Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Schencker

Veterano - nível 10

#310855 Galera , sou um amante do corpo e psicologia humana , adoro ler livros a respeito ... Quando for estudar... Vou estudar para ser psicólogo , etc..
Gostaria de algum vídeo ou e-book sobre PNL , tenho uma péssima concentração , se não é pedir demais prefiro ''vídeo'' sobre PNL , mas se tiver e-book sobre PNL está ótimo , obrigado!
Tony Montana

Veterano - nível 5

#310921 É, amigo. Procure nas seções correspondentes porque aposto que já há bastante material sobre PNL (e bastante gente querendo ser psicólogo) por aqui.

Como ideia preliminar, cito de cabeça:

1. "Introdução à programação neurolinguística" - Joseph O' Connor e John Seymour

Ele contém uma ideia BEM abrangente do que é PNL.

2. "A estrutura da magia" - Richard Bandler e John Grinder (os fundadores de toda a bagaça - vc já deve saber disso, apenas para reforçar)

O primeiro livro sobre o assunto. Há todo o básico aí. Aí também está o chamado metamodelo.

Mais informações: http://www.golfinho.com.br/livros/liv001.asp

3. "Usando sua mente" - Richard Bandler

Material beeeeeeeeeeem interessante... se eu não me engano, é aqui onde ele fala sobre a 'recém-descoberta' dele das submodalidades e de como usá-las.

Mais informações: http://www.golfinho.com.br/livros/liv035.asp

4. "Atravessando" - Richard Bandler

Sobre hipnose... há exercícios nele, seria bom vc estudá-lo com alguém disposto a realizá-los.

5. "Patterns of the Hypnotic Techniques of Milton Erickson" - Richard Bandler e John Grinder

Segundo um conhecido meu, este livro é A BÍBLIA sobre hipnose ericksoniana. Nunca li. Acho que não existe tradução para o português.

Bem... é isso.

Só quero fazer algumas ressalvas:

Eu não sou practioner, meus conhecimentos sobre PNL são reduzidos e meus conhecimentos sobre hipnose são NULOS. Então, se alguém mais experiente ler essa minha resposta e encontrar alguns erros, eu ficaria grato por ser corrigido.

Outra ressalva:

Como bem apontou o Kenzo em um post (eu não me lembro das exatas palavras... se eu mal interpretei o que ele escreveu, peço desculpas de antemão):
a faculdade de Psicologia não vai ensinar você a 'manipular' as pessoas. Mas vai te dar uma visão bem ampla sobre a mente, sobre comportamento, sobre psicoterapia, e as várias escolas que fazem estudo desses (e outros) assuntos. A formação em hipnose, por exemplo, é geralmente feita fora da gradução. A maioria das formações profissionais são feitas fora... formação em psicanálise, etc.

A PNL é motivo de polêmica, principalmente nos EUA, país onde ela nasceu. O Bandler responde (ou respondeu) por vários processos nos EUA, inclusive charlatanismo, exercício ilegal da Medicina, de inventar relatos, etc. Essa informação foi, inclusive, me fornecida por um hipnoterapeuta, quando perguntei sobre uma cura "milagrosa" relatada pelo Bandler em um de seus vídeos. A neurociência dá evidências de que o relato é, muito provavelmente, mentiroso e sensacionalista, inventado pelo mesmo como ferramente de marketing e manipulação. Isso não é muito comentado, principalmente por aqui, no Brasil, muito menos no puabase. Talvez isso explique, em parte, o motivo de ele haver ido morar na Inglaterra - mas isso é apenas especulação minha.

De resto, seja CRÍTICO, INFORME-SE e teste (se não houver riscos nem a você, nem aos outros) por você mesmo.