- 23 Dez 2009, 17:55
#7793
A idéia do couchsurfing é viajar pelo mundo hospedando-se em sofás alheios para promover a amizade entre as pessoas
Medel, 33, trabalha para uma empresa importadora, e dorme em um mezanino montado sobre a sala abaixo, no qual também encontra espaço para guardar suas 40 calças jeans, que se empilham em montes desordenados, e uma coleção de caixotes de plástico azul nos quais armazena outros pertences. Mesmo assim, Medel, nascido nas Filipinas, está sempre interessado em servir de anfitrião, e cumpre esse papel com generosidade durante pelo menos três dias por semana, recebendo visitantes de gostos semelhantes vindos de Los Angeles, Texas, Suécia, Alemanha e de lugares ainda mais distantes.
O que é o Couch Surfing ProjectMedel é um navegador de sofá, e o mesmo se aplica aos seus convidados; eles descobrem uns aos outros por meio do Couch Surfing Project (
http://www.couchsurfing.org/?user_language=pt-br), uma comunidade internacional construída no modelo de sites de redes sociais como o MySpace e o Facebook, nos quais as conexões sociais se realizam por meio de redes de "amigos". De acordo com as estatísticas do Couch Surfing Project, mais de 300 mil pessoas, localizadas em 31 mil cidades de todos os tamanhos, ao redor do mundo, participam das diversas comunidades que ele abriga.
A filosofia do grupo lhe serve também como método, e pode ser resumida da seguinte forma: eu lhe ofereço hospedagem gratuita em meu sofá, acrescida da minha companhia e da companhia de meus amigos, bem como de uma visita aos meus lugares preferidos na cidade em que moro. Em troca, você se comportará como amigo, e não vai simplesmente voltar para minha casa às 3h depois de conhecer a cidade por conta própria. Dessa maneira, construiremos uma amizade entre nós, nem que seja por apenas um ou dois dias.
Na definição que o site mesmo propõe para sua missão, eles querem "participar na criação de um mundo melhor, um sofá de cada vez". Mas, como dizem severamente os membros do site, o objetivo do serviço não é promover encontros românticos, ou beneficiar os aproveitadores.
"Trata-se de um estilo de vida e de uma forma de dedicação", afirma Medel. Ele e os demais anfitriões da comunidade em Nova York se reúnem uma vez por semana em um bar em Union Square, levando com eles os novos visitantes que recebem. Organizam festas de aniversário uns para os outros e montam o que definem como "invasões" de outras cidades, como cerca de 30 moradores de Nova York fizeram em uma visita de três dias a Boston no terceiro trimestre do ano passado.
Fonte: terra e experiencia propria
Já fiz para NY couch surfing, recomendo!