Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

meetgyn

Veterano - nível 10

#221891 Bom como eu rodei o forum e não encontrei nenhuma materia sobre o assunto detalhado, então resolvi postar este material. Andei assistindo o seriado Lie to me, fiquei mais facinado ainda sobre o assunto. Então vamos la manos (a)
vamos estudar.


[centro]Microexpressões [/centro]

Microexpressões são expressões faciais rápidas e involuntárias. Normalmente ocorrem quando a pessoa tenta ocultar ou reprimir determinadas emoções; em situações de alta tensão ou estresses constantes. Como por exemplo, em interrogatórios, entrevistas de emprego, situações embaraçosas etc.

Se por um lado as pessoas conseguem fingir determinadas emoções, por outro, são poucas que atingem sucesso ao fingir ou tentar esconder as microexpressões. É muito difícil movimentar e controlar determinados os músculos faciais para demonstrar microexpressões.

Normalmente o tempo de uma microexpressões situa-se em torno de 1/25 seg. Com isto é fácil de concluir a dificuldade de avalia algumas microexpressões. Diversos fatores são levados em conta:

- Os interlocutores estão em pleno movimento. - A face muda de lado, principalmente quando existem mais de duas pessoas conversando. - A iluminação pode influir de forma decisiva na observação.-- Pouco tempo para perceber os movimentos localizados em determinadas partes da face.
Como as microexpressões não são simétricas na face; ou seja, quando acorrem de maneira distinta em cada lado, como, por exemplo, o movimento de sobrancelhas, ao observamos a face lateralmente; é fácil concluir que perdemos metade das microexpressões. Com isto a avaliação da emoção fica comprometida.

Logo as circunstâncias que ocorrem ao nosso redor, luz, sombra, conversações etc.

Algumas microexpressões indicam que a pessoa tenta esconder suas verdadeiras emoções e nem sempre quer dizer que estão mentindo, como por exemplo; esconder sentimentos de tristeza para demonstrar força de vontade em situações críticas.

Os estudos pioneiros neste campo são datados de 1966 com Haggard e Isaacs. A experiência filmou pacientes e terapeutas durante as sessões de análise. A pesquisa visava procurar elementos da linguagem corporal nesta interação.

Chamaram de “micromomentary” as observações iniciais. (Haggard, E. A., & Isaacs, K. S. (1966). Micro-momentary facial expressions as indicators of ego mechanisms in psychotherapy. In L. A. Gottschalk & A. H. Auerbach (Eds.), Methods of Research in Psychotherapy (pp. 154-165). New York: Appleton-Century-Crofts.)

No ano de 1960 William fez estudos com aquilo que chamou de micromovimentos interracionais. A pesquisa mostrava os quadros 1/25 seg e se ampliou para o estudo dos microritmos entre pessoas.

O estudo de John Gottman com casais é considerado o mais importante de todos. Observando os parceiros, conclui que as relações iriam durar ou não. Além do desprezo, que considera a característica mais importante, Gottman observou mais três, defensividade, embromação (stonewalling) e crítica. Esta experiência é descrita por Malcolm Gladwell no livro Blink, a decisão num piscar de olhos; Ed. Rocco.

É certo que a maioria das pessoas não consegue observar e avaliar as microexpressões de forma idêntica. A percepção não é mesma e depende de fatores culturais, vivências, conhecimento, estudos etc. Também é correto afirmar que uma ínfima parte da população é naturalmente apta para observar microexpressões em vários graus; sem qualquer tipo de treinamento ou conhecimento.

Paul Ekman e O’Sullivan no projeto Diógenes, concluíram que poucas pessoas são hábeis para detectar que outra está mentindo. Talvez isto seja fruto de nossa evolução, pois se todos fossem capaz de identificar mentiras, certamente o nível de conflitos seria de tal monta que impediria a convivência pacífica entre as pessoas.

Atualmente a série “Lie to me”, Fox do Brasil, tem descrito situações sobre a avaliação de microexpressões. Funciona razoavelmente como ficção. Aprender microexpressões pela série é o mesmo que tentar obter o diploma de médico assistindo “plantão médico”. Contudo é uma boa diversão. Nada mais do que isto

Espero que gostem.
Trancer - MEMBRO EXCLUSIVO
#221895 Isto ae funciona mesmo, assim como você a partir da hora que comecei a ver lie to me comecei a ver as pessoas de outras formas, e estas expressões explicadas na série, não tem como esconder.
Pro pessoal vai a dica: pratica isto pq além de te ajudar na sedução, vai te ajudar no seu dia-a-dia, até no truco pra saber se os caras estão blefando. hehe'
Avatar pua

Criador do tópico

meetgyn

Veterano - nível 10

#222057 Concordo plenamente com voce DeLonge . Mais e depois que abordou?
vai que voce quer algo serio com a moça, como saber se ela não ta jogando com voce?
pensei em todos os lados da historia antes de postar. Isso ai tambem e bom pro dia dia, não so pra pegar mulher rs
maverick naves

Veterano - nível 9

#222460
meetgyn escreveu:Concordo plenamente com voce DeLonge . Mais e depois que abordou?
vai que voce quer algo serio com a moça, como saber se ela não ta jogando com voce?
pensei em todos os lados da historia antes de postar.

interessante teu post, mas foda-se se a hb está jogando comigo, seja direto parceiro, daew você não corre esse risco :ae
Avatar pua
ali - MEMBRO EXCLUSIVO
#222793 De grande valia meetgyn!

Afinal, as microexpressões derivam da BL (55% da comunicação), campo vasto da comunicação humana, logo...
Constituir "1/25 seg" n corresponde ser de menor importância no campo do relacionamento humano, senão ninguém estaria fazendo pesquisas neste campo.

Eu msm n sou de decorar routines, delongas ou coisas do gênero, sou natural e baseio muito do q consegui em campo pela BL q ostento. O mínimo de contribuição q possa aparentar, qnd se trata no campo da BL, acaba tomando grandes proporções!
Avatar pua
lucasrato - MEMBRO EXCLUSIVO
#222860 Haha, acho que todos que começam a assistir Lie to Me tem essa reação... Consegui baixar alguns programas desenvolvidos pelo Paul Eckman quase igual ao que o Cal Lightman usa na série.

Estou com uns planos pra descobrir respostas de provas com professoras :)

Mas por enquanto eu treino pedindo pra uma pessoa pensar em uma letra de A a D e só me dizer quando eu afirmar, então eu vou perguntando "é a letra A?" de A a D, e geralmente quando passo pela que ela pensou há alguma modificação no rosto. (Serve como uma ótima rotina, quase igual a de 1 a 4).

Acertei em 5 das 8 vezes que fiz, sendo que 2 que errei foram com pessoas da família (na série fala que quando se tem uma relação emocional com a pessoa é mais difícil reconhecer os sinais), sem contar que a média fica em base de 62% (e em um dos episódios o Cal diz que a ciência não é exata, é aproximadamente 70%), então acho que estou indo no caminho certo.

Os programas que baixei são o METT (Micro Expression Training Tool) e o SETT (Subtle Expression Training Tool). Não me lembro bem onde os encontrei mas creio que foi por torrent. Minha média no programa fica por volta de 87%.

Abraços

-LucasRato
ozi

Veterano - nível 9

#222884 sinceramente pra que perder tempo procurando espressoes assim na hb?
uma leitura bassica pra saber se ela esta interessada ou nao ja acho o suficiente.
sem te criticar o post e interessante sim, mas acho que ficar procurando espreçoes faciais tbm ja e um pouco de paranoia.