apenas este ano que resolvi ir para a prática e parar de viver apenas de motivação, aliás, a maior motivação que podemos ter de verdade é vencer obstáculo por obstáculo até alcançar nossos objetivos.