- 08 Jul 2012, 17:04
Concordo com o >>Psychokiller<<, pois só faça se você quer, gostar e presisar, pois é uma boua grana 6 barão, pensa bem, mas se você tiver 6 milha sobrando e querer vai em frente, vai por você, o que você sente e não pelo que os outros falam.
- 08 Jul 2012, 17:30
Olha, se você quer ser Coach a primeira coisa que precisa definir é em que area vai atuar. Se é desenvolvimento pessoal ou profissional. Pode ser nas duas, como você citou, o problema é o seguinte. Um Coach, como o nome sugere, é mais ou menos como um técnico, é um cara que através da EXPERIÊNCIA dele, consegue via um conjunto de metodos e processos passar um pouco disso para o Coachee(o treinando, aluno, ou cliente).
Então se você não for um cara com uma bagagem realmente poderosa na area que deseja ser Coach, não há curso no mundo que vá te transformar em um. Você pode arrumar um belo certificado do IBC, pendurar ele na parede e se orgulhar pra caramba. Pode colocar no seu currículo, no seu blog, no Facebook e achar isso o máximo, mas profissionalmente falando não vale nada.
O que realmente vale é, como eu disse, a bagagem, o Know How que você tem a respeito do assunto. Se você vai ser um Coach profissional, espera-se que você seja um cara que já conseguiu realização e sucesso como profissional e que tenha um grande conhecimento sobre carreirass, mercado de trabalho, processos seletivos, plano de carreira e sobre tudo o que envolve isso. Espera-se que você seja alguém que conseguiu no minimo uma posição de gerência, isso em uma empresa de renome, porque se for em empresas totalmente desconhecidas, então é melhor você ter chegado a diretor, conselheiro ou presidente.
Se você quer ser um Coach focado no lado Pessoal, ou de qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e coisa do tipo, espera-se que você seja uma pessoa centrada, com uma vida equilibrada, que tenha um ótimo circulo social e pessoal, que tenha uma grande bagagem cultural, que tenha bons conhecimentos de psicologia humana e relacionamentos, que tenha certa experiência em lidar com areas que envolva pessoas, como Psicologia, Gestão de Pessoas, ou mesmo uma formação em Filosofia, Medicina, Antropologia, ou algo não tão convencional, com Historia, Literatura.
Agora, se quiser fazer o curso depois de tudo o que eu disse, vá em frente, mas se você nao tiver o background que estou falando, e não sei se você tem ou não, pois não te conheço, vai ser uma boa grana aplicada em nada. Um certificado lindo e com um nome muito legal pra pendurar na parede e não ganhar absolutamente nada com ele. Um Coach tem que ser acima de tudo uma pessoa com grande conhecimento na area, autoconfiante, centrada, e que realmente saiba e entenda como funciona o comportamento humano para conseguir guiar o seu Coachee pelo processo de desenvolvimento pessoal e profissional, e isso é algo que leva anos para ser desenvolvido, E se alguém disser que você pode sair do zero e construir isso tudo em oito semanas, é alguém que só quer sua grana e não esta nem ai se você vai ter retorno financeiro com isso.
[UPDATE]
Eu disse uma coisa ali em cima que quero reforçar e lhe dar uma ideia. Se você acha que pode ser Coach, comece escrevendo um bom Blog sobre o assunto que deseja abordar, se for profissional, então fale sobre carreira, mas fale com conhecimento de causa e não copia e cola. Se for pessoal, fale sobre desenvolvimento pessoal, mas como eu disse, com suas palavras e seu conhecimento. É uma boa forma de treinar, de ver o que você realmente entende e ainda de começar a construir respeito e conhecimento no mercado
[/UPDATE]