Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Eduardo92

PUA EXPERT

#710510 Fala pessoa, só na manha?, esse e meu 1° artigo pro Puabase e eu espero contribuir de outras formas, esse artigo e baseado em relatos vividos por mim e baseado na leitura de diversos livros a respeito, que podem jogar um pouco de luz sobre esse "nebuloso" tema.

Bom, nesse breve artigo, queria falar sobre gagueira, ou também conhecido como "tartamudez, disfemia ou gaguez" , sei que muitos aqui (pelo menos que eu saiba) não sofrem de gagueira cronica, mas na hora de abordar alguém tem a infelicidade de falar rápido e\ou gaguejar algumas silabas, tambem esclarecer alguns pontos sobre a gagueira no geral.


Antes de mais nada, saibam que a gagueira caracteriza-se não pela ausência do conhecimento de fala ou de intelecto em si(gagos em si apresentam maior velocidade de raciocínio), mas sim pela falta de confiança na fala,a qual leva o individuo sair do automatismo da fala e entrar em uma fala padronizada justamente pra agradar a pessoa(fala rápida, palavras parasitas, bloqueios intensos, etc.) em crianças esse comportamento de agradar( no caso,adultos) e muito comum, pois elas copiam eles em quase tudo ( uma criança só aprende a comer observando adultos comendo, do contrario ela morreria de fome.).

A gagueira esta caracterizada na 1° infância onde a criança aprende a falar e e severamente assediada ( no sentido moral) pelos adultos com frases do tipo : "fala direito, calma..respira...,completando a palavra desejada que o gago queria dizer, etc", essas ações, tanto em gagos como em não-gagos, surtem o efeito exatamente oposto agravando ainda mais a situação, pois ao fazer a atenção da criança ir para um automatismo da fala, automaticamente ela começa-se um esforço para falar bem, assim atrapalhando a forma natural da criança de se comunicar e apos um tempo, voila! esta instalado a gagueira, a qual vai perseguir a pessoa ate o resto da vida se a mesma não for tratada. ( outra coisa interessante de se observar, a pessoa subconscientemente gagueja já sabendo que vai gaguejar, e quando gagueja, ela confirma o anteriormente pensado, gerando um ciclo infinito.).

O tratamento no caso de adolescentes e adultos e feito somente com a ajuda de um fonoaudiólogo e muita força de vontade, mas certas leituras estão disponíveis para ajudar tanto crianças como adultos no tratamento, mas ambos não substituem uma consulta.

Ha dois livros ótimos para auxiliar ( ou ate mesmo tratar completamente a gagueira, mas ambos não substituem um fonoaudiólogo como dito anteriormente e nao existem dois gagos identicos.)

http://www.gagueiraesubjetividade.info/ ... _dicas.php da Dra Silvia Friedman, especialista em disturbios da fala, ótimo e de curta leitura eu recomendo!

http://www.4shared.com/rar/oln-i_FQ/Liv ... _Gagu.html nao sei o nome do autor, mas esse aborda como uma pessoa gaga deve se comportar na sociedade em si, e aborda assuntos como BL, "Ser Lider", auto-confiança, metodos de melhoria e controle da fala, etc. fora e claro a terapia infantil pra quem precisar.

Caso voce ou algum amigo sofra de gagueira, aqui vai algumas dicas de um "gago não tao gago":

Nao se deixe assediar pelos outros: "eeeeeae gagagagaguinho", certamente quem ja passou por isso sabe que e uma das piores coisas para se dizer a um gago, e como insultar a mae, antes de mais nada, fique frio e pense, "o cara julga minha imperfeiçao justamente para esconder a dele", nisso, de negs zuando ele tambem, "posso ser gago, mas isso se resolve com tratamento, ja ser cabeçudo\banguela\feio,etc igual voce nem renascendo( seja sarcastico ou ironico, mas nunca num tom furioso)" ou, sou gago sim, e dai? ( foda-se se voce gaguejar, nenhuma resposta em discusoes e perfeita, mas nao xingue a pessoa e nao use negs baseados em cor de pele, nacionalidade, sexo nem nada similar, se nao voce vai ser tao ruim quanto ele.).

Nao apele: e dificil eu sei, o sujeito vem de gracinha pro seu lado sem ele nem ter intimidade contigo pra falar algo, mas em hipotese alguma nao apele, como diria mystery "quem e o cara?", caso voce apele, vai passar uma imagem beta pro seu lado e as gurias em volta vao ter uma impressao mais negativa sua que da do zuador infeliz.

Converse com seus pais\wings\amigos a respeito: Voce esta desse jeito a um tempo e provavelmente sua familia\amigos proximos nao devem saber que isso te corroi por dentro, ou eles acham que isso e natural seu, esclareça como se sente, como gostaria que eles levassem isso e para que eles fossem compreensiveis a respeito, caso eles nao façam questao de ajudar, arrume novos amigos ou ignore seus pais, afinal, pra que manter contato com pessoas que nao querem o seu bem e abaixam o seu inner?!

Seja perseverante, mas nao fique louco: Ser gago certamente nao e um mar de rosas, e um saco, e voce sente a necessidade de tratar isso, muito bom, mas em hipotese alguma, viva em funçao disso( isso vale pra qualquer coisa), faça novos amigos,saia,divirta-se,aprenda pua e vai passar o samango nas gurias,viva a vida ,seja feliz acima de tudo gago ou nao, a pessoas piores que voce e que nem reclamam.

Procure um especialista ( fonoaudiologo e\ou psicologo): Para melhor orientaçao, procure um especialista, siga tudo que ele lhe passar( nem todo fonoaudiologo sabe tratar a gagueira como deveria, escolha bem.), isso serve para lingua presa\solta e\ou outros problemas da fala em geral

Bem, sei que meu topico esta meio fora do abordado convencionalmente aqui no PUAbase, mas queria contribuir de alguma forma com voces, pois nao achei nada ate agora sobre gagueira no PUA em geral, fui suscinto da melhor forma que eu pude a respeito do tema, mas nos livros voces encontrarao mais a respeito, se tem duvidas a respeito do topico comente, e se eu esqueci algo me de um puxão de orelha. :rolf

Entao, obrigado a voce que leu este artigo ate o fim, falta de acentuaçao e devida a meu teclado que decidiu endoidar --'.

Abraço e boa sorte em suas buscas.