- 09 Mai 2011, 23:46
ADORO METAFORAS!
Elas conseguem ir onde dificilmente as palavras comum em prosa conseguirão!
Eu tenho que confessar que a metafora levantada por Coldzz resumiu muito bem o que eu queria dizer e expor sobre o caso especifico da expulsão do Intigante em especial esses dois pontos aqui:
"Eu não vejo motivo para entregar um amigo meu, por mais que ele esteja errado, EU TENHO UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM ELE, e eu entregar ele, eu estaria traindo a confiança que ele tem em mim. E isso não faz de mim um criminoso, MUITO MENOS EM UM FORUM DE INTERNET."
"Pelo o que vocês mostraram e pelo o que a Lilly nos expôs o motivo do banimento dele foi simplesmente por não dizer à moderação que Dieguim estava de volta correto?"
"Agora me digam uma coisa, mesmo com toda essa algazarra... ANTES DO BANIMENTO, VOCÊS CONVERSARAM COM O INSTIGANTE? VOCÊS DEIXARAM UMA CHANCE DO CARA MOSTRAR O LADO DELE NA HISTÓRIA? VOCÊS NÃO ACHAM QUE UM MEMBRO DE TANTO CARISMA E COMPETÊNCIA MERECIA UMA CHANCE AO MENOS DE SE EXPLICAR? PORQUE SINCERAMENTE QUEM PERDE AQUI NÃO É ELE, E SIM A COMUNIDADE."
Agora, só acrescentaria na metafora que nesse caso é praticamente certo que o irmão que escondeu a irmã não sabia da inteção de vingança destrutiva. Afinal se o acolheu é por que tinha que acreditar que ela ainda contribuiria de algum modo. Afinal o próprio Instigante investiu tempo e dedicação a evolução do forum ajudando inumeros integrantes novatos e intermédiarios, procurando contribuir para o crescimento do mesmo, então por que raios acham que ele seria conivente com alguém, se ao menos sonhasse que esse "amigo" tinha intenção de destruir o forum que ele mesmo fez questão de se dedicar e cultivar!?
Vou procurar ser o mais imparcial e pragmático possível ao colocar a opinião.
Sei que a moderação tem demostrado sua intenção de fazer o que for necessário pela integridade, coesão e qualidade do forum. Quanto as expulsões O que está feito, está feito e não tem volta.
Agora, se me permite uma sugestão para lidar com casos polemicos como esse, não teria sido melhor ter sondado o nível de envolvimento do Instigante nessa conspiração, antes de simplesmente expulsá-lo por
pressupor que ele estava ciente das tramas de seu velho amigo?
Em nossa lei cotidiana até o pior dos suspeitos merece julgamento e é inocente até que se prove o contrário. Não teria sido mais acertado em prol da coesão geral do forum, ter sondado e advertido o Intigante perante sua atitude de não delatar, provavelmente insconciente do fato de que essa "falta de atitude" poderia significar o fim do forum ao qual ele tanto procurou contribuir e dedicar-se. Ao invés do banimento sem aviso prévio devido a "não-atitude" dele.
Isso evitaria passar a errônea imagem para os membros de que a moderação toma atitudes arbitrárias e despóticas, mesmo procurando fazer o que considera o melhor para o forum, por que estou ciente que deve ser um desafio e tanto administrar um forum desse porte.
Falo isso, não para puxar sardinha a favor ou contra alguma coisa, mas em prol da união do forum e também como sugestão de medida futura em casos dessa natureza.
Sinceramente gostaria do feedback dos moderadores em relação a esse post, assim como ao post do Coldzz.
Grato ao que puderem esclarecer.