Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Marcelo D

Aprendiz

#900860 Aew galera, tudo bem?
Gostaria de uma opinião do que vocês fariam no meu lugar...
Me formei no ensino médio ano passado e pretendo cursar medicina, não passei no vestibular do começo de ano.
Minha família me deu a opção de ir estudar fora do país (no qual não precisa de vestibular) no começo desse próximo ano, como segunda alternativa de não passar de novo no vestibular. Eu iria no caso, pra Bolívia e moraria com conhecidos la, e com certeza me daria bem pelo motivo deles já estarem estabelecidos lá.
Ai que bateu uma duvida imensa na minha cabeça se aceito ou não, porque se eu passar por aqui iria economizar um baita dinheiro que daria pra comprar um carro e viver bem no lugar que passar. E se eu fosse estudar na Bolívia teria algumas coisas ruins pra minha carreira como: Ter que fazer o revalida quando me formar, ser discriminado, e perder 1ano (porque la o curso dura 7anos).
Uma alternativa seria fazer 1ano la e tentar transferir o curso para o Brasil, nesse caso eu perderia +/- 1semestre de curso e gastaria mt dinheiro pra isso.
Oque não gostaria de jeito nenhum é passar outro ano parado, to me sentindo mt mal por isso.
tentei resumir ao máximo oque ta passando pela minha cabeça e gostaria que vcs falassem oque fariam no meu lugar.
Deco

Veterano - nível 2

#900870 Fala Marcelo D

Cara, daqui a 1 ano e meio, em tese, terminarei meu curso superior. Assim que terminei o segundo período, realizei um intercâmbio no qual passei 1 ano e meio fora do país. Atualmente, embora seja interessante me formar logo, estou considerando alongar minha vida acadêmica por um ou dois períodos. Por quê? o ambiente acadêmico está recheado de oportunidades a qual, certamente, precisarei de mais de 1 ano e meio para saborear, por exemplo, grupos de pesquisa e projetos externos.

Onde quero chegar com isso? Não tenha pressa. Apesar da importância dos objetivos (passar no vestibular, graduação...), o meio do caminho também é importante. Além disso, você está prestando vestibular para um dos cursos mais concorridos do Brasil. Conheço pessoas que dedicaram 3 anos da vida para alcançar a aprovação em uma universidade federal. Isso não é desperdício, é investimento. Estabeleça seus objetivos e imponha metas (por exemplo, estudar x horas por dias). O resultado virá.

Essas são as minhas considerações. A escolha está em tuas mãos.

Abraço
fyllipy

Veterano - nível 8

#900874 Cara... Certa vez eu vi uma entrevista com o presidente da associação de cardiologistas do Brasil e considerado o melhor cardiologista do Brasil e um dos melhores do mundo.
Ele disse que perdeu o vestibular pra medicina 3x e quase desistiu. Mas manteve a cabeça erguida e tentou pela quarta vez. dessa vez ele venceu.
Não desista do seu sonho. Se quer vestibular aqui, corra atrás desse objetivo. Faça por onde! Se organize, estude e faça! Não aceite prêmios de consolação. Você é novo... tem muito tempo ainda. Então paciência e vá à luta!
Star*

Veterano - nível 9

#900890 Cara, sinceramente esse negocio de vestibular é foda, as pessoas procuram o caminho mais facil sempre.. LARGUE MAO CARA!!
ESTUDE CARA, ESTUDE E ESTUDE. oras, eu passei em duas faculdades já pelo PROUNI com bolsa de 100%
mas eu quero Direito na UFPR, minha familia ja falou algumas coisas q eu to perdendo tempo e tals
mas foda-se quero Direito..
Medicina nao é facil cara, mas por um lado é mais facil vc passar ake do que estudar tanto tempo e ainda ter q revalidar aqui no Brasil.
se for fazer MEdicina tem que ser em CUBA!!

ESTUDA AE BROTHER, FICA POR AKE E INVISTA ESSA GRANA EM VC MESMO!

Criador do tópico

Marcelo D

Aprendiz

#901178 Vlw pelo o feed Deco, Fyllipy e Star*.
É sempre bom ouvir opiniões pra não acabar errando.
Vou da uma pensada melhor a esse respeito.
obrigado galera. :sorri
GUTOBR

Veterano - nível 6

#901428 medicina só faria sendo aqui... eu não me sentiria seguro fazendo um curso la na Bolívia sabendo de todos os problemas que vc citou que pode vir a ter, isso teria uma influência negativa, o que prejudicaria meu desempenho na faculdade.

enfim esse curso geralmente é o pior de todos pra se passar, só resta estudar pra caramba.