- 21 Abr 2012, 21:44
Tenho algumas dúvidas quanto a técnica de espelhamento, pra construir rapport. Você, quando está "espelhando" alguém, porfavor me corrijam se eu estiver errado, mas pelo menos pra mim, da a ideia de que eu nao estou sendo eu mesmo, que eu estou "reduzindo meu valor" quanto a pessoa. Como se eu a fosse seu "pela-saco". Porque eu tenho que espelhar seus movimentos, e não o contrário ? A pessoa, inconcientemente, copiar meus movimentos, por ela sentir admiração por mim, por eu ter uma personalidade forte ? Isso me gerou muitas dúvidas, eu estou iniciando meus estudos na pnl agora, então me perdoem qualquer erro que eu possa vir a cometer.
E outra dúvida, se eu estou num grupo de pessoas, como vou espelhar todas elas ? E espelhamento seria só na linguagem corporal, ou no tom e na velocidade da voz ? E caguetes que a pessoa possa a vir ter, como falar muito "Tipo..." ou "Tipo assim...", por exemplo.
Bom, espero que tenham conseguido entender meu ponto de vista.
E outra dúvida, se eu estou num grupo de pessoas, como vou espelhar todas elas ? E espelhamento seria só na linguagem corporal, ou no tom e na velocidade da voz ? E caguetes que a pessoa possa a vir ter, como falar muito "Tipo..." ou "Tipo assim...", por exemplo.
Bom, espero que tenham conseguido entender meu ponto de vista.