- 16 Dez 2010, 01:09
#160940
ROTEIRO DE AUTO-HIPNOSE
Cada um de nós tem a capacidade de entrar em transe hipnótico quando desejar e para obter resultados que tenham a ver com sua autotransformação pessoal, tais como: diminuir o nível de stress e ansiedade, eliminar vícios, dormir melhor, saber abrir mão de pensamentos negativos, de raivas, sentimentos que trazem desconforto. Você pode seguir o roteiro de auto-hipnose a seguir, em um lugar confortável, onde você possa estar só e livre de interrupções, onde haja um lugar confortável para sentar- se e poder relaxar. Mas antes se pergunte:
•Como você gostaria de ser no mundo?
•Como você gostaria de se sentir agora?
•Como você gostaria de se relacionar com as pessoas?
•Que tipos de atitudes você gostaria de adotar em relação a seus problemas, sejam eles de ordem emocional, física ou, por ex, financeira?
•Que tipo de sentimentos negativos você gostaria de eliminar de sua vida?
Que tipo de afirmações negativas sobre si você gostaria de mudar agora?
Quando tiver suas respostas, trabalhe com elas para transformá-las em sugestões pós- hipnóticas, ou seja, sugestões que você dá a seu subconsciente para se tornarem realidades em sua vida, depois que você sai do transe hipnótico. Mas primeiro você tem que aprender a deixar sua mente formar imagens agradáveis e positivas e a conviver com elas sem dano para você ou qualquer outra pessoa.
Após a leitura deste roteiro, sugiro que você grave o roteiro com sua própria voz, para que você possa escutar as orientações para o processo de auto-hipnose, se possível de olhos fechados, sentando-se num lugar bastante confortável, com suas costas e cabeça apoiadas de forma que você possa relaxar completamente.
TÉCNICA DE CRIAÇÃO DE IMAGENS:
Este método de auto-hipnose encoraja sua mente a formar desenhos mentais, sensações, imagens e visualização de várias cenas. Sua capacidade para formar imagens mentais é um instrumento poderoso na auto-hipnose.
Sente-se confortavelmente, com seus braços apoiados e suas pernas sobre um descanso e descruzadas. Se estiver usando óculos retire-os e afrouxe qualquer parte de sua roupa que esteja muito apertada. Procure ficar o mais confortável possível e relaxe tanto quanto puder. Feche os olhos.
O ROTEIRO: (fale para você mesmo)
Agora começo a respirar mais profundamente, talvez umas três ou quatro vezes. Enquanto respiro, presto atenção às várias sensações que estou tendo enquanto o ar entra e sai do meu corpo.
Cada nova inspiração traz o ar novo e cada expiração elimina o ar velho. Ventos de saúde fluem dentro de mim. Permito-me sentir tão confortável quanto desejo com cada respiração, e posso me sentir mais confortável ainda com cada expiração. Cada expiração elimina meu stress... elimina as preocupações ...elimina o desconforto. Imagino uma chaleira onde a água ferve e vejo, com os olhos da mente. como o ar sai e diminui a pressão do ar na chaleira. Posso ver meu ar escapar com um apito...tal como
na chaleira...abrindo mão de pressões e tensões desnecessárias. Posso sentir os músculos do meu corpo relaxando. Noto os músculos do meu corpo relaxando. Posso notar isto a partir da minha cabeça...no meu rosto...nos meus ombros...nos meus braços até abaixo...no meu peito...pelas costas inteiras até minha cintura. Com cada sopro que exalo, eu exalo mais tensão...exalo meus problemas pra fora. Enquanto continuo respirando confortavel e profundamente...e em ritmo...posso começar a visualizar em minha mente uma escada, qualquer tipo de escada que eu escolher. Talvez seja uma escada em espiral...talvez uma escada que já vi...ou pode ser uma escada de um programa de televisão ou um filme. Não importa a forma e nem como é. Mas posso formar uma imagem da escada agora, na minha mente. Posso ver o corrimão, se tem tapete, se é de mármore, ou de madeira, e todos os detalhes claramente. Tanto pode ser uma escada da qual me lembro como uma que estou construindo em minha mente agora mesmo.
A escada tem um certo número de degraus. Talvez ela tenha 10 degraus. Eu posso me ver no alto da escada. E quando me vejo ali no alto, posso sentir os cheiros e ouvir os sons a minha volta. Posso ouvir pássaros ou os sons de fora, enquanto eu tomo tempo para mim, agora...naturalmente.
E se eu escuto um carro ou ônibus passando lá fora, eu posso imaginar toda minha tensão, todo meu stress sendo empacotado numa mala ou bolsa. Quando o carro ou qualquer veículo passa, eu posso imaginar o pacote sendo atirado por mim e caindo na parte detrás do carro, ou ônibus ou caminhão ou até mesmo um avião. E quando o veículo passa e seus sons ficam mais distantes de mim...eu sei que minha tensão e meu stress estão indo embora com ela.
Então daqui a pouco, mas ainda não agora, daqui a pouco eu vou começar a descer por esta escada imaginária. Vou contar cada passo que eu tomo ao descer. E como eu provavelmente já sei...ou já estou antecipando...quando eu conto cada número, eu me torno cada vez mais relaxada...mais confortável a cada passo.
É um degrau, um passo, para cada número que eu contar. Quanto mais alto o número do começo mais eu tenho para descer. Posso descobrir que há mais degraus ainda do que imaginava. Quanto mais eu desço, mais relaxada e confortável eu me sinto. Segurando o corrimão para me manter segura e estável, enquanto desço eu sei que estarei me sentindo mais segura e mais tranqüila.
Estou ficando pronta para descer agora. Claramente, agora, posso ver ou sentir a escada, sentir os degraus...estou ficando pronta.
Agora posso começar...com cada passo vou ficar mais tranqüila e cômoda.
10... o primeiro degrau descendo a escada. Sinto-me agradavelmente surpresa de perceber que estou me livrando de mais tensões. Este é o meu primeiro passo em qualquer jornada...este geralmente é muito importante...relaxando...
9... o segundo passo e posso me mover como se estivesse caminhando num dia claro e agradável. Quanto mais eu caminho, quanto mais passos eu dou, mais eu me sinto confortável e distante de minhas preocupações.
8... nesse estado, a tensão enfraquece enquanto que um calor ou friozinho agradável toma seu lugar. Há várias imagens que podem me ajudar, tais como rios...ou campos..praias ou montanhas. A escada pode ser como uma dessas imagens.
7... também posso ver muitas cores. Talvez as cores da escada ou das paredes... As cores podem variar de um cinza claro a um azul intenso...mas não importa que cor eu veja, eu sei que a cor pode me trazer coisas novas...sentimentos diferentes. O cinza, por exemplo, pode me fazer sentir uma brisa suave acariciando meu corpo. O azul brilhante pode me fazer sentir o calor do sol.
6... estou na metade da escada. Posso ver outras cores. Posso ver o verde como a grama lá fora. Posso visualizar vermelho, rosa ou amarelo. Ouro, marrom, e até mesmo preto ou branco podem se misturar ou ficarem claramente separados. osso sentir-me usando as memórias das cores e imagens para ficar tão confortável, estável e profundamente relaxada quanto eu desejar...arco-íris...as velas dos barcos e jangadas...pinturas...até mesmo balões de ar. Mais e mais relaxada.
5... enquanto desço mais, posso sentir o relaxamento varrer meu corpo, com segurança e conforto, e assim sei que posso ter esta experiência novamente e voltar a ela sempre. Sei que posso viajar nela sempre que quiser. Para o futuro...ou o passado...com cores ou sem cores. Posso sentir as sensações em meus dedos...e sentir uma frieza agradável, talvez um pequeno arrepio...sentindo tudo com naturalidade.
4... sentindo-me mais e mais relazada.
3... chegando a um novo patamar da escada. Posso sentir um suave calor no meu corpo ou talvez um pouco de frio. É como se eu estivesse dentro de uma pintura ou fizesse parte de um cenário onde tudo foi desenhado especialmente para mim.
2... quase chegando lá.
1... sinto-me profundamente relaxada. Inspiro e expiro com profundidade e satisfação, sentindo-me mais relaxada do que nunca. É como se eu tivesse chegado no meu lugar de paz. Talvez eu possa imaginar um lugar ainda mais tranqüilo, agora em minha mente.
Talvez eu possa ver algumas formas...círculos...triângulos ou quadrados. Posso até colorir as formas. Então vou colorir um círculo ou um triangulo. Tudo o que eu vejo na minha mente me dá equilíbrio, posso ver com os olhos da mente mudanças de cores e de formas, está tudo lá e aqui...disponível para mim...curando-me...somente ao estar aqui agora. Posso usar os olhos da mente para ver as mudanças que quero sugerir para mim. E ao me aprontar para fazer isto, respiro profundamente. Noto como meu corpo pode se sentir leve ou mesmo pesado. Posso até mesmo sentir meus braços e mãos ficarem leves como se pudessem flutuar...como uma folha...com segurança...apoiados por serem naturais...confortavelmente...tudo vivo e aberto...fluindo.
Posso imaginar balões de ar presos a meu braço. Balões coloridos como aqueles que eu segurava quando era criança. Os balões fazem o meu braço se sentir mais e mais leve. Meu braço pode levitar...como um balão.
Deixe-me ver que tão vividamente eu imagino os balões. Posso imaginá-los agora. Claramente e muito colorido puxando meu braço gentilmente para cima. Meu braço pode até subir um pouco. Mas se o meu braço sobe muito ou pouco não é importante. Eu sei que o que sinto agora é um conforto e um relaxamento muito grande. E em alguns minutos...sei que posso fazer mudanças em mim...mudanças positivas que quero fazer. Posso começar a sentir a energia que está comigo todo este tempo. Começando a mover para cima e para baixo.
Agora sei que posso ser como quero, que posso fazer o que quero e estas são as minhas afirmações a meu respeito. Estas são as minhas metas:
(insira suas metas como sugestões)
Em alguns minutos, ou talvez mais cedo do que esperava, poderei sentir a satisfação de saber que estou me proporcionando uma experiência maravilhosa. Sei que posso voltar a este nível de conforto e de controle a qualquer hora que eu desejar. Somente a respirar profundamente, com satisfação, e usando minha imaginação, tudo isto...ou parte disto...eu posso visualizar a escada e respirar profunda e completamente e voltar a este nível de relaxamento.
Cada vez que eu praticar esta forma de relaxamento profundo será cada vez mais fácil voltar. Cada vez que eu voltar posso tornar-me cada vez mais relaxado, mais profundamente confortável, mais em controle. Como eu gosto deste sentimento de conforto e controle, isto se tornará cada vez mais fácil.
Se eu quiser dormir ou sonhar...esta pode ser minha intenção quando conto de 0 a 10, ou 20, ou 30. Mas se quero voltar a um estado alerta agradável e refrescado, posso simplesmente contar de 0 a 5. Enquanto conto, com cada número que conto, torno-me cada vez mais alerta, mais acordada.
0...1...2...3...mais gradualmente alerta...4...5...completamente alerta, refrescada e acordada, eu abro meus olhos.
Cada um de nós tem a capacidade de entrar em transe hipnótico quando desejar e para obter resultados que tenham a ver com sua autotransformação pessoal, tais como: diminuir o nível de stress e ansiedade, eliminar vícios, dormir melhor, saber abrir mão de pensamentos negativos, de raivas, sentimentos que trazem desconforto. Você pode seguir o roteiro de auto-hipnose a seguir, em um lugar confortável, onde você possa estar só e livre de interrupções, onde haja um lugar confortável para sentar- se e poder relaxar. Mas antes se pergunte:
•Como você gostaria de ser no mundo?
•Como você gostaria de se sentir agora?
•Como você gostaria de se relacionar com as pessoas?
•Que tipos de atitudes você gostaria de adotar em relação a seus problemas, sejam eles de ordem emocional, física ou, por ex, financeira?
•Que tipo de sentimentos negativos você gostaria de eliminar de sua vida?
Que tipo de afirmações negativas sobre si você gostaria de mudar agora?
Quando tiver suas respostas, trabalhe com elas para transformá-las em sugestões pós- hipnóticas, ou seja, sugestões que você dá a seu subconsciente para se tornarem realidades em sua vida, depois que você sai do transe hipnótico. Mas primeiro você tem que aprender a deixar sua mente formar imagens agradáveis e positivas e a conviver com elas sem dano para você ou qualquer outra pessoa.
Após a leitura deste roteiro, sugiro que você grave o roteiro com sua própria voz, para que você possa escutar as orientações para o processo de auto-hipnose, se possível de olhos fechados, sentando-se num lugar bastante confortável, com suas costas e cabeça apoiadas de forma que você possa relaxar completamente.
TÉCNICA DE CRIAÇÃO DE IMAGENS:
Este método de auto-hipnose encoraja sua mente a formar desenhos mentais, sensações, imagens e visualização de várias cenas. Sua capacidade para formar imagens mentais é um instrumento poderoso na auto-hipnose.
Sente-se confortavelmente, com seus braços apoiados e suas pernas sobre um descanso e descruzadas. Se estiver usando óculos retire-os e afrouxe qualquer parte de sua roupa que esteja muito apertada. Procure ficar o mais confortável possível e relaxe tanto quanto puder. Feche os olhos.
O ROTEIRO: (fale para você mesmo)
Agora começo a respirar mais profundamente, talvez umas três ou quatro vezes. Enquanto respiro, presto atenção às várias sensações que estou tendo enquanto o ar entra e sai do meu corpo.
Cada nova inspiração traz o ar novo e cada expiração elimina o ar velho. Ventos de saúde fluem dentro de mim. Permito-me sentir tão confortável quanto desejo com cada respiração, e posso me sentir mais confortável ainda com cada expiração. Cada expiração elimina meu stress... elimina as preocupações ...elimina o desconforto. Imagino uma chaleira onde a água ferve e vejo, com os olhos da mente. como o ar sai e diminui a pressão do ar na chaleira. Posso ver meu ar escapar com um apito...tal como
na chaleira...abrindo mão de pressões e tensões desnecessárias. Posso sentir os músculos do meu corpo relaxando. Noto os músculos do meu corpo relaxando. Posso notar isto a partir da minha cabeça...no meu rosto...nos meus ombros...nos meus braços até abaixo...no meu peito...pelas costas inteiras até minha cintura. Com cada sopro que exalo, eu exalo mais tensão...exalo meus problemas pra fora. Enquanto continuo respirando confortavel e profundamente...e em ritmo...posso começar a visualizar em minha mente uma escada, qualquer tipo de escada que eu escolher. Talvez seja uma escada em espiral...talvez uma escada que já vi...ou pode ser uma escada de um programa de televisão ou um filme. Não importa a forma e nem como é. Mas posso formar uma imagem da escada agora, na minha mente. Posso ver o corrimão, se tem tapete, se é de mármore, ou de madeira, e todos os detalhes claramente. Tanto pode ser uma escada da qual me lembro como uma que estou construindo em minha mente agora mesmo.
A escada tem um certo número de degraus. Talvez ela tenha 10 degraus. Eu posso me ver no alto da escada. E quando me vejo ali no alto, posso sentir os cheiros e ouvir os sons a minha volta. Posso ouvir pássaros ou os sons de fora, enquanto eu tomo tempo para mim, agora...naturalmente.
E se eu escuto um carro ou ônibus passando lá fora, eu posso imaginar toda minha tensão, todo meu stress sendo empacotado numa mala ou bolsa. Quando o carro ou qualquer veículo passa, eu posso imaginar o pacote sendo atirado por mim e caindo na parte detrás do carro, ou ônibus ou caminhão ou até mesmo um avião. E quando o veículo passa e seus sons ficam mais distantes de mim...eu sei que minha tensão e meu stress estão indo embora com ela.
Então daqui a pouco, mas ainda não agora, daqui a pouco eu vou começar a descer por esta escada imaginária. Vou contar cada passo que eu tomo ao descer. E como eu provavelmente já sei...ou já estou antecipando...quando eu conto cada número, eu me torno cada vez mais relaxada...mais confortável a cada passo.
É um degrau, um passo, para cada número que eu contar. Quanto mais alto o número do começo mais eu tenho para descer. Posso descobrir que há mais degraus ainda do que imaginava. Quanto mais eu desço, mais relaxada e confortável eu me sinto. Segurando o corrimão para me manter segura e estável, enquanto desço eu sei que estarei me sentindo mais segura e mais tranqüila.
Estou ficando pronta para descer agora. Claramente, agora, posso ver ou sentir a escada, sentir os degraus...estou ficando pronta.
Agora posso começar...com cada passo vou ficar mais tranqüila e cômoda.
10... o primeiro degrau descendo a escada. Sinto-me agradavelmente surpresa de perceber que estou me livrando de mais tensões. Este é o meu primeiro passo em qualquer jornada...este geralmente é muito importante...relaxando...
9... o segundo passo e posso me mover como se estivesse caminhando num dia claro e agradável. Quanto mais eu caminho, quanto mais passos eu dou, mais eu me sinto confortável e distante de minhas preocupações.
8... nesse estado, a tensão enfraquece enquanto que um calor ou friozinho agradável toma seu lugar. Há várias imagens que podem me ajudar, tais como rios...ou campos..praias ou montanhas. A escada pode ser como uma dessas imagens.
7... também posso ver muitas cores. Talvez as cores da escada ou das paredes... As cores podem variar de um cinza claro a um azul intenso...mas não importa que cor eu veja, eu sei que a cor pode me trazer coisas novas...sentimentos diferentes. O cinza, por exemplo, pode me fazer sentir uma brisa suave acariciando meu corpo. O azul brilhante pode me fazer sentir o calor do sol.
6... estou na metade da escada. Posso ver outras cores. Posso ver o verde como a grama lá fora. Posso visualizar vermelho, rosa ou amarelo. Ouro, marrom, e até mesmo preto ou branco podem se misturar ou ficarem claramente separados. osso sentir-me usando as memórias das cores e imagens para ficar tão confortável, estável e profundamente relaxada quanto eu desejar...arco-íris...as velas dos barcos e jangadas...pinturas...até mesmo balões de ar. Mais e mais relaxada.
5... enquanto desço mais, posso sentir o relaxamento varrer meu corpo, com segurança e conforto, e assim sei que posso ter esta experiência novamente e voltar a ela sempre. Sei que posso viajar nela sempre que quiser. Para o futuro...ou o passado...com cores ou sem cores. Posso sentir as sensações em meus dedos...e sentir uma frieza agradável, talvez um pequeno arrepio...sentindo tudo com naturalidade.
4... sentindo-me mais e mais relazada.
3... chegando a um novo patamar da escada. Posso sentir um suave calor no meu corpo ou talvez um pouco de frio. É como se eu estivesse dentro de uma pintura ou fizesse parte de um cenário onde tudo foi desenhado especialmente para mim.
2... quase chegando lá.
1... sinto-me profundamente relaxada. Inspiro e expiro com profundidade e satisfação, sentindo-me mais relaxada do que nunca. É como se eu tivesse chegado no meu lugar de paz. Talvez eu possa imaginar um lugar ainda mais tranqüilo, agora em minha mente.
Talvez eu possa ver algumas formas...círculos...triângulos ou quadrados. Posso até colorir as formas. Então vou colorir um círculo ou um triangulo. Tudo o que eu vejo na minha mente me dá equilíbrio, posso ver com os olhos da mente mudanças de cores e de formas, está tudo lá e aqui...disponível para mim...curando-me...somente ao estar aqui agora. Posso usar os olhos da mente para ver as mudanças que quero sugerir para mim. E ao me aprontar para fazer isto, respiro profundamente. Noto como meu corpo pode se sentir leve ou mesmo pesado. Posso até mesmo sentir meus braços e mãos ficarem leves como se pudessem flutuar...como uma folha...com segurança...apoiados por serem naturais...confortavelmente...tudo vivo e aberto...fluindo.
Posso imaginar balões de ar presos a meu braço. Balões coloridos como aqueles que eu segurava quando era criança. Os balões fazem o meu braço se sentir mais e mais leve. Meu braço pode levitar...como um balão.
Deixe-me ver que tão vividamente eu imagino os balões. Posso imaginá-los agora. Claramente e muito colorido puxando meu braço gentilmente para cima. Meu braço pode até subir um pouco. Mas se o meu braço sobe muito ou pouco não é importante. Eu sei que o que sinto agora é um conforto e um relaxamento muito grande. E em alguns minutos...sei que posso fazer mudanças em mim...mudanças positivas que quero fazer. Posso começar a sentir a energia que está comigo todo este tempo. Começando a mover para cima e para baixo.
Agora sei que posso ser como quero, que posso fazer o que quero e estas são as minhas afirmações a meu respeito. Estas são as minhas metas:
(insira suas metas como sugestões)
Em alguns minutos, ou talvez mais cedo do que esperava, poderei sentir a satisfação de saber que estou me proporcionando uma experiência maravilhosa. Sei que posso voltar a este nível de conforto e de controle a qualquer hora que eu desejar. Somente a respirar profundamente, com satisfação, e usando minha imaginação, tudo isto...ou parte disto...eu posso visualizar a escada e respirar profunda e completamente e voltar a este nível de relaxamento.
Cada vez que eu praticar esta forma de relaxamento profundo será cada vez mais fácil voltar. Cada vez que eu voltar posso tornar-me cada vez mais relaxado, mais profundamente confortável, mais em controle. Como eu gosto deste sentimento de conforto e controle, isto se tornará cada vez mais fácil.
Se eu quiser dormir ou sonhar...esta pode ser minha intenção quando conto de 0 a 10, ou 20, ou 30. Mas se quero voltar a um estado alerta agradável e refrescado, posso simplesmente contar de 0 a 5. Enquanto conto, com cada número que conto, torno-me cada vez mais alerta, mais acordada.
0...1...2...3...mais gradualmente alerta...4...5...completamente alerta, refrescada e acordada, eu abro meus olhos.