- 01 Nov 2010, 18:20
Rapaz, Krav Magá é uma luta bem polêmica cara. Não que seja ruim ou algo do tipo, mas tem vários pontos que levam uns probleminhas a luta.
(i) A questão dos professores - Talvez aonde vocês moram não seja assim, mas pelo menos aqui, não temos professores federados, o que temos são pessoas com experiência que eles julgam necessária pra começar a dar aulas.
(ii) O fato de ser "defesa pessoal"- Pessoal, talvez isso seja meio polêmico e vá causar desentendimentos, mas defesa pessoal não existe, se é isso que procuram, não pratiquem Krav Magá. Nessa luta vocês aprenderam vários métodos de sobrevivência em situações de perigo, é verdade, mas quem garante a você que quando você estiver numa situação de perigo terá a oportunidade de usar o que aprendeu? Num exemplo bem simples, vamos supor que você pratique constantemente abordagens pela frente, e quando for assaltado, por exemplo, o assaltante venha pelas suas costas.
(iii) Várias questões sociais - Vamos lá, você desarmou e conseguiu se livrar da situação de perigo, o que vai fazer agora? Espancá-lo? E se depois ele for atrás de você, armado e com mais gente? Você estaria pronto pra mudar de bairro ou cidade? A saída é matá-lo, e ai, você tem coragem pra matar alguém?
Antes que pensem errado sobre meu ponto de vista, não tenho nada contra Krav Magá, muito pelo contrário, eu praticaria se encontrasse um bom professor, capaz de me passar a segurança que eu busco em um professor de lutas. Mas de qualquer jeito, praticaria porque gosto de lutas e artes marciais, mas não para me defender.