- 10 Ago 2013, 21:59
#835413
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]"10 estratégias de manipulação”[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por: Noam Chomsky[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]1. A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas..[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]”Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif](Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]2. CRIAR PROBLEMAS E DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Este método também é chamado: “problema--> reação--> solução”.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o suplicante das medidas que se deseja fazer aceitar.,[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Ou também:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Criar uma crise econômica para que o povo aceite como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]3. A ESTRATÉGIA DA GRADUALIDADE:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Para fazer que se aceite uma medida inadmissível, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo ampliado.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Dessa forma, as novas condições impostas, as mudanças radicais são aceitas sem provocar revoltas.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]4. A ESTRATÉGIA DO ADIAR :[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]É mais fácil aceitar um sacrifício futuro que um sacrifício imediato.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]- Primeiro, porque o esforço não é imediato.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]- Segundo, porque a massa, ingenuamente crê que “amanhã tudo irá melhor” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Isto dá mais tempo ao cidadão para se acostumar à ideia da mudança e de aceitar com resignação quando chegar o momento.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]5. DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIATURAS DE POUCA IDADE:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonações particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Quanto mais tente-se procurar enganar o espectador, mais tende-se a adotar um tom infantil.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por que?[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]“Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, a adotar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico”.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]6. UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS QUE A REFLEXÃO:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional, e neutralizar o sentido crítico dos indivíduos.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir a determinados comportamentos.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]7. MANTER O POVO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer com que o público seja incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu controle e escravidão.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]“A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância entre estas e as classes altas permaneçam inalterada no tempo e seja impossível alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos.”[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]8. ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE COM A MEDIOCRIDADE[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]9. REFORÇAR O SENTIMENTO DE CULPA PESSOAL:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer crer ao indivíduo que ele é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparação ou de esforço.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Assim, em lugar de rebelar-se contra o sistema econômico e social, o indivíduo se desvaloriza , se culpa, gerando em si um estado depressivo, que inibe sua capacidade de reagir[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]E sem reação, não haverá revolução.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]10. CONHECER OS INDIVÍDUOS MELHOR DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Graças à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]O Sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que êle se conhece.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior controle e poder sobre os indivíduos, superior ao que pensam que realmente tem. "[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Noam Chomsky[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Visões Alternativas[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por: Noam Chomsky[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Lista das "10 estratégias de manipulação” dos princípios sociais e econômicos de forma a atrair o apoio inconsciente dos meios de comunicação para a manipulação.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]1. A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas..[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]A técnica é a do dilúvio ou inundação de contínuas distrações e de informações sem importância.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]”Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, atraída por temas sem importância real.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif](Citação do texto “Armas silenciosas para guerras tranquilas”).[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]2. CRIAR PROBLEMAS E DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Este método também é chamado: “problema--> reação--> solução”.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o suplicante das medidas que se deseja fazer aceitar.,[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o requerente de leis de segurança e políticas, em prejuízo da liberdade.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Ou também:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Criar uma crise econômica para que o povo aceite como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]3. A ESTRATÉGIA DA GRADUALIDADE:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Para fazer que se aceite uma medida inadmissível, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, num prazo ampliado.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Dessa forma, as novas condições impostas, as mudanças radicais são aceitas sem provocar revoltas.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]4. A ESTRATÉGIA DO ADIAR :[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Outra maneira de provocar a aceitação de uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária”, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]É mais fácil aceitar um sacrifício futuro que um sacrifício imediato.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]- Primeiro, porque o esforço não é imediato.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]- Segundo, porque a massa, ingenuamente crê que “amanhã tudo irá melhor” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Isto dá mais tempo ao cidadão para se acostumar à ideia da mudança e de aceitar com resignação quando chegar o momento.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]5. DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIATURAS DE POUCA IDADE:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discursos, argumentos, personagens e entonações particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criatura de pouca idade ou um deficiente mental.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Quanto mais tente-se procurar enganar o espectador, mais tende-se a adotar um tom infantil.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por que?[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]“Porque dirigir-se a uma pessoa como se tivesse 12 anos ou menos, tenderá, por sugestão, a adotar respostas ou reações mais infantis e desprovidas de sentido crítico”.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]6. UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS QUE A REFLEXÃO:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para curto-circuitar a análise racional, e neutralizar o sentido crítico dos indivíduos.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir a determinados comportamentos.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]7. MANTER O POVO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer com que o público seja incapaz de compreender a tecnologia e métodos utilizados para seu controle e escravidão.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]“A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância entre estas e as classes altas permaneçam inalterada no tempo e seja impossível alcançar uma autêntica igualdade de oportunidades para todos.”[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]8. ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE COM A MEDIOCRIDADE[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer crer ao povo que está na moda a vulgaridade, a incultura, o ser mal falado ou admirar personagens sem talento ou mérito algum, o desprezo ao intelectual, o exagero do culto ao corpo e a desvalorização do espírito de sacrifício e do esforço pessoal.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]9. REFORÇAR O SENTIMENTO DE CULPA PESSOAL:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Fazer crer ao indivíduo que ele é o único culpado de sua própria desgraça, por insuficiência de inteligência, de capacidade, de preparação ou de esforço.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Assim, em lugar de rebelar-se contra o sistema econômico e social, o indivíduo se desvaloriza , se culpa, gerando em si um estado depressivo, que inibe sua capacidade de reagir[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]E sem reação, não haverá revolução.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]10. CONHECER OS INDIVÍDUOS MELHOR DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM:[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Nos últimos 50 anos, os avanços da ciência geraram uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles utilizados pelas elites dominantes.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Graças à biologia, a neurobiologia e a psicologia aplicada, o Sistema tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicológica.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]O Sistema conseguiu conhecer melhor o indivíduo comum do que êle se conhece.[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um maior controle e poder sobre os indivíduos, superior ao que pensam que realmente tem. "[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Noam Chomsky[/font]
[font=lucida grande, tahoma, verdana, arial, sans-serif]Visões Alternativas[/font]