Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua
Pantotenico

Aprendiz

#917558 Já passei exatamente por isso e também quando tinha a sua idade. Por isso encare o que vou te dizer como o conselho de quem 'sobreviveu', ok?

Primeiro, insisto no que os colegas já te disseram: procure ajuda profissional. Isso realmente ajuda! Não é a pílula mágica, mas o simples fato de ter alguém pra te ouvir (sem julgamento, sem pressão, com total abertura para que você seja sincero) já ajuda um monte. Eu fiz isso quando tava em crise e confesso que a cada sessão eu saia me sentindo melhor e com a impressão de estar me conhecendo melhor.

Segundo, vou apelar para o que é razoável: você só tem 20 anos, então você concorda que é um tanto cedo para desistir de tudo? Ainda mais que você disse ter uma vida que muitos gostariam de ter (talvez o que te falte seja só um jeito mais saudável de encarar as coisas). Eu sei como é essa sensação de atraso, de estar estagnado, a frustração de não conseguir realizar o que quer ou o que precisa. Mas sei também que algumas pessoas simplesmente precisam de mais tempo para alcançar seus objetivos - mas eles podem sim ser alcançados, e vai ser muito realizador quando essa hora chegar! Então, não desista. Você é novo, tem um monte pra viver ainda, não se culpe nem ache que já está velho demais porque você não está!

Terceiro, não sei se é seu caso, mas geralmente o que mais incomoda as pessoas é só uma coisa: comparações às outras pessoas. 'Fulano tem namorada', 'Fulano é feliz com seu emprego', 'Fulano tem uma vida agitada e divertida', 'só eu tô aqui nesse marasmo infernal'. Pensar assim é dar um gigantesco tiro no pé. Todos temos nossos problemas, só que os colocamos atrás de vitrines bonitinhas e arrumadas. Então aceite que você tem dificuldades e que isso não te torna pior do que ninguém.

Quarto, você está numa época que é complicada para todo mundo. Não quero diminuir a importância do seu desconforto, nada disso! Respeito muito seu desabafo aqui... mas quero dizer que sua idade e o temível 'terceiro ano do ensino médio' são mesmo uma merda. Época de incertezas, de tomar decisões que podem afetar o resto da sua vida, época de efetuar aquela transição da adolescência pra vida adulta, toda uma pressão de família e amigos. Entendeu o que quero dizer? O negócio é bruto mesmo, pra você e pra todo mundo. E alguns reagem a isso ficando sem direção, sem saber para onde ir. Eu reagi assim, e talvez você também esteja reagindo desse modo. Então mantenha os pés no chão, respire fundo, e saiba que isso é só uma fase. A calma é o primeiro passo para sair dessa.

Força, tranquilidade e cabeça fria.
Avatar pua
Xris

Aprendiz

#917563 Fala Igor, vamos lá:

Cara, vc disse que leva uma vida foda, quer tá em forma, tua família é o máximo, mas que você tá se sentindo um merda porque a sua voz é anasalada e porque UMA gata não tá te dando mole? É isso mesmo que eu li????

Em primeiro lugar, a sua felicidade só depende de você mesmo. Não to menosprezando a tua desanimação e se for o caso de uma depressão, o assunto é sério e aí vc deveria procurar ajuda especializada mesmo. Mas não invalida o fato de que a tua felicidade só depende de você. Se você depende de fatores externos pra atingir o estado de felicidade que você gostaria, essa felicidade é ilusória e artificial. Vc tem que ser um cara feliz por você, independente do resto do mundo.

Em segundo lugar: Com relação à sua voz, ótimo que você tá indo num otorrino. Mas sugiro que procure um fonoaudiólogo e um curso de projeção vocal ou de teatro. Isso vai te ensinar algumas técnicas pra impostar a sua voz e, no caso do curso de teatro, também te ajuda na questão da timidez.

Com relação à gata, cara, se você não for pra cima, vc vai ficar sempre na expectativa. Tenho amigos que são surdos e mudos e são casados. O Bad Boy (pica de direct game) levou um tiro na cabeça há vários anos, enquanto ele tava no exército, tem problemas de fala e o lado esquerdo dele é praticamente paralisado e, apesar dessa dificuldade ele pega mulheres espetaculares. Então, tira da sua cabeça que a sua questão da fala é o que causa a sua dificuldade. A dificuldade que você tem de conquistar uma gata é porque você não se julga capaz de fazer isso. E enquanto você não se convencer de que é capaz, ninguém nem técnica alguma vai solucionar essa questão.

E com relação às amizades é a mesma coisa: Comece a se relacionar com a galera da academia, do trabalho/faculdade, o que for.

Você é quem tem que tomar a iniciativa. Ficar com auto-piedade é a pior coisa que você faz. A coisa que mais broxa mulher é um cara passando a imagem de carente, necessitado e coitadinho. Você tem que olhar pros aspectos positivos da sua vida, encarar que você leva uma vida foda e ir à luta!!!

Abraços,
Rada

Aprendiz

#917585 Cara, acho que já postaram tudo, então perdão se for repetitivo, vou falar porque também estava assim há pouco tempo e por ser um acadêmico de medicina com ex-namorada com depressão também..

Procure um psiquiatra cara, e não tem problema algum em fazer isso e fazer isso não significa que você é louco, que você é mais fraco que outras pessoas, nada disso.. Cada um tem o seu problema, o seu organismo e uma forma diferente de manifestar tudo..
Ninguem irá te julgar por ir a um especialista, se te julgarem será por pura ignorância.. E, caso sejam prescritos, tomar remédios psiquiatricos não irá fazer você se tornar outra pessoa, não irá te prender a eles para sempre.. Irá te fazer um bem do caralho e em pouco tempo, permitindo assim que tu saia dessa situação e encontre outras fontes de felicidade ocultas hoje pelo seu estado depressivo..

Além disso, você tem que procurar um ciclo social, você disse que tá sem amigos, procure algo que te interessa.. O Xris deu uma boa sugestão que é o teatro, que já serveria para outras coisas ainda.. Mas pode ser qualquer outra coisa, aprender a tocar algum instrumento (e socializar com o professor ou outros alunos), começar a fazer algum esporte, enfim...
No meu caso uma coisa que sempre me ajudou muito foi eu participar da bateria universitária, fiz diversas amizades graças a ela, e dia de ensaio é sinonimo de eu voltar para casa feliz... Agora estou pensando em frequentar o treino do time de Handball também para aumentar meu círculo social e para ganhar mais preparo físico (odeio fazer aeróbico na academia..).

E não deixe sua mente de dominar, não deixe sua mente de dominar! Eu deixei por muito tempo, fiquei em depressão quando ainda namorava essa minha ex. por coisas que estavam dando errado no namoro (ao meu ver) e por eu estar me afastando de muitas pessoas pela dedicação que estava dando ao namoro (erro grave!).. Acabou que ficava inerte, achando que tava tudo bem pois tinha uma namorada incrivel e tal.. Agora que terminei que consegui enxergar o quão diferente eu estava de mim mesmo.. Botei na cabeça que iria mudar, que voltaria a ser feliz, e assim fiz, depois de muitos meses é verdade, mas fiz..
Me forço a sair de casa, a conhecer gente nova em eventos da faculdade, retornei a academia, fui agora para os jogos universitários sem um amigo (realmente amigo) sequer estar confirmado e lá apesar do sentimento ruim de não conhecer muitas pessoas no início, no final estava lá bem, conversando com outras pessoas da faculdade, sendo abordado pelo meu apelido na faculdade por pessoas que nunca tinha conversado e voltei com uma confiança incrível!
Não se sabote, não jogue fora a oportunidade de ter uma tarde/noite agradável, arrisque.. Mesmo quando você não estiver tão entusiasmado com a proposta, mesmo quando o plano parecer ser bem sem graça, chato e etc..
Pode ser que seja uma merda a saida e tal, mas pode ser que você se lembre para sempre também, e uma que for assim vale por muitas meia-boca..

E esqueça essa merda de BV, fiquei assim até os 19 anos, com medo de não saber o que fazer, com medo cada vez que alguem tocava em um assunto relacionado, acabou que a primeira menina que fiquei foi uma das mais disputadas do curso, linda.. fui com confiança, conquistei ela, namoramos por 5 meses até depois, e ela nem desconfiou que eu era BV, aliás, na verdade no dia que ficamos entre um beijo e outro, me disse que eu beijava muito bem.. E eu achando que não sabia o que tava fazendo.. haha

Grande abraço cara, qualquer coisa só falar..
Faça uma pequena mudança por dia que seja, mas faça, e fique tranquilo..
(Cogite conversar com sua mãe, elas sempre sabem o que fazer.. haha)
Drakar1

Veterano - nível 4

#917588 Faaaala mano...
Então já passei por essa mesma coisa, desânimo, estagnação, baixa-estima, depressão me pegou, ai fudeu comigo, fiquei pensando em um monte de coisas, não conseguia raciocinar direito, eu pensanva que tava ficando doido, enfim...
Superei isso quando ví uma frase aqui no PUA: "FAÇA O QUE TEM QUE SER FEITO"
apartir dai começei a mudar, Traçei metas, me organzei, e pronto, mudei totalmente, mais não foi da noite pro dia, no começo batia o dasanimo, mais a vontade que eu tinha era maior que o desanimo e cheguei nas minhas metas, e busquei e encontrei, tudo isso com:" Diciplina, Foco, Fé, e o mais importante (Determinação)"...
-Drakar1
Mr.Carter

Veterano - nível 7

#917593 Na boa, na minha opinião, não tem que procurar psicologo nem porra nenhuma. Você consegue resolver isso sozinho. Ta só desanimado porque tem 20 anos e ainda não pegou ninguém. Vou te dizer a real, na noite ai nas festas metade dos caras ta na mesma situação que você, mas ninguém admite isso entendeu. Os caras ficam tirando onda que pegam mulher mas não pegam nada. O que você tem que fazer é sair mais e ir nas festas ate encontrar uns caras animados pra sair e zoar. E se você não é uma cara foda finge ser um ate conseguir pegar algumas minas e conseguir ganhar confiança da turma e também confiança em si mesmo. È mais ou menos isso que acontece com a maioria dos caras. Lembrando que isso é só minha opinião. Precisar de ajuda tamos aí.
Avatar pua
BBGS

Aprendiz

#917597 Ola cara beleza ? Só tenho uma frase pra le dizer e te mostrar um video !

"Você é o unico responsavél pelo seu destino .. "

Não se deixe levar por pedras no caminho , ja estive onde vc está mais vc precisa ter um "motivo" para viver , se for sua familia amigos ? viva por ele .. mais nunca se deixe abater pois muitos de verdade queria ter a vida que vc tem , sei que é inevitavel se sentir mal mais cara , o futuro so depende dos teus esforços e força.. segue ai um video que me deu muito força !

estratego22

Aprendiz

#917614 Cara, vou ser bem honesto com você:

1 - A vida é sua. O sucesso ou o fracasso depende da sua competência em administrá-la. Lembre-se da lição do Pequeno Príncipe: "Tu serás eternamente responsável por aquilo que cativas." Assim, você é quem decide se vai se deixar dominar por essa tristeza profunda ou se vai transpor suas dificuldades e progredir em sua vida.

2 - A melhor terapia é aquela que engrandece o teu ser. Se quer crescer, busque algo que te faça sentir bem e vai em frente. Quando eu tinha uns 16 anos, era tímido, muito magricelo, inseguro, baixa autoestima, tinha paixonites e socialmente era um bosta. Quando comecei a ler livros de filosofia e religião, comecei a encontrar uma forma de transcender de uma forma decadente para uma forma mais viva, cheia de CULTURA e capaz de obter novas experiências intelectuais e pessoais. Posteriormente fui lendo sobre economia, política, direito, matemática, finanças, psicologia, estratégia militar, liderança, gestão... isso sem falar em PUA (li quase todos os métodos) e Contabilidade (minha área de formação). Acredito piamente, com base nos meus estudos de estratégia e demais leituras, que primeiro você deve adquirir bagagem cultural para administrar sua vida (liderança, motivação, gestão de recursos, filosofia, autoconfiança), depois aprende sobre persuasão e por fim aprende sobre sedução e relacionamentos. Inverter a ordem é pedir pra ser um pegador e ao mesmo tempo um fracassado na vida.

3 - Leia um livro de Victor Frankl: Em busca de um sentido. Vai te ajudar! Leitura obrigatória. http://gropius.awardspace.com/ebooks/frankl.pdf

4 - Assim como os livros me ajudaram a ver a vida com outros olhos e me permitiram dia após dia evoluir, também poderá lhe dar um novo propósito. Eu tenho 22 anos hoje e posso dizer que minha bagagem cultural me permite falar um pouco de tudo com muita gente e minha bagagem PUA me permite falar bem, de forma a conduzir aqueles me ouvem. Sempre terá algo novo para estudar enquanto quiser crescer na vida meu caro Padawan. Por exemplo, agora vou estudar retórica e oratória. Isso simplesmente abrirá as portas para mim. Quando chegar aos 30, tenho certeza que terei domínio sobre estratégia militar (sei um excelente pensador e gestor da minha vida), terei liberdade financeira e serei extremamente seguro e independente. E isso meu jovem é o que tenho como meta para minha vida. Não é mais do que muitos aqui querem e principalmente, não é muito mais do que qualquer homem que quer ter algum futuro deseja. Mas o caminho é árduo, exige muito esforço para aprender, coragem para praticar e estratégia para prosperar ainda que as dificuldades pairem sobre você. Mas eu lhe digo, pela vida que tenho hoje, que mesmo 8 anos antes, eu estou construindo este futuro e isso me motiva a continuar. Crie um futuro para você e trilhe-o, vai sentir orgulho dos passos que dá e isso o fará feliz.

5 - Pare de pensar apenas no presente, aos 20 pensava de um jeito. Aos 21 de outro. Hoje sou mais maduro do que jamais fui! Cada ano que passa você amadurece e percebe como era tolo! Pare de querer viver uma vida que não é sua, construa a vida que quer!!!

6 - Precisa de ajuda profissional, ótimo! Mas primeiro leia o livro que te recomendei. Depois vá, se desejar. Mas eu lhe digo, se quiser tomar tarja preta, continuar inseguro e com uma realidade medíocre (não estou falando da sua família, estou falando da sua vida), aí é com você.
kbza - MEMBRO EXCLUSIVO
#917623 Aparentemente o que te prende é tua própria cabeça. O problema na fala é real, mas não é ele que te deixa desanimado. É sua auto-imagem se sentindo incapaz, não é? Pouco importa se os outros te veem como uma pessoa admirável, você não se vê assim... Vi que você tem outros tópicos falando dessa vibe negativa que você leva com você. Se o problema ta grande, procura ajuda profissional. Um profissional vai saber te livrar dessa situação. Talvez você precise de uma figura de autoridade (e em quem você confie) que lhe diga seus reais atributos, que te mostre as tuas verdadeiras qualidades e e defeitos. Não custa tentar não é?

Cara, tem esse livro tb, que pode ajudar: http://www.buscape.com.br/autoestima-co ... tml#precos. Já li ele, e ajudou a me sentir melhor.

Abraço
Avatar pua
Roco

PUA EXPERT

#917641 Fala Igor aguirre;

cara, vou ser sincero com você, tome vergonha na cara. Eu pensei que iria ler algo relacionado a uma super tragédia e etc, mas não, me deparei com um cara que tem tudo pra ser bom, mas não é porque não tem força de vontade suficiente.

Ter depressão é uma coisa. Se você desconfia que tem essa doença, procure logo um profissional capacitado. Agora, se você não tem, pare de ficar chorando pelos cantos camarada. Ta na hora de acordar pra vida. Ninguém aqui deveria passar a mão na sua cabeça e dizer que vai ficar tudo bem, porque se você não fizer algo, não vai mesmo.

Pegando mais leve agora. Acho que você já teve feeds bons sobre como superar a sua situação. É tudo questão de força de vontade cara, se você não gosta de algo, mude, é sempre simples.

Se quiser explicar melhor, pode me mandar uma MP.

Grande abraço.