- 17 Dez 2011, 16:20
Eu acho uma ferramenta poderosa se você for uma pessoa interessante, que vive a vida e interage com conteúdo, pois isso vai te trazer um social prof muito grande e te linkar a outras pessoas. O Facebook e a maioria das redes sociais são vitrines, nada mais que isso. Se você tem uma vida interessante, ele pode tornar ela ainda mais intensa por magnetizar pessoas que acham você ou seu estilo de vida interessantes, e isso multiplica possibilidades na sua vida, inclusive pra pegar mulher. Porém existem dois problemas muito sérios sobre Facebook e redes sociais de maneira geral:
• Justamente por ser uma vitrine, o contrário também acontece: se você for uma pessoa desinteressante, com uma vida estática, que interage o tempo inteiro de maneira previsível, com conteúdo bobo e sem nada que faça seu social prof aumentar (fotos interessantes sobre você vivendo a vida por exemplo) você dá um tiro no pé. Expõe pra todo mundo de forma ampliada o quanto você e sua vida não tem a menor graça. Te dá um carimbo automático na testa onde pode-se ler "TROUXA PADRÃO". É um péssimo cartão de visitas. "Ah, mas isso é fácil de resolver, é só não ter um perfil..."
• Se você opta por não ter, automáticamante você subcomunica as sequintes mensagens: A) sou um completo ignorante em tecnologia e desatualizado com o mundo. B) Não tenho sociabilidade nem me relaciono com as pessoas. C) Não tenho amigos, se tenho são pouquíssimos. D) Minha vida é sem graça e prefiro esconder isso dos outros. E) Sou tímido e reservado.
Se você ser for uma pessoa interessante que prefere ficar fora das redes sociais por privacidade ou seja lá o motivo que for, isso não faz muita diferença, pois as pessoas reconhecem e admiram você e seu estilo de vida e notam que sua vida é interessante com ou sem Facebook. Você reflete sua vida interessante e isso é congruente. Porém se você for uma pessoa abaixo da média ou mesmo uma pessoa comum que prefere ficar de fora, você inevitavelmente vai subcomunicar esses pontos que coloquei acima. Sei disso por experiência própria.
Todo mundo que me pede ou pergunta pelo meu Facebook fica completamente desanimado de interagir comigo quando digo que não tenho. Pra mulher então, salvo raras exeções, equivale a broxar. Pra mulher Facebook é extremamente relevante, primeiro porquê elas adoram ficar HORAS nessa merda fuçando a vida dos outros, e segundo porquê é um cartão de visitas onde ela pode te analisar previamente e tirar uma conclusão sobre você.
Conclusão: não tem saída, essa merda veio pra ficar! Então o conselho que dou é: TENHA UMA VIDA REAL ANTES DE RESOLVER TER UMA VIDA VIRTUAL. Seja uma pessoa interessante antes de pensar em se expor em redes sociais. Se você não está numa fase boa ou sua vida literalmente é uma merda, procure melhorá-la primeiro antes de fazer Facebook. Caso contrário vai ser um tiro no próprio pé.