Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Rafael Souza

PUA Avançado

#654821 Concordo com o >>Psychokiller<<, pois só faça se você quer, gostar e presisar, pois é uma boua grana 6 barão, pensa bem, mas se você tiver 6 milha sobrando e querer vai em frente, vai por você, o que você sente e não pelo que os outros falam.
moore

Veterano - nível 1

#654838 Olha, se você quer ser Coach a primeira coisa que precisa definir é em que area vai atuar. Se é desenvolvimento pessoal ou profissional. Pode ser nas duas, como você citou, o problema é o seguinte. Um Coach, como o nome sugere, é mais ou menos como um técnico, é um cara que através da EXPERIÊNCIA dele, consegue via um conjunto de metodos e processos passar um pouco disso para o Coachee(o treinando, aluno, ou cliente).

Então se você não for um cara com uma bagagem realmente poderosa na area que deseja ser Coach, não há curso no mundo que vá te transformar em um. Você pode arrumar um belo certificado do IBC, pendurar ele na parede e se orgulhar pra caramba. Pode colocar no seu currículo, no seu blog, no Facebook e achar isso o máximo, mas profissionalmente falando não vale nada.

O que realmente vale é, como eu disse, a bagagem, o Know How que você tem a respeito do assunto. Se você vai ser um Coach profissional, espera-se que você seja um cara que já conseguiu realização e sucesso como profissional e que tenha um grande conhecimento sobre carreirass, mercado de trabalho, processos seletivos, plano de carreira e sobre tudo o que envolve isso. Espera-se que você seja alguém que conseguiu no minimo uma posição de gerência, isso em uma empresa de renome, porque se for em empresas totalmente desconhecidas, então é melhor você ter chegado a diretor, conselheiro ou presidente.

Se você quer ser um Coach focado no lado Pessoal, ou de qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e coisa do tipo, espera-se que você seja uma pessoa centrada, com uma vida equilibrada, que tenha um ótimo circulo social e pessoal, que tenha uma grande bagagem cultural, que tenha bons conhecimentos de psicologia humana e relacionamentos, que tenha certa experiência em lidar com areas que envolva pessoas, como Psicologia, Gestão de Pessoas, ou mesmo uma formação em Filosofia, Medicina, Antropologia, ou algo não tão convencional, com Historia, Literatura.

Agora, se quiser fazer o curso depois de tudo o que eu disse, vá em frente, mas se você nao tiver o background que estou falando, e não sei se você tem ou não, pois não te conheço, vai ser uma boa grana aplicada em nada. Um certificado lindo e com um nome muito legal pra pendurar na parede e não ganhar absolutamente nada com ele. Um Coach tem que ser acima de tudo uma pessoa com grande conhecimento na area, autoconfiante, centrada, e que realmente saiba e entenda como funciona o comportamento humano para conseguir guiar o seu Coachee pelo processo de desenvolvimento pessoal e profissional, e isso é algo que leva anos para ser desenvolvido, E se alguém disser que você pode sair do zero e construir isso tudo em oito semanas, é alguém que só quer sua grana e não esta nem ai se você vai ter retorno financeiro com isso.

[UPDATE]
Eu disse uma coisa ali em cima que quero reforçar e lhe dar uma ideia. Se você acha que pode ser Coach, comece escrevendo um bom Blog sobre o assunto que deseja abordar, se for profissional, então fale sobre carreira, mas fale com conhecimento de causa e não copia e cola. Se for pessoal, fale sobre desenvolvimento pessoal, mas como eu disse, com suas palavras e seu conhecimento. É uma boa forma de treinar, de ver o que você realmente entende e ainda de começar a construir respeito e conhecimento no mercado
[/UPDATE]

Criador do tópico

Rival

Veterano - nível 9

#655218 Respondendo a pergunta do >>Psychokiller<<, sou estudante do 2º ano do ensino médio e pretendo(ia) primeiramente aprender mais sobre a mente humana, a qual sou fascinado (muito mesmo!).

Escolhi o Coach pois é o unico curso que eu encontrei aqui em Recife-PE que envolve PNL, comportamento humano e etc. Logo descobri que poderia ser a minha profissão, então valeria a pena o investimento; Porém como o Moore relatou seria necessário ter uma bagagem que eu não tenho, AINDA! E já que eu não tenho 6 mil reais sobrando, é pouco provável que eu faça.

Moore, poderia esclarecer-me a ideia do Blog?
moore

Veterano - nível 1

Rival escreveu:Respondendo a pergunta do >>Psychokiller<<, sou estudante do 2º ano do ensino médio e pretendo(ia) primeiramente aprender mais sobre a mente humana, a qual sou fascinado (muito mesmo!).

Escolhi o Coach pois é o unico curso que eu encontrei aqui em Recife-PE que envolve PNL, comportamento humano e etc. Logo descobri que poderia ser a minha profissão, então valeria a pena o investimento; Porém como o Moore relatou seria necessário ter uma bagagem que eu não tenho, AINDA! E já que eu não tenho 6 mil reais sobrando, é pouco provável que eu faça.

Moore, poderia esclarecer-me a ideia do Blog?

Sobre o Blog é o seguinte. Se você pretende ser Coach, vai ter que ter a mesma coisa que um Palestrante, por exemplo, que é a bagagem e vai precisar ser de certa forma uma referência na sua area. Você poderia escrever um livro, mas isso exigiria que você tivesse realmente muito conhecimento, ou muita grana pra bancar o lançamento. E se você não for referencias, é pouco provável que venda algo.

Por outro lado um Blog no qual você fala sobre aquilo que esta estudando e pretende abordar vai te ajudar a construir tudo ao mesmo tempo. Enquanto pesquisa, estuda e publica você vai ganhando know-how, vai aprendendo a falar sobre o assunto e se expressar melhor, e ainda vai construindo um público que conhece o seu "trabalho", o Blog vai lhe dando a visibilidade que você precisa para futuramente conseguir seus clientes.

Mas mais uma vez volto a repetir. Não copie e cole. Fale daquilo que realmente dominou, mesmo que seja um artigo por semana, um por mês se for preciso, fale apenas do que dominou e não copie, poste conteúdo seu, original, só assim vai conseguir visibilidade. Se você copiar e colar vai ser apenas um copiador, eu vou contratar o dono original do artigo ou da ideia para dar palestras na minha empresa ou então para ser meu Coach, entendeu?
moore

Veterano - nível 1

#655538 >>>Rival<<<

Você não precisa estudar Coach para entender sobre a mente humana. Vou diz uma cosia. O que um curso de Coach, se é que isso realmente deveria existir, vai te ensinar é a usar o que você já sabe para ajudar as pessoas, no caso o seu cliente. Só que mesmo assim ele não vai muito a fundo nisso. O que eles vão te ensinar é como se divulgar, como usar estratégias de Marketing para atrair clientes, talvez eles ensinem um pouco sobre PNL, sim, mas mesmo que ensinem não vai ser nada profundo e nada que você não aprenda com meia duzia de artigos.

Existem duas coisas. Coaching e Mentoring, o Mentor é o cara que já passou pela experiência que você esta passando agora, e que por isso mesmo sabe o que fazer. Então ele te diz o que você precisa fazer. O Coach, ou Técnico, é o cara que provavelmente passou pela experiência, mas ele não vai te dizer o que fazer, ele vai te ajudar a descobrir isso. Ele vai te guiar, ele não vai te dar a resposta, ele vai te fazer perguntas, sugerir leituras e ações, mas principalmente perguntas, que façam com que você encontre a resposta sozinho.

Se você quer ser Coach e tem 6 conto assim, sobrando, vou te dar umas dicas, não torra essa grana em um curso não, faz o seguinte.

Você quer lidar com pessoas, certo? Então vai ai o que você pode fazer com seus seis mil para se tornar futuramente um Coach magnifico.

Primeiro, você já fez ou faz teatro?
Se a resposta for não, então comece agora mesmo. Com 2500 você deve conseguir pagar a vista uns dois anos de curso, vai ser o suficiente.
Isso vai te ensinar a se expressar, a se comunicar melhor, a entender as linguagens corporais, a criar apresentações e a palestrar, a discursar e a passar de forma mais clara as suas ideias. Vai lhe ensinar muitos jogos corporais, de expressão e de ideias que podem te ajudar na hora de se soltar e na hora de guiar o seu cliente.

Você já fez aulas de dança?
Se não fez, comece agora, e aproveite e aprenda a tocar algum instrumento, faça um pouco de musica também.
Isso deve te custar ao longo do tempo mais uns 1500, para você se tornar bom mesmo, tocar algo bem e dançar varios ritmos.
Isso vai te ajudar a ficar mais a vontade não apenas com as mulheres, mas com as pessoas em diversas situações sociais. Se você quer falar sobre carreira e qualidade de vida, precisa construir uma vida com qualidade e com experiências das mais diversas para você mesmo, e isso curso de Coach nenhum na terra pode lhe dar.

Já leu algo sobre Sociologia? Antropologia? Filosofia?
Se não, comece comprando e lendo bons livros. Vá a sebos se for preciso, descubra as ideias classicas e as estude. Leia sobre pessoas e ideias dessas pessoas como karl Marx, Émile Durkheim, George Orwell e outros. Compre livros e estude sobre Socrates e o metodo socrático de discussão, que alias vai ser praticamente a base do seu Coach, é exatamente o que um Coach precisa fazer, usar o metodo de Socrates para chegar nas verdades.

Busque aprender sobre cultura, pessoas, sociedades, estilos de vida e sobre as grandes mentes que guiaram e pensaram isso ao longo do tempo. Acho que você encontra muita coisa na Internet, então não deve precisar de mais de 500 reais em livros.

BOm, você gastou 4500 até agora e acredite, esta muito mais preparado para ser um Coach do que pode imaginar. Talvez possa investir o resto em mais livros, em idas a lugares que você nunca conheceu., Sei lá, se você for da cidade grande, pode ir passar uma temporada talvez, na Amazonia, isso seria interessante. Use um pouco para talvez, se você tiver coragem, fazer um salto de Para-Quedas ou um voou de Aza Delta.

Uns dias na selva, uns segundos no ar, caindo, muita leitura, muita interação humana com teatro, dança. Uma grande bagagem sobre Sociedade, Cultura, Politica, Economia, Marketing, Estratégia, Filosofia, e você vai estar pronto para pegar PNL e colocar no chinelo.

Bom, acho que já ultrapassei o limite de caracteres. É isso, apenas o inicio.
>>Psychokiller<<

Entusiasta

O Premio Nobel de melhor resposta do ano vai para Moore
Imagem
Por sua contribuição e resposta ao tópico "[Dúvida] Forma-se em Coaching"

Cara, não tem nem o que acrescentar, o Moore falou tudo e mais um pouco
neon-gen

Veterano - nível 10

#655960 Seu moore, posso te dizer que realmente mandou muito bem nas dicas e conselhos pro garoto, realmente faz muito sentido essa questão de ter bagagem por tras de um coach.

Deu praticamente um consultoria para o rapaz de aplicação de recursos com esse ROI dos ganhos de vivencia, socilização, habilidades de comunicação, que agregam muito ao individuo.

Porem como Coaching é muito confundido com algumas metodologias, posso dizer:

Coaching não é Aconselhamento
Coaching não é Consultoria
Coaching não é Mentoring
Coaching não é Treinamento
Coaching não é Terapia

Alem disso, isso depende do individuo ter uma base firme para iniciar o processo, lembrando que existem Coaches Psicologos, Coaches Advogados, Coaches Administradores, Coaches Médicos, por ai vai....

Posso dizer como minha recomendação de Master Coach é obtenha uma bagagem da área pessoal e profissional, busque sim um Coach que te recomendei para que ele faça parte da sua evolução nas áreas trabalhadas, fazendo com que através de trabalhos e acompanhamentos você se encontre no mundo, com satisfação pessoal e obtenção dos seus objetivos.

Abraço!
>>Psychokiller<<

Entusiasta

#656037 Eu tenho que concordar com o neon-gen também, eu gostei muito da sugestão de procurar um coach para que você, Rival, passe pelo processo de ser aconselhado por um coach, sentindo seus resultados serem alcançados, sentindo de perto como trabalha o coach, e ainda de quebra tendo o auxilio de um profissional já formado no assunto lhe aconselhando e o treinando para que defina, planeje e busque objetivos bem formulados.

neon-gen escreveu:Alem disso, isso depende do individuo ter uma base firme para iniciar o processo, lembrando que existem Coaches Psicologos, Coaches Advogados, Coaches Administradores, Coaches Médicos, por ai vai

Por isso achei legal ele já ter um objetivo bem formulado de como ele aplicaria estes conhecimentos adquiridos com o curso, e o perguntei qual era a profissão dele, qual era a especialidade dele, foi interessante ele dizer que ainda está terminando o ensino médio, e por isso acho que ainda não é a hora de fazer o curso, antes acho melhor ele enriquecer sua vida, pelo menos em uma área especifica, sei lá, eu tenho como exemplo o Timothy Gallwey, ele quem foi o criador do conceito do Inner Game, com o lançamento do seu livro The Inner Game Of Tenis e que mais pra frente inspirou a criação do Movimento Coaching era um cara já com muita bagagem, e nestes casos o coach só vem a acrescentar.

Rival, acho que seria interessante você assistir a está palestra sobre Timothy Gallwey e o jogo interior:

The Inner Game - O Jogo Interior

Imagem
DSix

Veterano - nível 9

#656654 Conhecimento é igual a dinheiro, quanto mais você tem mais você quer... Acho que você deveria fazer sim cara, saber demais é melhor que saber nada e fora que conhecimento é sempre bem vindo, ainda mais se você tiver dinheiro sobrando...Não custa nada. Abraços!

Criador do tópico

Rival

Veterano - nível 9

#657124 Como sou estudante, vou dar mais atenção a area das HUMANAS, pois sempre até hoje houve em mim um descaso do tipo "porque aprender quem descobriu o Brasil", "idai se Da Vinci era um gênio" ou "Retórica? QUE?" e pensava "não vou precisar disso". AGORA já mudei, não sei o que houve, se um de vocês provocaram essa mudança em mim, sei que me vejo em direção ao topo!

Já organizei aqui em casa livros de Sociologia, Filosofia(sim já houvi falar do método socratico de discussão) e Literatura e começarei a realmente aprender e não mais decorar, porque agora tenho um motivo, uma meta!

Quanto a sugestão de fazer aula de teatro, dança, musica, eu não vou! sei lá porque
O que ja venho fazendo foi "expor-me" mais, ex: Apresentar trabalho, quem vai?? EU! Dar aviso na sala? EU!
Isso faço inicialmente por MIM, se bem que o PickUP que me deu essa LUZ.

Por algum motivo agora estou INSPIRADO a ser melhor e aprender, não sei como explicar, talvez vocês já devem ter sentido isso, é realmente muito bom! Talvez seja pelo incentivo de cada um, sei que sou REALMENTE GRATO!

OBRIGADO POR TEREM ME FALADO ESSAS PALAVRAS, ESSES CONSELHOS E ESSAS SUGESTÕES!