Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Chronus

Veterano - nível 6

#244481 Trago aos colegas da comunidade reflexão sobre esta obra de Gabriel Garcia Marques, adaptando-a ao nosso universo de estudos, e tomando a liberdade de utilizar-me de jargões próprios à nossa ciência.


Florentino Ariza era um legítimo beta, franzino, pobre, sem atrativos físicos e excessivamente sentimental. :lingua Em um dia de sua juventude, ao se deparar com Fermina Daza, caiu louco de paixão, e deu um jeito de se comunicar com ela. A mesma, na flor de sua adolescência, ao receber poesias apaixonadas do seu admirador, iniciou com Florentino um romance juvenil sob a forma das mais ardentes poesias, dando IOIs escritos para o mesmo, muito embora não houvesse chances de kino, pois a vigilância da menina era severa por parte do pai, que queria o melhor “partido” para a garota.

O pai de Fermina, percebendo a situação, fez com que a menina realizasse uma longa viagem, para conhecer novos ares e esquecer de uma vez desta paixão juvenil e sem perspectivas. Com efeito, a viagem surtiu efeitos em Fermina Daza, pois esta ao retornar e deparar-se com o seu antigo amado, o enxergou sujo, pobre e indigno de sua condição, e simplesmente ordenou: “Desapareça da minha vida” :(

Indescritível então foi o sentimento de desalento e tristeza de Florentino Ariza, que, desconsolável, futuramente viu o objeto de seu amor casar-se com um médico de futuro promissor, Juvenal Urbino, que acabara de concluir seus estudos em Paris.

“No dia em que Florenino Ariza viu Fermina Daza no adro da catedral, grávida de seis meses e com pleno domínio de sua nova condição de mulher do mundo, tomou a decisão de ganahr nome e fortuna para merecê-la.” (pg 205). A partir deste dia, ganhou imensa ambição para o trabalho duro, o que terminou por alçá-lo à condição de dono da companhia.

Descobriu tambem que, para compensar as dores de seu coração, deveria satisfazer sua luxúria, e daí tornou-se em um expert em seduzir as mulheres, vestindo-se e portando-se (peacocking) como uma pessoa inofensiva, mas com um direct game poderoso e irresistível ao sexo feminino. Conta ele, em certo trecho do livro, que chegou a dormir com mais de 800 mulheres... :yaaah

Quando o seu rival Juvenal Urbino faleceu, Florentino utilizou-se de toda a sua capacidade de discreção para efetuar um indirect game, no intuito de conquistar o grande amor de sua vida, no que foi recompensado com uma viagem de barco com Fermina Daza, na qual, por fim, o amor truinfou, após mais de meio século de esperanças e dissabores.
Arioto - MEMBRO EXCLUSIVO
#306404 Ótimo post. Já tinha ouvido falar neste livro, porém nunca dei atenção, com a sua narrativa me interessei por ele, acredito que fizeram um filme deste livro.