- 22 Set 2013, 19:01
Excelente tema e um excelente artigo!
Sem me permite, gostaria de compartilhar algumas observações.
Tenho lido teoria da comunicação, e um dos grandes autores que me serviram muito foi Marshall Mcluhan.
A tese dele é "o meio é a mensagem". O contexto dela é a análise dos meios de comunicação de massa, mas pode ser transposto para as interações menores. Vejamos:
O autor diz que o meio molda o conteúdo de acordo com suas possibilidades. Ou seja, a tv demanda certo tipo de formato, o rádio outro tipo, o jornal outro tipo. A tv precisa que seu significado seja constituido de imagem e som, enquanto o rádio conta apenas com o verbal. Logo, a tv exige menos o que falar, pois a imagem completa o significado.
Depois dessa intro, voltemos ao pua.
Partindo da ideia de que o meio é a mensagem, você não tem muito o que falar, uma vez que o seu corpo sub comunica muita coisa antes de você abrir a boca, ou antes mesmo de você abordar a mina.
Trabalhamos em vários níveis de comunicação. O corpo te pede uma forma de linguagem, a voz outra, e ambos precisam de congruência para povoar o imaginário da mina com a mensagem de que você pode tornar a vida dela mais rica.
Diferente do telefone, ou rádio, o contato pessoal te permite entregar mensagens em alta definição, ou seja, se faltar clareza por um meio, você logo completa com outra coisa. Abre espaço para a imaginação, mas não de qualquer tipo. Apenas aquele caminho que você desenhou.
Diante disso, estejam sempre atentos na luz, no ambiente, na música, na voz, em tudo, considerando suas intenções, pois o meio é a mensagem.
Jahpz, sou seu fã!
Grande abraço!