- 16 Ago 2012, 13:20
Fala galera, tudo bom? Bom, esse é um texto que eu escrevi baseado em um vídeo do Tyler que eu assisti. Escrevi ele pois era algo que eu já havia pensado antes e o vídeo clareou mais e me deu mais ideia e eu queria compartilhar isso com alguns amigos. Eles gostaram do texto e eu achei que seria bacana compartilhar com vocês aqui. Leiam tudo com calma.
Vamos ao que interessa:
Só gostaria de pedir que não espalhem o texto por aí, qualquer coisa me mandem MP.
Espero que gostem!
Abraços.
Vamos ao que interessa:
Para tudo que se faz na vida há, no mínimo, duas opções: uma certa e uma errada. Em alguns casos podem haver mais de duas onde, por exemplo, além da certa e da errada, há uma terceira opção que não é exatamente a correta, mas também não chega a ser errada e sim um meio termo entre as duas.
Se pensarmos sobre sentimentos, podemos concordar que há sentimentos que não valem a pena, os quais devemos tentar controlar para termos uma vida mais agradável e harmoniosa. E a vida está a todo momento nos colocando diante de testes, para ver como reagimos a diferentes situações. Por exemplo, alguns meses atrás eu fui até um fast food para comer antes de ir à uma festa, mas demoraram para preparar o meu pedido e quando fui pegá-lo veio tudo errado. Nessa dia, eu agi levando em consideração apenas os meus sentimentos, fiquei nervoso, iniciei uma discussão com os empregados do estabelecimento e pedi que chamassem o gerente. No final das contas eu consegui o que queria, mas será que todo esse estresse, toda aquela explosão de sentimentos valeu a pena? Eu consegui, mas sai do local carregando um sentimento ruim, carregado de uma energia negativa e aquilo ficou na minha cabeça o resto da noite. E a vida não perdoa, ela está sempre te testando. Alguns meses depois eu fui ao mesmo fast food, novamente para lanchar antes de sair com alguns amigos, fiz um pedido e fui colocado diante de mais um teste. O meu pedido estava demorando para sair, pessoas que haviam feito o pedido antes de mim já tinham pego seu lanche e já estavam comendo. Depois de 10 ou 15 minutos esperando, um sentimento de raiva e uma vontade de reclamar começaram a me cutucar, mas dessa vez eu mantive o controle e me perguntei se realmente valia a pena eu me estressar outra vez no mesmo local. Não, não valia a pena. Isso é errado, não são sentimentos bons, não são ações agradáveis, não é o certo a se fazer. Mantive a calma e esperei. Uma das moças que trabalha no local notou que eu já estava esperando há algum tempo, veio até mim, conferiu meu pedido, pediu desculpas e disse que logo o meu sanduíche estaria pronto. Eu agradeci a atenção e disse que não estava com pressa e alguns minutos depois recebi meu sanduíche. Lanchei com meus amigos tranquilamente, saímos e curtimos o resto da noite sem maiores preocupações. Dessa vez eu sai do fast food tranquilo, sem aquele peso nas minhas costas, aquela negatividade ao meu lado, pois eu havia me controlado e não deixei apenas os sentimentos me controlarem, eu fui racional e fiz o que era mais correto.
Para quase tudo nós temos um jeito certo e um jeito errado de se fazer as coisas. Se alguém esbarra em você, será que vale a pena ficar nervoso, xingar a pessoa e ficar revoltado o resto do dia? Será que devo simplesmente copiar e colar todo o meu trabalho para a escola/faculdade direto da internet e entregar ao professor sem sequer dar uma lida? Será que devo ignorar aquela pessoa com quem tive uma discussão?
Percebam que para cada uma dessas situações existe uma opção que é melhor que outra(s). Mas muitas vezes nós deixamos apenas o nosso racional ou nosso sentimental tomar as decisões por nós, nos levando a tomar ações precipitadas que depois podem causar arrependimento.
E por falar em arrependimento, há os que dizem que não devemos ter arrependimento do que fizemos no passado e eu concordo com isso. Nós não devemos ter arrependimento, mas não podemos esquecer por completo. É sempre bom pararmos para refletir sobre aquela atitude, aquela ação, aquela emoção e analisar se foi a melhor, mas não para depois ficarmos nos matando por dentro e sim para quando a vida nos lançar outra situação igual àquela nós conseguirmos reagir melhor a ela.
Podemos praticamente comparar a vida com um jogo. Quando jogamos um jogo pela primeira vez, temos dificuldade para passar de determinadas partes, mas quanto mais nós jogamos, melhor nós ficamos e passaremos dessas partes sem grandes esforços. Na vida é a mesma coisa, certas vezes ela nos lança desafios novos, com os quais temos dificuldade de lidar. Só que diferente de um jogo, na vida nós nem sempre prestamos atenção nas nossas ações e quando nos deparamos com aquela mesma situação uma segunda vez nós acabamos nos esquecendo de como havíamos reagindo na primeira vez e fazendo mais um erro. Temos que prestar atenção nas decisões que tomamos, não para nos arrepender, mas para aprender e reagirmos melhor da próxima vez. Foi o que fiz no fast food quando fui pela segunda vez: eu me lembrei que já havia passado um mau momento naquele local, me estressado e passado o resto da noite com uma energia ruim sobre mim e percebi que deveria tomar cuidado para não acontecer algo parecido novamente, o que me levou a controlar mais o meu sentimental de forma com que aquele atraso no fast food não me incomodou em nada, pouco tempo depois daquele acontecimento eu já nem me lembrava que meu lanche tinha demorado para sair.
Então, da próxima vez que se deparar com uma situação diferente no seu cotidiano, pare e pense bem dentro de si se aquela decisão é boa, se aquele sentimento é realmente o melhor, se compensa carregar ele com você naquele momento. Dessa forma você pode ter uma vida muito mais tranqüila com nós mesmos, mais harmônica e você vai notar que vai viver bem melhor.
Só gostaria de pedir que não espalhem o texto por aí, qualquer coisa me mandem MP.
Espero que gostem!
Abraços.