Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.

Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.

Criador do tópico

Chameleon - MEMBRO EXCLUSIVO
#763741 Você passou anos e anos sendo condicionado a ser o que as pessoas à sua volta gostariam que fosse. No fundo, você sabe que esse não é o seu verdadeiro “eu” e isso o incomoda – caso contrário, não estaria aqui.

Sabe, você passou a vida acatando toda e qualquer crença e valor que o foi imposta e, se me permite ser abusado, dificilmente parou para questionar a validade das mesmas.

Provavelmente, não foram poucas as vezes em que você tentou ser autêntico, certo... E aposto que, quando tentou, as pessoas à sua volta começaram a censurá-lo - e você, dominado pelo medo da rejeição, voltou atrás e tornou a ser o fruto da idealização alheia...

Você, que nada desde os três anos de idade... Você realmente gosta de nadar? É isso que quer para você? Porque três anos de idade soa uma idade um tanto nova para tomar tamanha decisão...

Você, que está estudando Direito para continuar o escritório de advocacia do seu pai... É isso que você quer? Não parou para pensar que, de repente, desde pequeno sua família foi (sutilmente ou não) conduzindo sua pessoa a tomar essa decisão, quando na realidade era outra a sua aspiração de vida?

Ei, Corintiano... Sim, você, cujo pai desde bebê o vestia com a camisa de seu time favorito... Nunca parou para pensar que sua paixão por esse clube poderia ter sido condicionada?

Obviamente, sua primeira reação será a de se defender de toda e qualquer indagação proposta... Primeiro, porque o ser humano é reativo por natureza. Segundo, porque ele não tolera encarar a verdade e dar conta de que errou.

Aposto que você se sente deprimido. Se bobear, faz terapia ou até mesmo toma algum antidepressivo... E o curioso é que você provavelmente não entende o porquê de tamanha tristeza, já que segue, com maestria, todas as regras que as demais pessoas o impuseram...

Meu amigo, desculpe dizer, mas sua tristeza nada mais é que um sentimento de culpa. Culpa por ter traído a si mesmo estes anos todos. Por ter permitido a si mesmo ser um marionete da vontade dos outros.

Você acha que é respeitado só porque está seguindo as normas alheias? Sinto muito dizer que não. Na realidade, você está é sob controle. Manipulado, vivendo uma vida marcada pela busca de elogios e fuga das críticas.

Se você está aqui, meu amigo... Foi porque você ao menos percebeu que tudo isso que está vivendo no momento é incongruente com seu verdadeiro eu. E que está, por consequência, em busca de sua verdadeira essência.

Já dizia Freud que é necessário muita coragem para ser honesto consigo mesmo.

Prepare-se, pois sua busca pela autenticidade será vista como uma ameaça pelas pessoas à sua volta, que tentarão fazer de tudo para o regredir. E acredite – elas jogarão baixo. Seja forte, pois conquistar o respeito alheio através de uma personalidade firme exige tempo...

E só persevera na vida quem tem a garra e a coragem de ser congruente, de ser forte o suficiente para não ceder à pressão e virar alguém que, na realidade, não deseje ser.

Quem realmente gostar de você, permanecerá ao seu lado. Se alguém afastar, dê graças aos céus – essa pessoa, mesmo que inconscientemente, nunca quis a sua felicidade. Afinal de contas, pare para pensar: se a sua felicidade está incomodando outra pessoa a ponto dela alfinetá-lo para não ser assim, alguma coisa está errada, certo? Cuidado, a fatia de gente amargurada pela vida é grande. O que não falta são pessoas que nunca tiveram coragem de ser elas mesmas e que passam a vida desencorajando aquelas que resolveram ter essa ousadia.

Seja seu próprio fã. Seja a única pessoa com autoridade suficiente para elogiar ou criticar a si mesmo.

Descarte o restante. Use o bom senso. Mantenha a cabeça erguida. Improvise, adapte, supere.

E rumo ao campo de batalha.

"Desculpe-me, mas não o reconheci. Mudei muito." (Oscar Wilde)

Abraços.
Syllar - MEMBRO EXCLUSIVO
#763747 Como ja disse pra vc Chameleon, esse tópico vai dar um novo gás aos que estão começando como eu, que confesso ... as vezes me sinto pra baixo com a nao aprovação mas estou persistindo em me descobrir e posso dizer que sou o meu maior fã *-*

Abraços !
Messsquita

Veterano - nível 9

#763751 Inspirador...

Realmente, é difícil ter essa coragem de mostrar quem somos nós, pois esse caminho com certeza é doloroso, MAS vai valer apena viver feliz !

"Vocês riem de mim por eu ser diferente,
e eu rio de vocês por serem todos iguais"
Bob Marley.

Valeu pelo texto motivador !
Abraço,
Mestre Multisciente - MEMBRO EXCLUSIVO
#763756 Excelente tópico. Ultimamente tenho lido muitos assuntos do tipo.

Adoro esses tipos de tópicos, realmente temos que nos libertar de tudo que nos aprisiona, a sociedade está cada vez mais hipócrita. Contudo estamos perdendo nossa verdadeira essência.

Abraço.
CheckMat

Veterano - nível 1

#763759 Boa indagação. Concordo na maioria das partes. Porém...

1. Penso que se existem pessoas que realmente nos amem nesse mundo são nossos pais e eles tem sim, respaldo para direcionar diversos ambitos de nossas vidas.
Conheço muita gente que ao atingir a maior idade, começa a questionar todos os direcionamentos que receberam e acabam com isso se perdendo mais ainda.

2. Gosto de textos motivacionais como esse, mas acho que jamais alguém sairá de um estado de tristeza assistindo remakes do programa da Oprah ou lendo Augusto Cury. Chega ser clichê, '' a vida e feita de altos e baixos'' e a melhor resposta para nossos problemas ninguém dirá, precisamos encontrar por conta própria.

3. Para as pessoas que buscam um constante aperfeiçoamento a vida é feita de um estado de evolução. Não culpo a sociedade por um dia, ou até nos atualmente, sentir bloqueios sociais. Na minha escolha em desenvolver menos essa área, desenvolvi outras, como meu conhecimento acadêmico por exemplo. Hoje decidi investir no aprendizado em dinâmicas sócias, minha evolução será progressiva, sendo ditada pelo nível de comprometimento que eu tiver com aquilo. Não acredito que ninguém nassa ''natural'' e sim que aprenda a ser assim, seja por estudo de materiais ou por experiência de vida. Em suma fica uma deixou uma das minha frases prediletas da qual infelizmente não sei o autor: ''Não existe saber mais ou menos e sim saberes diferentes''
normandos17

Aprendiz

#763761 Texto excelente cara! Isso da uma discussão e tantas!

O problema é que para muitos, envolve o maldito DINHEIRO. Vamos colocar de forma hierarquizada... Os pais são o poder máximo ( tem o dinheiro) com esse artifício do lado deles, eles tem poder sobre o filho (que a não ser que seja um walden schmidt da vida) não tem dinheiro algum.

Esses são alguns exemplos....

O pai oferece o carro, em troca de seguir rigorosamente as regras dele. O pai da um emprego, que por sua vez o filho sabe que se ''seguir os próprios passos'' ele ficará mal visto e perderá o emprego, perdendo o emprego perde o dinheiro, perdendo o dinheiro dificulta a vida....

Talvez não esteja conseguindo ser muito claro onde quero chegar.... Mas é mais ou menos assim: Ou é do meu jeito ou se vira.

Se vira = arrume uma casa, se sustente, pague suas contas, pague suas regalias.
normandos17

Aprendiz

Chameleon escreveu:Você, que nada desde os três anos de idade... Você realmente gosta de nadar? É isso que quer para você? Porque três anos de idade soa uma idade um tanto nova para tomar tamanha decisão...

Você, que está estudando Direito para continuar o escritório de advocacia do seu pai... É isso que você quer? Não parou para pensar que, de repente, desde pequeno sua família foi (sutilmente ou não) conduzindo sua pessoa a tomar essa decisão, quando na realidade era outra a sua aspiração de vida?

Ei, Corintiano... Sim, você, cujo pai desde bebê o vestia com a camisa de seu time favorito... Nunca parou para pensar que sua paixão por esse clube poderia ter sido condicionada?

Leia Mais sobre MEU RECADO PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO... no http://www.puabase.com

Isso mais ou menos completa oque estou dizendo. Se você tenta mudar de time, tu será zoado quando perder sei lá, talvez acusado de traidor..dependendo do fanatismo.

Natação iram insistir para você continuar, até porque é ''o esporte mais completo''. Entretanto oque existe de esportes no mundo não é brincadeira...

O que ta estudando Direito então... desculpe a palavra, mas tá fudido. Isso muitas vezes soa como uma afronta aos familiares, falar que não quer seguir oque a pessoa seguiu pode soar como oque os familiares fizeram algo errado e não que escolheu um caminho diferente.