- 20 Jan 2011, 14:53
#182523
No conceito geral o design social apóia-se no entendimento de que o designers (eu tô no meio, mas não a ponto de aplicar ao lado PUA), são "responsáveis por criar pontes, facilitar a relação entre o indivíduo e o mundo que o cerca e deixando de lado qualquer discurso inocente."
Trazendo para o lado PUA, é o campo de estudo que lida com a dinâmica social com intenção de facilitar uma certa cena (set). Um designer social deve organizar e reunir grupos de pessoas em um evento e gerir os conjuntos, de modo a proporcionar o maior nível de entretenimento (a coisa está ficando boa, não?).
O objetivo do projeto social é proporcionar alto nível de interação, entretenimento e uma experiência para os presentes. O designer social vai usar suas habilidades (e devem ser muitas, por isso ele deve ser experiente) para conectar as pessoas em um ambiente, conceber cenas sociais. Esta é uma etapa a partir do conceito de um PUA, que pretende pegar um alvo.
Exemplo: Você está andando em um desses eventos. Tem-se a abertura de um conjunto, onde se faz uma ligação superficial e em seguida, o designer social abre um outro jogo. Então ele subdivide mentalmente os dois conjuntos em propriedades comuns e diferentes. Agora com técnicas sutis, o designer social coloca os dois jogos juntos em um conjunto maior e então ele abre um outro conjunto, realizando a mesma ação e o une ao conjunto maior. Esses projetos sociais são baseados em padrões utilizados na Programação Neurolinguística (PNL), que trazem os dois grupos para uma mentalidade social compartilhada.
Em resumo:É essencialmente uma cena criada a partir de um conjunto de padrões, e que define a noite. Uma cena que é improvisada e projetada pelo designer social. Este tipo de procedimento, quando feito corretamente, irá proporcionar um valor mais elevado do que qualquer interação aleatória em outro local (uma balada, por exemplo).
Espero ter ajudado. Material sobre isso encontrei somente em fóruns fora do Brasil.