Criador do tópico

medrado

Veterano - nível 9

#214981 Salve salve, galera!

Bom, o objetivo desse tópico é adentrarmos o mundo dos chapéus e outros acessórios para a cabeça. Um acessório bonito e que combine com o seu visual, complementa o seu PAVÃO, deixando você em evidência, atraindo muitos olhares para você. Além de te dar um CHARME maior.

Chapéus

O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça, servindo ainda para indicar hierarquia, função, condição social ou até mesmo o local de origem.
Foi e é usado por muitos artistas, personagens da literatura e cinema, e personalidades famosas, tais quais: Santos Dumont, Napoleão, John Lennon, Indiana Jones, Jack Sparrow, Sherlock Holmes, Charles Chaplin, etc.
O mais conhecido é o Fedora, ou Panamá, mas existem diversos outros muito usados como: cartola, chapéu de cowboy, sombrero, chapéu de palha, capelo ( chapéu de formatura), etc. Detalharemos aqui apenas o fedora.

- Fedora

Imagem

Fedora, também chamado Borsalino , é um tipo de chapéu, ordinariamente em feltro, fabricado no formato do chapéu Panamá, e que fez grande sucesso no século XX, a partir dos anos 20, embora diga-se que tenha sido inventado em meados da década anterior (algo que não é preciso). Atualmente esse nome é usado comumente para chapéus com a copa em formato de C. Hoje ele é fabricado em vários materiais, dentre eles: veludo, feltro, palha, pelica, e materiais sintéticos. Esses chapeús foram temas de filmes noir e filmes americanos como Casablanca. Há alguns anos ele retornou à moda, usado principalmente em Nova York. No Brasil não é muito popular, mas não deixa de ser um acessório de estilo e personalidade. Foi bastante popularizado pelo Indiana Jones, que usava um estilo safári.

Imagem

Vários artistas têm usado esse chapéu, como Brad Pitt, Johnny Depp, Justin Timberlake, Jason Mraz, etc.

Como usar:
Geralmente esses chapéus caem bem com um look simples, como jeans e camisa/camiseta sóbria e básica, já no inverno vale usar um paletó ou um sobretudo (este depende do clima). Cuidado apenas para não usar um chapéu Fedora muito sério com um costume (terno+calça_colete), porque remete muito a um tema de filme noir ou pode se confundido com uma fantasia de gangster.
Segundo estilistas, quem tem muito volume de cabelo, deve evitar o acessório.

Imagem

Boinas

Imagem

A boina é um subtipo do boné, geralmente feita de lã, podendo ter abas ou não, surgiu em razão de os combatentes de blindados não se sentirem bem com uso de gorros ao efetuarem a manutenção das máquinas. Antes utilizada apenas por militares, as boinas eram vistas como peças para pessoas mais velhas. Mas hoje dão muito charme a diversos looks que demonstram muita personalidade.

Vários artistas também usam boinas, como Will Smith, Brad Pitt, Daniel Craig, e o nosso amado Bad Boy.

Imagem

Como usar:
Se for utilizá-lo em seu dia-a-dia, procure combiná-lo com peças coringas, como camisa pólo ou gola V, dessa forma o visual fica mais despojado para ocasiões simples.
Nos pés, opções sempre bem-vindas são os sapatenis ou aqueles tênis mais discretos, sucesso em qualquer ocasião.
Lembre-se que a boina deve se adaptar ao seu rosto. Se for fino, prefira as mais apertadas, caso contrário, opte pelas maiores, que irão dar mais destaque ao acessório.

Imagem

Bonés, gorros e bandanas

- Bonés

Imagem

O boné é uma espécie de chapéu de formato circular com uma aba voltada sobre os olhos. Apesar de muito comum e dar um aspecto teen ao seu visual, pode ser usado em ocasiões de lazer, passeios e ocasiões informais. Muito usado também quando você acorda com aquela preguiça de pentear o cabelo. :rolf

Imagem

Como usar:
Você pode completar o look mais casual, com tênis, boné e blusa. Em passeios informais, também pode ser usado com jeans e uma blusa mais simples. Mesmo sendo um acessório muito casual, o boné também pode deixar o visual com estilo quando combinado com uma blusa mais colada ao corpo ou com camisa pólo.

Imagem

- Bandana
Imagem

A bandana vire e mexe vira febre entre os mais diferentes estilos. A palavra bandana origina-se do hindu bandhana, é um lenço para a cabeça, pescoço ou qualquer outro lugar que puder imaginar. Feito de algodão, tem o formato quadrado ou trianqular. Mas vou comentar apenas da bandana na cabeça.
Deixa o seu visual bastante alternativo e despojado. É usado por várias tribos, como rappers, punks, emos e roqueiros.

Como usar:
Pode ser usado com um jeans despojado ou um simples, uma camiseta básica, podendo complementar com um colete ou camisa social de manga curta por cima. Tênis básico, combina bastante com all-star.
Imagem

- Gorro
Imagem
Gorro é um subtipo do chapéu de formato redondo, sem abas, que cobre as orelhas, e é usado tanto por homens como por mulheres ou crianças, para proteger contra o frio. Geralmente é feito de malha, tanto a industrializada como a tecida manualmente, como o tricô ou crochê.

Como usar:
É altamente recomendado que seja utilizado em época de inverno, de preferência em regiões com clima subtropical e temperado. Pode ser usado com jeans e tênis básico, podendo complementar com um cachecol ou lenço. Vai bem com casacos mais grossos.
Imagem

Outras dicas:
- Seja CONGRUENTE com sua personalidade. Não use algum desses acessórios apenas porque achou “bonitinho” alguém usando.
- Bom senso nunca é demais. Saiba a hora e o modo de usar esses acessórios.

-Eu, particularmente, adoro fedoras e boinas. Mas como eu sou mais duro que pau de tarado ( :rolf), eu tenho apenas um chapéu, idêntico a este usado pelo Jason Mraz:
Imagem

Mas pretendo comprar outros e umas boinas também.

E você, usa ou tem vontade de usar um desses acessórios? Você tem outro tipo de acessório para a cabeça?
Dê o seu feed!
Abraço!
Sephiros

Aprendiz

#215148 Ótimo tópico!
Usei por muito tempo boné e agora só as vezes.
Eu que sou magrinho preciso procurar uns looks legais da cabeça aos pés pra me sentir mais confortavél pra sarge.
Alguém sabe umas dicas legais pros magrelitos, tipo myself?

Valew!

Criador do tópico

medrado

Veterano - nível 9

dilluvium escreveu:Muito dificil chapeu combinar com meu formato de rosto, eu acho que um gorro cairia bem. :louco

Valeu, dilluvium!
Uma boina também vai bem. O bom é que ela se adapta a quase todos os formatos de rosto, variando apenas o modelo.

Sephiros escreveu:Ótimo tópico!
Usei por muito tempo boné e agora só as vezes.
Eu que sou magrinho preciso procurar uns looks legais da cabeça aos pés pra me sentir mais confortavél pra sarge.
Alguém sabe umas dicas legais pros magrelitos, tipo myself?

Valeu, Sephiros!
Eu TAMBÉM sou magro. E existem vários truques para disfarçar isso. Uma delas é usar uma camisa polo e outra camiseta normal por baixo. Outra dica é usar cores claras, que dão volume. Ou então listras horizontais.
Ah, e acessórios para a cabeça também ajudam, pois tiram o foco do seu corpo esguio, chamando a atenção para o seu rosto.
Dicas não faltam por aí.
Mas se mesmo assim se sentir desconfortável, nada que uma academia não ajude, né?

Instigante escreveu:Muito foda, medrado!
Eu também sou fã de Chapéus e Bóinas, meus amigos e wings sabem disso! xD

Ô, Instiga!
Realmente dá um "up" no visual, né não? Eu vi ontem uma boina parecidíssima com essa sua ai, só que faltou o cash! :rolf
Valeu!
bloodrink

Veterano - nível 6

#215424 Dahora Instigante, combinou bem teu estilo!

Agora vou citar uma banda que os caras tem um estilo destruidor, Avenged Sevenfold, focando o M. Shadows e o Synyster. O Shadows geralmente usa um conjunto de Boné + Bandana(por baixo claro), geralmente tambem acompanhado por um Ray Ban. Já o Synyster utiliza o conjunto de Chapéu + Bandana. Dêem uma olhada:

M. Shadows
Imagem

Synyster Gates
Imagem

Imagem

Não é um estilo que eu adoto, mas sim que é bem chamativo, alternativo e muito dahora. Que sirva de inspiração para alguns aqui, espero!
Kαbαllαн '

Veterano - nível 9

#215461 Curti o FEDORA o 1º que o Johnnye Deep tá usando..
e o chapeu que o Instigante tava usando quando sai com ele era fera, até abordei uma girl lá
KKKKKKKKKKKKK

vou ver se lanço um desse fedora ae!
Cavalcantix

PUA Avançado

bloodrink escreveu:Dahora Instigante, combinou bem teu estilo!

Agora vou citar uma banda que os caras tem um estilo destruidor, Avenged Sevenfold, focando o M. Shadows e o Synyster. O Shadows geralmente usa um conjunto de Boné + Bandana(por baixo claro), geralmente tambem acompanhado por um Ray Ban. Já o Synyster utiliza o conjunto de Chapéu + Bandana. Dêem uma olhada:

M. Shadows
Imagem

Synyster Gates
Imagem

Imagem

Não é um estilo que eu adoto, mas sim que é bem chamativo, alternativo e muito dahora. Que sirva de inspiração para alguns aqui, espero!

Opa opa, fã do Avenged Sevenfold detected. :yaaah
AS GIL

Veterano - nível 1

#215518 Eu sempre gostei de usar bonés ,chapéu até que me cai bem mais não sou muito fã de usa-los depende do local e momento em que eu estiver ,é difícil sugerir algo é preciso saber o gosto de cada um ,se vai cair bem ,mais as vezes cai bem e a pessoa que está usando não se sente bem ,vixi são tantos detalhes :ae
Ruaan

Veterano - nível 2

#215537 Eu uso bastante o boné, agora que tenho o cabelo curto. Mas quando tinha cabelo grande gostava e usava muito os Fedoras.
Desde que combine com a sua personalidade e estilo, qualquer acessório fica legal.