Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.

Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#776572 wazzup!

Faz tempo que eu não crio um artigo de PNL não é verdade? Neste artigo vou abrir a caixa de pandora que é a PNL, vou tentar ser breve como antigamente, apesar de ser um assunto que exige dígitos.

Ficarei muito feliz se vocês também expressarem seus respectivos pontos de vista.

Programação Neurolinguística--
Com um nome desses é impossível não se impressionar, ou até mesmo questionar, duvidar. Mas de fato, é um nome feito para vender, um nome feito pra chamar a atenção, e nesse ponto, é 1x0 pra PNL pois o objetivo foi alcançado, concordam?

O que mais se ouve de quem está curioso sobre PNL é aquela boa e velha pergunta.

Tá, mas PNL funciona?

É óbvio que não. PNL não é um barquinho de controle remoto que você coloca duas pilhas e sai usando. Muito do que se ouve contra a PNL vem de pessoas que tentaram ou se aventuraram nesse "mundinho" e viram que não conseguiam fazer pessoas lhe darem notas de 100 com algumas dúzias de palavras, não há dúvidas de que isso seria ótimo, mas até onde eu saiba isso não existe. Fiquem tranquilos eu também comecei na PNL achando que eu ia conseguir fazer isso...

Mas saibam que ninguém que queira te vender um curso ou vender um livro vai te dizer isso, acho que é bastante fácil de perceber o por que, não é?

Muito se discute hoje em dia se a PNL foi feita para terapias ou se ela pode ser usada pra melhorar sua comunicação, suas interações sociais do dia a dia. Fato é que os primeiros conceitos se aplicam tranquilamente de maneira individual, mas é possível mudar o rumo de uma interação se houver um practioner em PNL na roda?

No meu ponto de vista sim, e isso eu explico abaixo.

A PNL Antiga vs PNL moderna--
A PNL logo no início era utilizada pra despertar coisas boas dentro de você. Tony Robbins soube usar e muito bem a PNL nesse sentido, provavelmente foi o pioneiro nessas palestras motivacionais envolvendo PNL.

O que acontece basicamente nessas palestras é que o locutor apresenta pra você as opções, a boa, e a ruim. No caso a boa é sempre envolvida em alguma questão de que você é capaz e isso vai se intensificando até o fim da palestra.

O que geralmente acontece hoje nessas palestras é que ou o cara sai de lá entediado sem entender nada, ou o cara sai de lá com uma puta vontade de sair fazendo tudo. Acontece que essa chama uma hora vai apagando, até que o estado anterior volta, é como um choque de realidade. Isso acontece por que a rotina dessa pessoa não permite trabalhar as sensações e percepções que lhe foram apresentadas durante aquela palestra.

Assim como sentir o sabor de uma barra de chocolate acaba, êxtase, tesão, felicidade também acabam. São sensações como qualquer outro tipo de sensações, e sensações e sentimentos se não forem trabalhados por você ou por alguém, uma hora vai acabar.

Tá mais diz o por que a PNL pode ser usada individualmente em curtas interações

É aí que eu defendo que a PNL pode sim ser usadas em interações de curto período, porém com uma limitação. Quem já saiu comigo sabe que eu tenho uma certa dificuldades em "trabalhar" em lugares muito barulhentos, eu preciso ter uma conversa de pelo menos 5 minutos.

A PNL está ligada diretamente a comunicação, desde gestos até palavras, a forma com que você conversa muda ou não o fato da pessoa estar prestando atenção em tudo o que você diz.

Quem não gosta de se sentir bem? Eu gosto, e tenho certeza que você gosta também.

Pense, ninguém gosta de se sentir mal, é difícil de respirar e isso consequentemente faz com que fique difícil de pensar. É como se aquela sensação entrasse na sua barriga e ficasse esperando você dormir pra ver se alivia, é uma agonia, todos os pensamentos vem antes de dormir e no fim você acaba não dormindo.

E se você fizer a pessoa se sentir bem? A questão das sensações e dos sentimentos é que se eles são bons é fácil de perceber, é fácil de sentir.

O que você pensa sobre se sentir bem? Você não vai dizer que não gosta, não é como se você dissesse "eu não quero sentir toda aquela euforia da melhor balada do mundo", todo mundo quer, inclusive você, então é fácil se deixar levar pelos bons sentimentos, é fácil gostar do que é bom, não tem nada melhor no mundo do que poder dar aquele suspiro aliviado, olhar pra frente e dar aquele sorriso sem motivos, não é mesmo?

É exatamente neste ponto que eu gosto de tocar com PNL, as boas sensações. E com a quantidade de pessoas que temos no mundo querendo ser felizes é fácil destacar qualquer sentimento bom em alguém, é fácil fazer a pessoa lembrar de coisas boas, é a ai que no meu ponto de vista, o mais simples e o melhor da neurolinguística pode entrar e de fato fazer a diferença.

Sem técnicas mirabolantes, sem super mágicas, você apenas sabe o caminho.

Você sentiu algo diferente ao ler esse artigo? Por favor comente! É importante para a nossa equipe de PNL!

Abraços
Jahpz
GustavoAbronkkA - MEMBRO EXCLUSIVO
jahpz escreveu:Quem não gosta de se sentir bem? Eu gosto, e tenho certeza que você gosta também.

Pense, ninguém gosta de se sentir mal, é difícil de respirar e isso consequentemente faz com que fique difícil de pensar. É como se aquela sensação entrasse na sua barriga e ficasse esperando você dormir pra ver se alivia, é uma agonia, todos os pensamentos vem antes de dormir e no fim você acaba não dormindo.

E se você fizer a pessoa se sentir bem? A questão das sensações e dos sentimentos é que se eles são bons é fácil de perceber, é fácil de sentir.

O que você pensa sobre se sentir bem? Você não vai dizer que não gosta, não é como se você dissesse "eu não quero sentir toda aquela euforia da melhor balada do mundo", todo mundo quer, inclusive você, então é fácil se deixar levar pelos bons sentimentos, é fácil gostar do que é bom, não tem nada melhor no mundo do que poder dar aquele suspiro aliviado, olhar pra frente e dar aquele sorriso sem motivos, não é mesmo?

É exatamente neste ponto que eu gosto de tocar com PNL, as boas sensações. E com a quantidade de pessoas que temos no mundo querendo ser felizes é fácil destacar qualquer sentimento bom em alguém, é fácil fazer a pessoa lembrar de coisas boas, é a ai que no meu ponto de vista, o mais simples e o melhor da neurolinguística pode entrar e de fato fazer a diferença.

Sem técnicas mirabolantes, sem super mágicas, você apenas sabe o caminho.[/legend]

Você sentiu algo diferente ao ler esse artigo? Por favor comente! É importante para a nossa equipe de PNL!

Abraços
Jahpz

Sim, me senti bem, essa é a função desse texto tenho certeza, porém posso estar equivocado, por isso é importante o feedback, abração Jahpz.
Tyler D. - MEMBRO EXCLUSIVO
#776595 Muito bom artigo jahpz, sou um iniciante em PNL e também já tive esse pensamento de que poderia controlar mentes, criar escravos, etc. Hoje já vejo de uma maneira diferente, gosto muito da parte da PNL em que ensina a sermos o melhor de nós mesmos. Porém tenho grande dificuldade em botar em prática as técnicas de PNL, não me sinto bem quando tento fazer isso, me sinto "robotizado" e acabo não testando as técnicas que aprendo, e também tenho minhas certas dúvidas se elas realmente funcionam ou não, você parece ser a prova viva de que sim, mas né, tem coisas que funcionam para alguns e não funcionam para outros. Mas a dúvida que eu tenho sobre é a seguinte: pelo que eu percebo de você, você não parece levar as técnicas tão a sério, na verdade acredito que você leva tudo isso como uma grande brincadeira, e ai que está o ponto do seu sucesso, fazendo as coisas desse modo, não se cria o medo de dar errado, e assim, não cria inseguranças, aumentando o seu sucesso. Mas o que eu vejo, é que aparentemente, pelo os seus relatos, você não perde a naturalidade e o seu modo de ser a interagir com as pessoas, e eu gostaria muito de saber como você faz isso, pois acho as técnicas de PNL, algo muito consciente, teórico e racional, sempre acho que tem que tá sempre ali, raciocinando coisas, espelhando, usando padrões de linguagens, etc, e não me vejo obtendo sucesso fazendo esse tipo de coisa, pois as melhores coisas que já aconteceram na minha vida, aconteceram quando eu não estava pensando nada, e nem esperando nada sobre, e penso que na sedução, sendo algo dinâmico e totalmente emocional, ser racional e consciente só atrapalharia. Gostaria de saber sua opinião sobre, um abraço.
Pedro aprendiz

PUA Avançado

jahpz escreveu:[1]O que geralmente acontece hoje nessas palestras é que ou o cara sai de lá entediado sem entender nada, ou o cara sai de lá com uma puta vontade de sair fazendo tudo.

[2]Pense, ninguém gosta de se sentir mal, é difícil de respirar e isso consequentemente faz com que fique difícil de pensar. É como se aquela sensação entrasse na sua barriga e ficasse esperando você dormir pra ver se alivia, é uma agonia, todos os pensamentos vem antes de dormir e no fim você acaba não dormindo.

Na parte 1do texto ancorou em mim levemente uma sensação muito boa, que eu tenho quando faço um exercicio espiritual quando acordo. Parece que tudo da certo nesse dia !

Na parte 2 do texto eu senti "borboletas na barriga", mas não são as boas, é aquela sensação ruim que te acomete quando morre alguém proximo eu acontece uma coisa ruim

Espero ter ajudado a equipe !
Falando nisso, a quanto andas a equipe de PNL ?
Se puder me informar quando sair artigos e afins ficarei extremamente GRATO !
Abraços e boa noite
lucas faria

MEMBRO PROFISSIONAL

#776740 Curto muito PNL. Sempre joguei MM, e sou um pleno defensor dos metodos indiretos. Maaaaaaaaasss.... com o cara apenas usando a estrutura, a PNL ajuda muito o jogado a improvisar em cima de cada fase, esse negocio de magica e outras coisas, faz quem quer e se sente a vontade, nao porque acha que assim que é o certo, a PNL no meu modo de ver ajuda a pessoa a poder mostrar as qualidades dela, sem precisar fazer graçinhas. Abraço!
Lennon_

MEMBRO PROFISSIONAL

UnicórniosA PNL não só pode, como pra mim, se mostrou mais eficaz sendo usada em curtas interações.

A maioria dos iniciantes, atraídos ao se visualizarem hipnotizando várias pessoas e torna-las robos, acabam tendo uma imagem muito equivocada da PNL.

Aconteceu comigo. Aconteceu com o Jahpz, assim como aconteceu com vocês.

Afinal, quem é que nunca imaginou que poderia se tornar um grande vendedor, persuadindo pessoas, sentindo o poder na sua propria lábia, não é ?

Todo mundo se vê assim, e o que acontece, é acabam por ler demasiadas teorias, e depois tentam aplicar todas essas técnicas ao mesmo tempo. A falha é inevitável. Claro, todo mundo falha.

Até mesmo no PU, temos que errar muito até conseguir resultados congruentes. Até lá, você passa por muita frustação, começa à perceber que o caminho não é fácil... você se visualiza sendo solitário pela vida toda.. vê todo esse mal-estar, observa seus fracassos, e se pergunta se um dia vai conseguir o que quer, não é ? Enquanto lê esse tópico, você percebe que poderia ser melhor do que é.. você vê que a mudança é possível.

Assim acontece com todo mundo. Só obtém seus objetivos aquele que persiste, que apesar das falhas, consegue ver a luz no fim do túnel.

Nas minhas interações diárias, a sincronização verbal e da postura se mostraram muito eficazes, e são técnicas simples de fazer e rápidas de se aplicar.

É nesse ponto que a PNL passa à ser útil: quando você usa ela para melhorar sua personalidade, aprimorar sua conversa, agindo de forma natural. Você consegue ser você, a imagem que você queria passar, começa à se tornar real. A confiança vai aumentando, e você se sente bem, por estar sendo você. E quando você observa o quão bem esta, por ter chegado à este ponto, você percebe o poder da neurolinguística, que despertou o você, o seu gigante interior. É isso que queremos.. é o que eu quero.. é o que você quer, não é ? É assim que eu vejo a neurolinguística, como amuletas que te ajudam à ser você!

Ah, e gostariámos que vocês expusessem seus pontos de vista sobre a PNL, baseado nas suas experiências pessoais com a neurolinguística. Detectar as principais dificuldades também será de grande utilidade para a equipe! Então, como vocês vêem a neurolinguística ?
MatheusLBR - MEMBRO EXCLUSIVO
#776941 Ótimo artigo como sempre japa,me senti induzido de uma forma boa e tive muitas lembranças e imaginações boas quando vc falou de sensações.Só uma dúvida:
jahpz escreveu:A PNL logo no início era utilizada pra despertar coisas boas dentro de você. Tony Robbins soube usar e muito bem a PNL nesse sentido, provavelmente foi o pioneiro nessas palestras motivacionais envolvendo PNL.

O que acontece basicamente nessas palestras é que o locutor apresenta pra você as opções, a boa, e a ruim. No caso a boa é sempre envolvida em alguma questão de que você é capaz e isso vai se intensificando até o fim da palestra.

O que geralmente acontece hoje nessas palestras é que ou o cara sai de lá entediado sem entender nada, ou o cara sai de lá com uma puta vontade de sair fazendo tudo. Acontece que essa chama uma hora vai apagando, até que o estado anterior volta, é como um choque de realidade. Isso acontece por que a rotina dessa pessoa não permite trabalhar as sensações e percepções que lhe foram apresentadas durante aquela palestra.

Quando vc fala q essa chama vai apagando,a pnl n usa ancoras para q possamos reviver esse estado quando quisermos?;Fiz um curso de pnl,q nos deixava nesse estado com diversos recursos inclusive música,e toda vez q ouço essa música eu revivo esse estado,isso foi uma ancora?ps:madaram a gente reforçar (ouvir essa música)sempre q quisermos reviver esse estado.
Taylor Ramires

Veterano - nível 1

#776959 Senti sim... que desde o primeiro parágrafo vc. usou pnl, "concorda" ? Entao tá... 1 X 0 pra pnl já que vc não deixou opção de placar , rsrsrs !!!! Vc é um fanfarrão Jahpz kkkkk, te convidei pra um passeio para q vc mostrasse algo na prática e vc sequer respondeu.
Alias, não se ofenda com isso que escrevi ( foi num tom brincalhão ). Gosto dos seus artigos (os que eu lí), e gosto de pnl também. Saudações...
adrieldbz

Veterano - nível 8

Tyler D. escreveu:Muito bom artigo jahpz, sou um iniciante em PNL e também já tive esse pensamento de que poderia controlar mentes, criar escravos, etc. Hoje já vejo de uma maneira diferente, gosto muito da parte da PNL em que ensina a sermos o melhor de nós mesmos. Porém tenho grande dificuldade em botar em prática as técnicas de PNL, não me sinto bem quando tento fazer isso, me sinto "robotizado" e acabo não testando as técnicas que aprendo, e também tenho minhas certas dúvidas se elas realmente funcionam ou não, você parece ser a prova viva de que sim, mas né, tem coisas que funcionam para alguns e não funcionam para outros.

Me sinto do mesmo jeito, sei algumas técnicas mas além de soar meio "estou te hipnotizando" eu me sinto meio robótico. É uma sensação estranha, outra dificuldade é sobre o uso de certas palavras para gerar boas emoções nas pessoas.