- 17 Nov 2011, 02:31
Esse projeto de post sobre Casanova será interrompido por alguns meses, fim de ano agora estou agitando algumas coisas e tenho de retomar a leitura dos outros livros de suas memórias. Então curtam esse texto com a humildade de sempre e a critica também. Como sempre irei lhes poupar dos detalhes menos interessantes. É altamente recomendado a leitura de suas obras completas.
Link do post I: um-esboco-sobre-casanova-parte-i-t31020.html
Link do post II: um-esboco-sobre-casanova-parte-ii-t31865.html
Viagem a Paris
Se existe algo que Casanova era bom desde pequeno, era conhecer pessoas, como disse antes tivera ele um “mentor” para a vida social que lhe ensinara muitas coisas. Então com seu amigo (realmente AMIGO) Baletti, Casanova parte para Paris. Aprenda com ele é sempre conhecer pessoas.
Os pais de Baletti eram artistas renomados na Ópera parisiense, não sendo poucas as oportunidades que Casanova teve de conhecer boas casas. Ele cita que geralmente as pessoas demoravam 15 dias para fazer um social (proff) bacana, ele demorou apenas 24 horas.
Com um grande professor de francês, e frequentando as melhores óperas e peças teatrais, amante de artes como era, Casanova estava feliz da vida. Em alguns momentos relatava a conquista de mulheres de baixo valor social (camareiras e serviçais de hotel) e depois falava sobre as melhores Cortesãs de Paris a qual ele tinha acesso com a bolsa cheia de dinheiro é claro.
Maçonaria
Para os que gostam de sociedades secretas e afins, colocarei aqui como Casanova entrou para a maçonaria, na cidade de Lião onde passou alguns meses, antes de chegar a Paris.
O filho bastardo
Hospedado em uma pequena pensão e sempre disposto aos bons prazeres, Casanova fora seduzido. Isso mesmo, com 28 anos Casanova fora seduzido por uma jovem de 16 anos a quem sua mãe mandava servi-lo, porem sempre ficava mais tempo que deveria no quarto de Giácomo. Resultado? A mãe de Mimi ( a garota de 16 anos) tentando armar algum golpe e mandando a filha pro quarto de Casanova, faz se avó. E o filho não poderia ser de ninguém a não ser Casanova, porque Mimi era virgem e isso ficou provado na mancha no lençol.
Alguns meses depois Casanova foi chamado a justiça parisiense para prestar contas sobre o filho e pagar pensão eis que o diz (lembrando que Casanova já era graduado em Direito):
Resultado? Casanova absolvido. =D
O’Morphi
Breve história de uma garota que Casanova conquistou e após pedir um pintor alemão para fazer um retrado da mesma e mostrar para o Rei Luis XV. Ficara fascinado com a beleza da bela jovem fazendo dela sua amante e mandando ela e o retrato para o palácio de Versalhes.
Abaixo o retrato da jovem que pode ser visto no museu de Berlin.
Link do post I: um-esboco-sobre-casanova-parte-i-t31020.html
Link do post II: um-esboco-sobre-casanova-parte-ii-t31865.html
Viagem a Paris
“O senhor está em França, não se esqueça. Aqui conhece-se o valo da vida e procura-se tirar proveito dela. Amamos o prazer e só nos cremos felizes quando podemos suscita-los.”Senhoria Le Vasseur em conversa com Casanova.
Se existe algo que Casanova era bom desde pequeno, era conhecer pessoas, como disse antes tivera ele um “mentor” para a vida social que lhe ensinara muitas coisas. Então com seu amigo (realmente AMIGO) Baletti, Casanova parte para Paris. Aprenda com ele é sempre conhecer pessoas.
Os pais de Baletti eram artistas renomados na Ópera parisiense, não sendo poucas as oportunidades que Casanova teve de conhecer boas casas. Ele cita que geralmente as pessoas demoravam 15 dias para fazer um social (proff) bacana, ele demorou apenas 24 horas.
Com um grande professor de francês, e frequentando as melhores óperas e peças teatrais, amante de artes como era, Casanova estava feliz da vida. Em alguns momentos relatava a conquista de mulheres de baixo valor social (camareiras e serviçais de hotel) e depois falava sobre as melhores Cortesãs de Paris a qual ele tinha acesso com a bolsa cheia de dinheiro é claro.
Maçonaria
Para os que gostam de sociedades secretas e afins, colocarei aqui como Casanova entrou para a maçonaria, na cidade de Lião onde passou alguns meses, antes de chegar a Paris.
“Foi em Lião que uma respeitável personagem, com que eu tratava relações em casa do senhor de Rochebadon, me iniciou nos sublimes mistérios da maçonaria. Saindo dali “aprendiz”, atingiria dentro de alguns meses, em Paris, o grau de “companheiro” e em seguida o de “mestre”, esse ultimo certamente, o mais alto da maçonaria, porque todos os outros de a seguir me investiram não passam de invenções agradáveis que, embora simbólicas, nada acrescentam a dignidade de um “mestre”.”
O filho bastardo
Hospedado em uma pequena pensão e sempre disposto aos bons prazeres, Casanova fora seduzido. Isso mesmo, com 28 anos Casanova fora seduzido por uma jovem de 16 anos a quem sua mãe mandava servi-lo, porem sempre ficava mais tempo que deveria no quarto de Giácomo. Resultado? A mãe de Mimi ( a garota de 16 anos) tentando armar algum golpe e mandando a filha pro quarto de Casanova, faz se avó. E o filho não poderia ser de ninguém a não ser Casanova, porque Mimi era virgem e isso ficou provado na mancha no lençol.
Alguns meses depois Casanova foi chamado a justiça parisiense para prestar contas sobre o filho e pagar pensão eis que o diz (lembrando que Casanova já era graduado em Direito):
“-Não digo senão o que acho ser justo e não pagarei cousa alguma, pois não é o caso de uma indenização a pagar-se, não tendo havido violação de direitos. Se me condenarem reclamarei até a ultima instancia e até que a equidade por fim me faça justiça, porque, senhor comissário, jamais terei a inépcia nem a covardia de repelir as caricias de uma bela jovem, que me agrade e venha provocar-me em meu quarto, sobretudo quando tiver certeza de que ali vai com o consenso de sua mãe.”(grifos feitos pelo autor do tópico)
Resultado? Casanova absolvido. =D
O’Morphi
Breve história de uma garota que Casanova conquistou e após pedir um pintor alemão para fazer um retrado da mesma e mostrar para o Rei Luis XV. Ficara fascinado com a beleza da bela jovem fazendo dela sua amante e mandando ela e o retrato para o palácio de Versalhes.
Abaixo o retrato da jovem que pode ser visto no museu de Berlin.