- 25 Ago 2010, 01:38
#90895
Encontrei numa revista antiga aqui em casa, um artigo sobre linguagem assertiva e achei interessante postar aqui para que aqueles que têm problemas em por as palavras de forma correta na conversa, ajustarem-se de forma a passarem mais firmeza e postura de liderança em suas conversas. Claro que isso não só em conversas como PUA, mas na vida em geral...principalmente na profissional.
.
LINGUAGEM ASSERTIVA
Por Suzana Dias
A maneira correta de se expressar é essencial no ambiente profissional. Veja como fazer para impressionar.
.
Nada pior do que um colega de equipe que fica se justificando o tempo inteiro. Pessoas que não conseguem ser objetivas, não vão direto ao ponto, sofrem da falta se assertividade, uma qualidade cada vez mais valorizada pelas empresas.
.
"Assertividade é a habilidade de ir diretamente ao realmente significativo, à essência do que se quer passar.", define Marcelo de Almeida, consultor e palestrante empresarial de São Paulo.
.
E por que é importante ser assertivo? "Porque a assertividade dá ao profissional mais credibilidade, à medida que ele se torna uma pessoa segura e confiante em seu potencial e clara e concisa em sua comunicação", explica Vera Martins, consultora organizacional se São Paulo e autora do livro Seja Assertivo! (Editora Alegro, R$ 39,90).
.
A linguagem assertiva
No entendimento de Almeida, o funcionário assertivo presta atenção às palavras, organiza o pensamento antes de falar, é suave com os colegas porque sabe se colocar no lugar deles. "Ele tem atitudes que dão resultado e se dirige a pessoas que rendem frutos", diz o consultor. Você conhece alguém assim? "O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. Ele vence pela influência, atenção e negociação. Oferece ao outro a cooperação e não retaliações, estimula a comunicação e mão dupla", sintetiza Vera.
.
A especialista dá mais algumas dicas para desenvolver esse dom. "A fala deve vir acompanhada de um tom de voz seguro, confiante, uniforme, modulado, relaxado e calmo. O corpo deve assumir uma postura natural, demonstrar autoconfiança com o olhar firme e intermitente. Os movimentos precisam ser abertos, informais e espontâneos".
.
Ambiente saudável
De acordo com a consultora, quando a comunicação assertiva está presente, todos ganham. Expressam com tranqüilidade suas opiniões. Diante de um erro, procuram a solução, não o culpado e o nível de fofoca é baixo.
.
Ao contrário, quando o ambiente profissional é repleto de indivíduos agressivos e passivos há a perda da confiança. "Pessoas hostis criam uma relação conflitante e acabam isoladas pelos demais. Já as apáticas ficam frustradas porque não são ouvidas e limitam-se a fazer apenas o que lhes é solicitado", conclui Vera.
.
Os quatro tipos de comportamento
Agressivo/passivo: Desvaloriza a inteligência do outro, pois pensa que ele não percebe seu jeito manipulador. Apresenta-se com um humor sarcástico, promove chantagem emocional, faz os colegas se sentirem culpados, distorce as palavras alheias e fala por indiretas.
.
Agressivo: Quando alguém adota essa postura, expressa seus desejos de maneira negativa e hostil, à medida que não considera os direitos do outro. O comportamento agressivo sempre tem o objetivo de vencer - seja depreciando ou ignorando o outro.
.
Passivo: Não expressa suas necessidades e pensamentos. Sente-se impotente e frustrado por não conseguir ter êxito em seus objetivos. Isso derruba a auto-estima e ele perde o respeito dos outros. Fica ressentido consigo próprio por "engolir mais um sapo".
Assertivo: Expressa suas necessidades e pensamentos de forma honesta e direta, sem violar os direitos de terceiros. Respeita-se e faz com que o outro se sinta respeitado.Desenvolve controle de si mesmo, sente-se confiante e não é hostil nas situações de invasão por parte de outros.
.
Melhore a mensagem
Perceba como a substituição de algumas palavras e mudanças na estrutura da frase podem ajudar:
NÃO DIGA : Não adianta insistir, não vou fazer seu relatório para hoje. Tenho trabalhos que chegaram antes do seu.
DIGA: Tenho alguns outros trabalhos considerados como prioritários. Posso terminar o seu relatório amanhã?
.
NÃO DIGA : Incrível como você tem mania de não deixar ninguém falar durante a reunião. Pensa que é o dono da verdade?
DIGA: Eu me incomodo quando você não ouve outra opinião. Penso que enriqueceria nosso projeto se todos tivessem a chance de fazer sugestões.
.
NÃO DIGA : Você fica magoado se eu não almoçar com você?
DIGA: Hoje não poderei almoçar com você.
.
NÃO DIGA : Você viu o que fez? Causou o maior problema para o meu trabalho!
DIGA: Temos um problema. Sua ausência atrasou o trabalho. Como pode agir para isso não se repetir no futuro?
.
NÃO DIGA : Não precisava se incomodar em me dar este presente.
DIGA:Agradeço o seu presente. Você é muito gentil.
.
NÃO DIGA : Discordo do seu ponto de vista. Como pode ter um idéias dessa?
DIGARespeito muito sua opinião, mas penso diferente.
.
NÃO DIGA: Olhe, não ligue mais neste horário que atrapalha meu jantar.
DIGA: Estou jantando. Você pode ligar após as 21 horas? Assim, podemos falar com mais calma.
.
NÃO DIGA : Difícil atender o cliente! Você não ajuda em nada!
DIGA: Preciso que colabore, senão o cliente ficará insatisfeito
.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO TÓPICO...DEEM SEUS FEEDS.
.
Abraço e sucesso,
Pietro.
.
LINGUAGEM ASSERTIVA
Por Suzana Dias
A maneira correta de se expressar é essencial no ambiente profissional. Veja como fazer para impressionar.
.
Nada pior do que um colega de equipe que fica se justificando o tempo inteiro. Pessoas que não conseguem ser objetivas, não vão direto ao ponto, sofrem da falta se assertividade, uma qualidade cada vez mais valorizada pelas empresas.
.
"Assertividade é a habilidade de ir diretamente ao realmente significativo, à essência do que se quer passar.", define Marcelo de Almeida, consultor e palestrante empresarial de São Paulo.
.
E por que é importante ser assertivo? "Porque a assertividade dá ao profissional mais credibilidade, à medida que ele se torna uma pessoa segura e confiante em seu potencial e clara e concisa em sua comunicação", explica Vera Martins, consultora organizacional se São Paulo e autora do livro Seja Assertivo! (Editora Alegro, R$ 39,90).
.
A linguagem assertiva
No entendimento de Almeida, o funcionário assertivo presta atenção às palavras, organiza o pensamento antes de falar, é suave com os colegas porque sabe se colocar no lugar deles. "Ele tem atitudes que dão resultado e se dirige a pessoas que rendem frutos", diz o consultor. Você conhece alguém assim? "O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. Ele vence pela influência, atenção e negociação. Oferece ao outro a cooperação e não retaliações, estimula a comunicação e mão dupla", sintetiza Vera.
.
A especialista dá mais algumas dicas para desenvolver esse dom. "A fala deve vir acompanhada de um tom de voz seguro, confiante, uniforme, modulado, relaxado e calmo. O corpo deve assumir uma postura natural, demonstrar autoconfiança com o olhar firme e intermitente. Os movimentos precisam ser abertos, informais e espontâneos".
.
Ambiente saudável
De acordo com a consultora, quando a comunicação assertiva está presente, todos ganham. Expressam com tranqüilidade suas opiniões. Diante de um erro, procuram a solução, não o culpado e o nível de fofoca é baixo.
.
Ao contrário, quando o ambiente profissional é repleto de indivíduos agressivos e passivos há a perda da confiança. "Pessoas hostis criam uma relação conflitante e acabam isoladas pelos demais. Já as apáticas ficam frustradas porque não são ouvidas e limitam-se a fazer apenas o que lhes é solicitado", conclui Vera.
.
Os quatro tipos de comportamento
Agressivo/passivo: Desvaloriza a inteligência do outro, pois pensa que ele não percebe seu jeito manipulador. Apresenta-se com um humor sarcástico, promove chantagem emocional, faz os colegas se sentirem culpados, distorce as palavras alheias e fala por indiretas.
.
Agressivo: Quando alguém adota essa postura, expressa seus desejos de maneira negativa e hostil, à medida que não considera os direitos do outro. O comportamento agressivo sempre tem o objetivo de vencer - seja depreciando ou ignorando o outro.
.
Passivo: Não expressa suas necessidades e pensamentos. Sente-se impotente e frustrado por não conseguir ter êxito em seus objetivos. Isso derruba a auto-estima e ele perde o respeito dos outros. Fica ressentido consigo próprio por "engolir mais um sapo".
Assertivo: Expressa suas necessidades e pensamentos de forma honesta e direta, sem violar os direitos de terceiros. Respeita-se e faz com que o outro se sinta respeitado.Desenvolve controle de si mesmo, sente-se confiante e não é hostil nas situações de invasão por parte de outros.
.
Melhore a mensagem
Perceba como a substituição de algumas palavras e mudanças na estrutura da frase podem ajudar:
NÃO DIGA : Não adianta insistir, não vou fazer seu relatório para hoje. Tenho trabalhos que chegaram antes do seu.
DIGA: Tenho alguns outros trabalhos considerados como prioritários. Posso terminar o seu relatório amanhã?
.
NÃO DIGA : Incrível como você tem mania de não deixar ninguém falar durante a reunião. Pensa que é o dono da verdade?
DIGA: Eu me incomodo quando você não ouve outra opinião. Penso que enriqueceria nosso projeto se todos tivessem a chance de fazer sugestões.
.
NÃO DIGA : Você fica magoado se eu não almoçar com você?
DIGA: Hoje não poderei almoçar com você.
.
NÃO DIGA : Você viu o que fez? Causou o maior problema para o meu trabalho!
DIGA: Temos um problema. Sua ausência atrasou o trabalho. Como pode agir para isso não se repetir no futuro?
.
NÃO DIGA : Não precisava se incomodar em me dar este presente.
DIGA:Agradeço o seu presente. Você é muito gentil.
.
NÃO DIGA : Discordo do seu ponto de vista. Como pode ter um idéias dessa?
DIGARespeito muito sua opinião, mas penso diferente.
.
NÃO DIGA: Olhe, não ligue mais neste horário que atrapalha meu jantar.
DIGA: Estou jantando. Você pode ligar após as 21 horas? Assim, podemos falar com mais calma.
.
NÃO DIGA : Difícil atender o cliente! Você não ajuda em nada!
DIGA: Preciso que colabore, senão o cliente ficará insatisfeito
.
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DO TÓPICO...DEEM SEUS FEEDS.
.
Abraço e sucesso,
Pietro.