Criador do tópico

kiiztk

PUA EXPERT

#222163 Primeiramente gostaria de me apresentar e mostrar os motivos pelo qual estou fazendo esse artigo!

- Bom, meu nome é Victor e tenho 18 anos, estou cursando o primeiro semestre de educação física na universidade católica de brasilia.
Olhando ao meu redor durante alguns dias, percebi que a taxa de obesidade está muito alta, bem próximo de se tornar uma epidemia. Embora meu pouco tempo de curso, estou no ramo das atividades e dos exercícios físicos desde muito cedo. Desde os meus 6 anos eu já praticava natação e futebol, aos 10 comecei a praticar taekwondo também, logo aos 12 já estava praticando: Volêi, Futsal e Handbol. Todos pelo time da escola mesmo, e até hoje mantenho minhas atividades e exercícios Físicos.

Então vamos ao que interessa!

Para ajudar vocês primeiramente eu tentarei mostra-los qual a diferença entre:
Atividade Física e Exercício Físico

Atividade Física

É qualquer movimento corporal realizado ao longo do dia, que resulte em um determinado gasto de energia. Exemplo: subir um lance de escadas.

Exercício Físico

É uma atividade física que envolve a realização de movimentos repetitivos e intencionais, de determinados grupos musculares. Geralmente com prescrição de treinamento e acompanhamento feito por um profissional de educação física.

- Infelizmente, anterior a atividade física vem o sedentarismo

Sedentarismo

Sedentarismo é definido como a falta, ausência e/ou diminuição de atividades físicas ou esportivas. Considerada como a doença do século, está associada ao comportamento cotidiano decorrente dos confortos da vida moderna. Pessoas que tem um gasto calórico reduzido semanalmente pela ausência da prática esportiva são consideradas sedentárias ou com hábitos sedentários.

Depois de ter os apresentado o sedentarismo, atividade física e o exercício físico, vou mostrar para vocês como as coisas funcionam hoje em dia!

- A maioria das pessoas hoje em dias são sedentárias em mercê das tecnologias que tanto nos ajuda em nossas mentes mas tanto nos atrapalha fisicamente. O maior exemplo disso é que hoje em dia é muito raro você ver as crianças na rua jogando bola, brincando de pique pega ou qualquer outra atividade do tipo, pois hoje em dia desde pequenas elas já estão vivendo no mundo da tecnologia e na maioria das vezes não existem limites pois os pais até preferem deixar as crianças em casa "brincando" no computador ao invés de de deixar seus filhos irem as ruas perigosas para poderem "brincar" de verdade.

A partir da analogia aprensetada a cima eu os pergunto: Os pais tem poderes sobre o futuro das crianças?

A resposta é sim! Se a criança não sai para a rua para praticar atividades físicas, além de problemas físicos essa criança pode vir a ter problemas de interação com as demais pessoas, coisas que podem afetar uma vida por um todo. Será que eles estão fazendo o melhor pelos seus filhos!?

Voltando ao assunto:

Hoje em dia podemos colocar a vida de uma pessoa em três ordens:

O sedentarismo (Maioria incontestável) Atividade Física (Raro) Exercício Físico (Raríssimo)

A mudança do sedentarismo para atividade física é em tese 'fácil' porém muitas pessoas insistem em complicar.
Toda vez que você está indo para faculdade no seu carro, você costuma sempre estacionar bem próximo do bloco da sua aula né? Isso porque você não pode estacionar dentro da sala de aula, caso contrário estacionária bem na porta! Agora pense se toda vez você deixasse o carro um pouco mais longe para andar um pouco, trocasse os elevadores pela escada!? Nesse processo você estaria passando do Sedentarismo para atividade física!

Vale a pena lembra que não existe a passada do sedentarismo para o exercício físico! O por que?

É o seguinte, quando vocês está lá curtindo seu sedentarismo e vê que isso não está fazendo bem para você, você decide ir a academia, o começo é super interessante, mas a intensidade é tanta que com o tempo você vai querer largar aquilo. Então antes de procurar fazer um exercício físico, tente começar a praticar alguma atividade física, não pule as etapas!

Sobre o exercício físico: Exercício físico é uma parte essencial em qualquer programa de perda de peso e deve tornar-se permanente em seu estilo de vida.

Benefícios dos Exercícios Físicos

Queima de calorias e perda de peso;
Manutenção da tonificação dos músculos;
Melhoria na circulação;
Melhoria nas funções cardíacas e pulmonares;
Aumento do autocontrole;
Redução do estresse;
Aumento da habilidade de concentração;
Melhoria na aparência;
Redução da depressão;
Melhoria na qualidade do sono;
Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes;
E milhares de outros benefícios.

Mas para adquirir todos esses benefícios, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.

A nossa mente ocidental tende a valorizar mudanças radicais e fórmulas revolucionárias. É mais sensacionalista e pirotécnico. É o tipo de coisa que vira notícia.

Inovação é importante, e, quando ela acontece, realmente o potencial para melhoria é enorme. Mas mudanças repentinas são desconfortáveis e normalmente temos uma enorme resistência a elas, o que geralmente faz com que voltemos aos nossos padrões antigos. Quem já tentou mudar um hábito, ou então é fã das famosas resoluções de fim de ano, sabe que mudar atitudes e hábitos de uma só vez raramente traz resultados duradouros.

Dicas para iniciar a atividade física

A melhor maneira é progredir em passos pequenos. Assim como você fez para aprender a andar. Passos pequenos o suficiente que passem quase despercebidos e que a chance de fracasso de cada passo individual seja praticamente nula. Deixe-me dar um exemplo:

Você quer se exercitar? Já gastou um dinheirão em uma esteira de caminhada, mas hoje em dia a maior serventia dela é como cabide? Então, ao invés de tentar “revolucionar” e se comprometer a acordar às 5:00 da manhã e se exercitar por 1h até quase desmaiar, faça diferente.

Se comprometa a ficar em pé, parado na esteira, enquanto assiste a seu programa favorito na TV. Ou se isso for sacrifício demais, faça isso somente durante os intervalos, por exemplo. O segredo não é o quão grande é seu passo inicial, mas o comprometimento em sempre dar novos passos, mesmo que minúsculos.

Um segundo passo, por exemplo, poderia ser fazer a mesma coisa, mas agora com roupas próprias para exercício. E nesse caso, já que você está ali, parado, vai ver que talvez comece a andar ou correr antes mesmo de terminar a sua primeira semana.

A princípio parece bobeira ficar parado na esteira sem fazer nada, mas funciona. Em uma semana você já vai fazer algo que estava “tentando” fazer há anos.

Bom galera, espero ter ajudado! Gostaria de lembrar que: Não devemos nos orgulhar de ser melhor que os outros e sim melhor do que já fomos!
daniel2010

Veterano - nível 1

#222191 bastante interessante teu relato
tu falou da diferença entre atividade e exercício físico, dos benefícios da atividade física e explicou as formas de como um sedentário poderia iniciar uma atividade física
com certeza ajudou muitos aqui, valeu :ae
Prophet

Veterano - nível 4

#222247 Quanto ao meu corpo e saúde eu defino assim:

Eliminar maus-hábitos: cigarro(maldito cigarro),bebidas(sim só no vinho).

Melhorar alimentação: Chega de fast-foods e refrigerantes,mais verduras frutas e legumes.

Exercicios fisicos: Eu pelo menos faço academia,e treino artes marciais,que me ajudam muito em LC.
Fanelli

Veterano - nível 1

#222291 Perfeito camarada.

Sedentarismo é um estilo de vida PROIBIDO para um pua.

É obrigatório tentar manter contato com algum tipo de exercício.

Eu aconselho uma arte marcial, porque além do exercício físico regular, o esporte passa também uma doutrina, e eu acho muito importante.

=)

Criador do tópico

kiiztk

PUA EXPERT

anotsu escreveu:Quanto ao meu corpo e saúde eu defino assim:

Eliminar maus-hábitos: cigarro(maldito cigarro),bebidas(sim só no vinho).

Melhorar alimentação: Chega de fast-foods e refrigerantes,mais verduras frutas e legumes.

Exercicios fisicos: Eu pelo menos faço academia,e treino artes marciais,que me ajudam muito em LC.

Bebidas alcoolicas eu já parei a algum tempo, e não sinto falta alguma e nem vejo motivos para que eu volte a beber :)

Criador do tópico

kiiztk

PUA EXPERT

Fanelli escreveu:Perfeito camarada.

Sedentarismo é um estilo de vida PROIBIDO para um pua.

É obrigatório tentar manter contato com algum tipo de exercício.

Eu aconselho uma arte marcial, porque além do exercício físico regular, o esporte passa também uma doutrina, e eu acho muito importante.

=)

As artes marcial é algo muito diferente mesmo, te leva a praticar não só o exercício, mas sua conduta com homem.
dwight stifler

Veterano - nível 2

#222320 Parabéns pela iniciativa, excelente texto!
Concordo quando você diz que hoje não vemos mais as crianças na rua brincando, eu lembro quando eu era criança/pré-adolescente e ficava na rua andando de bike ou skate da 13:30 as 21:00, nostalgia batendo aqui hahaha
Eu malhei por quase 2 anos sem parar e isso ajuda muito, minha auto estime e confiança cresceram muito sem falar nos comentários das HBs pegando no braço e fazendo elogios.
Nos tempos de escola também costumava jogar, não curtia muito futebol na época e ate porque não so lá essas coisas HSUAHSU, mas sempre me dei bem no basquete e tenho varias medalhas e historias sobre essa época.
Foda que fiquei um tempo sem me exercitar, tive que fazer uma cirurgia e acabei engordando um pouco e agora to correndo contra o tempo pra voltar ao meu peso!
Abraço!

Criador do tópico

kiiztk

PUA EXPERT

dwight stifler escreveu:Parabéns pela iniciativa, excelente texto!
Concordo quando você diz que hoje não vemos mais as crianças na rua brincando, eu lembro quando eu era criança/pré-adolescente e ficava na rua andando de bike ou skate da 13:30 as 21:00, nostalgia batendo aqui hahaha
Eu malhei por quase 2 anos sem parar e isso ajuda muito, minha auto estime e confiança cresceram muito sem falar nos comentários das HBs pegando no braço e fazendo elogios.
Nos tempos de escola também costumava jogar, não curtia muito futebol na época e ate porque não so lá essas coisas HSUAHSU, mas sempre me dei bem no basquete e tenho varias medalhas e historias sobre essa época.
Foda que fiquei um tempo sem me exercitar, tive que fazer uma cirurgia e acabei engordando um pouco e agora to correndo contra o tempo pra voltar ao meu peso!
Abraço!

Só não esqueça que não pode pular as estapas, primeiro atividade física, depois o exercício :) :ae

Criador do tópico

kiiztk

PUA EXPERT

Instigante escreveu:Excelente tópico!!!!!!!!!

Também pratico atividade física e exercícios esportivos desde criança;

Aprendi a nadar com 4 anos;

Sempre andei de bike, dos 6 aos 16;

Fiz aulas de futebol;

Fiz musculação muitos anos, parei agora devido à faculdade E trabalho, agora que vou tirar férias do trabalho vou malhar um mês de segunda à sabado, meu IMC é de 23,9!

Corro 8 km cerca de 2 a 3 vezes por semana, nas ruas.

Trabalho no 8o andar.

Muitos dias, subo do térreo ao 8o pelas escadas, e desço também.

Estou louco pra comprar uma bike, pra fazer rolês nos bairros adjacentes, tomar um sol, curtir um mp3, e paquerar algumas gatinhas pelas ruas rarara.

Assinei a Men's Health durante 8 meses, até eu decorar as dicas - que se tornaram repetitivas.

Alimentação balanceada é igualmente fundamental, não se esqueça.

Parabéns, fico no aguardo da parte II, por que merece uma parte II uma pérola destas.

Abraços! :)

Bom como futuro profissional da área tenho que ajudar desde já a todos!

Qualquer dúvida que vocês tiverem relacionado a Educação Física que se eu não souber, levarei aos mestres da minha universidade para responde-los!

O meu sonho não é o dinheiro e sim escutar das pessoas com qual vou trabalhar um: "Muito obrigado, você mudou minha vida!"